Bagagem

Política de Bagagens - Fretamento Buser

Política de Bagagens - Fretamento Buser

Aqui na Buser, cada passageiro pode levar gratuitamente uma bagagem pequena de mão de até 5 kg, e no bagageiro uma mala grande de até 30 kg.



Bagagem grande:
É a que vai no bagageiro externo do ônibus, geralmente na parte de baixo.

  • O motorista fixa uma etiqueta em cada bagagem – isso evita que alguém leve suas coisas por engano;

  • A retirada da bagagem deve ser feita pelo passageiro diretamente com o motorista;

  • Para retirar sua bagagem, é obrigatório apresentar a etiqueta de bagagem ao motorista.


Quer levar mais de uma mala? Você pode adquirir uma bagagem extra.

Bagagem de mão: Vai com você dentro do ônibus
 

  • São bolsas pequenas ou mochilas – malas de rodinha devem ser despachadas; 

  •  Essas não recebem etiquetas de identificação;

  •  A responsabilidade sob esses itens é toda do passageiro, que deve acompanhá-los durante a viagem, paradas e desembarque. Antes de sair, sempre faça um checklist mental.

  • A bagagem deve ser acomodada nos compartimentos superiores ou sob os assentos; 

  • Itens frágeis ou de valor: como notebooks, tablets, câmeras e documentos importantes, devem sempre ser transportados com o passageiro. Leve sempre com você durante o caminho, mesmo nas paradas. 


A Buser não se responsabiliza por itens deixados dentro do ônibus.

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Política de Bagagens - Revenda Rodoviária

Política de Bagagens - Revenda Rodoviária

Cada empresa rodoviária possui uma política própria.

  • As informações estão disponíveis na sua reserva dentro de "bagagens aceitas"

É possível falar diretamente com a empresa clicando em “Dados de contato da empresa”, na reserva.


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Conteúdos da bagagem despachada

Conteúdos da bagagem despachada

  1. Itens de valor

  •  Objetos de valor (eletrônicos, jóias, documentos, dinheiro) devem ser transportados com o passageiro – na bagagem de mão. Não nos responsabilizamos por perdas ou danos desses itens;

  • Bagagens contendo itens de valor acima de R$ 1.000,00 não devem ser despachadas;

  • Se precisar despachar um item de valor, adquira um seguro extra.  


Transporte de alimentos e perecíveis 

  • Deve ser feito no bagageiro, em recipientes térmicos vedados e acondicionados em sacolas plásticas resistentes, pra evitar vazamentos;

  • O peso e  tamanho devem seguir a política de bagagem, e pode haver cobrança por excesso; 

  • Os produtos precisam estar dentro do prazo de validade;

  • A Buser não se responsabiliza por danos ou deterioração, e o transporte pode ser recusado caso a embalagem esteja inadequada ou o item cause desconforto, como odores fortes ou riscos à saúde.

Mercadorias 

  • Todos os passageiros que despacharem mercadorias no bagageiro tem que apresentar a Nota Fiscal ou o formulário de declaração de conteúdo no momento do embarque. A declaração de conteúdo pode ser feita de próprio punho.

Veja um modelo de formulário de declaração de conteúdo:



Itens esportivos e instrumentos musicais

Bicicletas, prancha de surf, patinete, patins, violão, guitarra, baixo, flauta, etc.

  • Precisam estar embalados em caixa, plástico bolha ou em uma bolsa própria para transporte (case).

  • Deverão ser despachados no bagageiro do ônibus, espeitando as dimensões máximas permitidas.


Itens proibidos 

Objetos ou substâncias que não podem ser transportados no bagageiro nem no salão do ônibus, pois representam risco à segurança dos passageiros e do veículo. 

  1. Substâncias ilícitas, inflamáveis ou explosivas (ex.: drogas, combustíveis, fogos de artifício).

  2. Materiais tóxicos ou corrosivos (ex.: ácidos, venenos, baterias de lítio danificadas).

  3. Armas de fogo e munições, exceto quando transportadas conforme legislação específica.

  4. Produtos que possam comprometer a segurança do veículo ou causar incômodo a outros passageiros


Caso haja suspeita de que a bagagem contém itens proibidos ou perigosos, a empresa ou o motorista poderá remover a bagagem sem obrigação de guarda, ou indenização ao passageiro. Se for identificado um item perigoso ou ilegal, a equipe poderá acionar as autoridades competentes.

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Excesso de bagagem

Excesso de bagagem

  • Bagagens que excederem o limite podem ser cobradas ou não serem embarcadas se faltar espaço no bagageiro.

  • Para transportar bagagem extra é necessário comprar bagagem adicional no site ou app da Buser.


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Problemas com a minha bagagem

Problemas com a minha bagagem

Esqueci um item no ônibus 

  • Não nos responsabilizamos por itens esquecidos;

  • Não armazenamos itens em nossas dependências;

  • Se algum objeto for esquecido, siga esse passo a passo:

O contato deve ser feito diretamente com a empresa responsável pela viagem.

1. Vá até sua reserva no app ou site;

2. Acesse a aba Viagens;

3. Clique em  Ajuda 24h

4. Agora, selecione “Perdi um item no ônibus” para visualizar o contato da empresa que realizou a viagem.


Minha bagagem foi danificada, trocada ou extraviada 

  • O passageiro deve informar imediatamente o motorista da viagem, apresentará o formulário de dano/troca/extravio de bagagem;

  • O formulário precisa ser reconhecido pela empresa/motorista e pelo passageiro;


Por fim, o passageiro deve entrar em contato com o nosso time de atendimento 

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