Home Sustentabilidade

Sustentabilidade

A Buser viaja rumo ao futuro do planeta

O que é ser uma empresa sustentável nos dias de hoje?

A preocupação com o meio ambiente é uma das pautas mais discutidas atualmente; não é de hoje que o futuro da economia depende cada dia mais de ações que priorizem a redução de impactos no nosso planeta, principalmente em grandes empresas.

Mas como a Buser faz isso, sendo uma empresa que trabalha diretamente com viagens e transportes que geram a emissão de gases causadores do efeito estufa? Uma das alternativas escolhidas pela Buser foi a neutralização das emissões de CO2 a partir dos créditos de carbono.

Ônibus rosa da buser na natureza

O que é a neutralização de carbono?

Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU - IPCC, as emissões de gases causadores do efeito estufa precisam ser reduzidas em 55% até 2030. Isso é necessário para limitar o aumento da temperatura média do planeta em até 1,5°C e nos alertar sobre a urgência da preservação do nosso meio ambiente.

A neutralização de carbono acontece quando uma empresa ou pessoa entende o seu impacto na saúde do nosso planeta e assume a responsabilidade de mitigar, ou seja, reduzir as suas emissões de CO2. Uma das alternativas é a partir do crédito de carbono, que contribui de forma efetiva para a saúde do planeta.

O crédito de carbono é um certificado digital que prova que uma empresa ou um projeto ambiental evitou a emissão de 1 tonelada de CO2 em um determinado ano, seja a partir de projetos de conservação de florestas, reflorestamento de áreas devastadas, uso de energia limpa, biomassa e etc.

Nós podemos fazer nossa parte!

Todos nós temos uma pegada de carbono atrelada às atividades do dia a dia. Seja quando andamos de carro para trabalhar, em uma viagem de ônibus ou avião ou no consumo de produtos que necessitam de emissões de carbono para chegar até nós.

Para que possamos enxergar um futuro com neutralidade de carbono , precisamos de mudanças na forma como realizamos as atividades diárias, em nosso hábitos de consumo e claro, cobrar das empresas políticas claras relacionadas a questões climáticas e aos impactos no planeta.

Quais as ações ambientais da Buser hoje em dia?

Já que todos nós podemos assumir a responsabilidade com a preservação do nosso planeta, a Buser também está na missão de transformar ainda mais a sua forma de viajar. Além de fugir do convencional, a Buser agora aposta em viagens com mais responsabilidade e consciência, rumo a um futuro mais sustentável.

Foi pensando nisso que, esse ano, a Buser trouxe uma novidade nas suas viagens: a partir da compensação de créditos de carbono, a empresa irá contribuir diretamente com projetos ativos de preservação da Floresta Amazônica.

Como sua viagem com a Buser se torna sustentável?

Caixa de seleção de contribuição para a neutralização do impacto da viagem

No momento da reserva da viagem, o passageiro tem a opção de contribuir para neutralizar as emissões produzidas no trajeto a ser feito e este valor será revertido para compra de créditos de carbono. Essa ação tem como objetivo neutralizar o carbono emitido nas viagens Buser.

Proteção e preservação da Fortaleza ITUXI

Aliás, um dos projetos que serão impulsionados pelas ações de sustentabilidade da Buser é o de proteção e preservação da Fortaleza ITUXI, uma importante área florestal brasileira.

Foto de barco no rio
Foto aerea de rio cruzando a floresta

Além de tudo, a Buser é Carbon Friendly!

Selo Carbon Friendly

Sim, esse ano a Buser conquistou o Selo de Empresa Carbon Friendly. Mas, o que isso significa? Foi feita a contabilização das emissões produzidas diretamente pela Buser, o que tornou possível a neutralização das mesmas em referência ao ano de 2020. Ou seja, sustentabilidade e responsabilidade viajam juntas com a Buser!