Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera em São Paulo - SP é o maior parque urbano da cidade e o mais visitado da América Latina, considerado o pulmão da capital paulista.

Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.
Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.

Localizado no meio da selva de pedra de São Paulo - SP, o Parque Ibirapuera é um espaço de paz e tranquilidade para os paulistanos e turistas. Conhecido como Ibira pelos mais íntimos e considerado o pulmão da capital paulista, o parque foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo. Além de ser um marco para a região, o Ibirapuera se destaca por contar com projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Localizado na zona sul da cidade, próximo ao Aeroporto de Congonhas, o parque chega a receber mais de 150 mil visitantes aos finais de semana e é o que mais recebe turistas em toda a América Latina.

Com uma área que ocupa cerca de 158 hectares, o Parque Ibirapuera é um ponto de contato com a natureza, onde é possível respirar ar puro em meio aos lagos e à grande variedade de flora e fauna presente nas diversas áreas verdes. O Ibira é a escolha certa para relaxar, seja lendo um livro, fazendo um piquenique ou praticando ioga. E para quem pratica esportes, o parque oferece ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e até academia de musculação - tem pra todos os gostos!

Além das áreas de lazer e esporte, o Parque Ibirapuera também abriga em seu conjunto arquitetônico uma série de importantes atrações turísticas e culturais da cidade de São Paulo. Por lá, os turistas podem visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Exposições Oca, o Ginásio Esportivo Ibirapuera, o Planetário do Ibirapuera e muito mais. Além disso, é no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do Ibirapuera, que acontece a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

E para quem for visitar o parque pela primeira vez, vale a pena conhecer o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras, dois importantes monumentos da cidade. Se estiver de viagem marcada para São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Parque Ibirapuera

Santuário Nacional Nossa Sra. Aparecida

Dedicado à Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional em Aparecida - SP é a segunda maior basílica do mundo e recebe milhares de fiéis o ano todo.

Visão panorâmica do exterior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida - SP.
Visão panorâmica do exterior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida - SP.

O Santuário ou Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida está localizado na cidade de Aparecida – SP, no interior do Vale do Paraíba. Esse templo religioso católico é considerado o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Hoje, o Santuário ocupa uma área de mais de 145 mil m² e abriga mais de 30.000 fiéis em seu interior, o que lhe dá o posto de maior espaço religioso do país. O Santuário chega a receber anualmente cerca de 12 milhões de visitantes de todos os cantos do país – sendo que a maior parte deles, são romeiros que aproveitam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para fazer suas romarias e participar das celebrações que acontecem todos os anos.

Hoje, os romeiros acessam o Santuário Nacional de Aparecida a partir da Passarela da Fé, local onde é comum que passem de joelhos, principalmente para cumprir promessas. O Santuário também já recebeu visitas ilustres de grandes chefes da Igreja Católica, como os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. A Basílica abriga em seu interior a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada no rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717, a qual se atribui diversos milagres na época.

As obras do atual local do Santuário de Nossa Senhora Aparecida começaram em 1955 e seguem o estilo neorromânico, do arquiteto Benedito Calixto Neto. Hoje, o complexo que abriga o Santuário possui infraestrutura completa com praça de alimentação, central de lojinhas e até um mirante com uma vista incrível para tirar fotos. Independente da religião, o Santuário Nacional de Aparecida é um daqueles pontos turísticos que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida!

Ver rotas de ônibus para Santuário Nacional Nossa Sra. Aparecida

Mercado Municipal de São Paulo

Com anos de história e tradição, o Mercado Municipal de São Paulo - SP ou Mercadão é visita obrigatória entre os turistas que amam experiências gastronômicas.

Vista do interior do Mercado Municipal de São Paulo - SP.
Vista do interior do Mercado Municipal de São Paulo - SP.

Pensou em tradição e gastronomia na cidade de São Paulo, pensou em Mercadão! O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente chamado de Mercadão, é parada obrigatória entre os turistas e, semanalmente, chega a receber até 50 mil visitantes. Fundado em 1933, o mercado público está localizado no meio do Centro Histórico da capital paulista e surpreende pela beleza e grandeza da sua arquitetura clássica. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados, dividido em 290 boxes; e para manter o funcionamento e o bom atendimento, são mais de 1500 funcionários e 350 toneladas de alimentos por dia! Lá você encontra diversas opções do comércio gastronômico; desde quitandas, açougue, peixaria, empório até bares e restaurantes gourmet.

Além da grande diversidade na gastronomia, o Mercado de São Paulo surpreende por sua riqueza e beleza arquitetônica. O prédio começou a ser planejado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e foi projetado pelo engenheiro responsável por outras obras arquitetônicas de São Paulo, como o Teatro Municipal e a Pinacoteca. Inaugurado em janeiro de 1933, o Mercadão surpreende pelos detalhes, como os mais de 70 vitrais, executados por um artista alemão responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de mais 300 igrejas brasileiras.

E como não falar em Mercadão e não lembrar do famoso sanduíche de mortadela? A tradição ficou tão famosa que hoje o prato se tornou um ícone da gastronomia paulistana. A história conta que o sanduíche surgiu a partir de uma brincadeira feita por alguns funcionários do Bar do Mané - estabelecimento que existe até hoje no Mercadão. O recheio exagerado de mortadela no lanche de pão francês passou a agradar o público e hoje é um dos pratos mais procurados pelos turistas. Além do lanche de mortadela, recomenda-se experimentar o famoso pastel de bacalhau no Hoca Bar, tomar um café no Café Jardim Expresso e saborear as frutas exóticas da quitanda. Vale a pena fazer a visita quando estiver de viagem por São Paulo, você não vai se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Mercado Municipal de São Paulo

MASP - Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais da capital paulista e uma das maiores instituições culturais do Brasil.

Prédio do MASP em São Paulo - SP.
Prédio do MASP em São Paulo - SP.

Quem passeia pela Avenida Paulista em São Paulo - SP já deve ter se surpreendido pelas construções imponentes, mas uma delas se destaca. Com seu prédio espelhado e suas famosas colunas vermelhas, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais mais conhecidos na capital paulista. Fundado em 1947 pela iniciativa de Assis Chateaubriand, considerado um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 60, o MASP é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e chega a receber, em média, 50 mil visitantes por mês.

Uma curiosidade sobre o MASP foi o momento da sua construção. Quando foi fundado em 1947, o museu ficou instalado no conglomerado dos veículos de comunicação de Chateaubriand. A sede da Avenida Paulista que conhecemos foi fundada anos mais tarde, em 1968, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. Foram 12 anos de execução que deram origem à famosa construção com quatro colunas e 11 mil quadrados de extensão, em um terreno com vista para o centro de São Paulo e a Serra da Cantareira.

Entre pinturas, esculturas, peças arqueológicas e artes decorativas, o acervo do MASP é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui mais de 8 mil peças divididas entre 5 pavilhões. Aliás, a coleção de arte ocidental do MASP é a mais importante da América Latina, com destaque para as francesas e italianas. Não é a toa que, desde 2008, o MASP faz parte do "Clube dos 19", que contempla os 19 museus mais significativos e representativos da arte europeia do século 19. Para quem gosta de apreciar obras de arte, o museu traz obras renomadas de artistas brasileiros e estrangeiros, como Rembrandt, Van Gogh, Boticcelli, Renoir, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Além de todo o acervo cultural, os visitantes podem conferir a Biblioteca do MASP - uma das maiores especializadas em arte do país, o Auditório do MASP - que recebe apresentações culturais, a Loja do MASP e também saborear uma culinária regional no restaurante A Baianeira, que fica no subsolo do museu. Entre uma obra e outra, também vale dar uma pausa na cafeteria Masp Suplicy, que é uma ótima pedida para um cafezinho. Com tantas atrações, o MASP não pode ficar de fora do roteiro da sua próxima viagem para São Paulo!

Ver rotas de ônibus para MASP - Museu de Arte de São Paulo