Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Taubaté - SP

Santuário de Santa Teresinha, Catedral São Francisco das Chagas, Museu Mazzaroppi, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Taubaté - SP.

Casa do Figureiro

A Casa do Figureiro é um local situado na cidade de Taubaté onde um grupo de Figureiros fabricam, expõem e vendem suas obras esculpidas em argila e barro. Inaugurada na cidade no ano de 1993, é fruto de uma tradição que remonta aproximadamente a 150 anos. Com a chegada dos Frades da Ordem de São Francisco em Taubaté no ano de 1674, trouxeram consigo a tradição do culto ao presépio, inspirados em São Francisco de Assis, que fez o primeiro presépio de Natal. Assim alguns moradores da cidade aprenderam com os frades a arte de recriar em barro cru animais e figuras do seu dia a dia. A partir de então se deu início a essa tradição, que esta sendo repassada por geração em geração até chegar nos dias atuais.

Ver rotas de ônibus para Casa do Figureiro

Museu da Imigração Italiana

O Museu da Imigração Italiana é uma instituição cultural pública localizada no distrito de Quiririm, na cidade brasileira de Taubaté, no estado de São Paulo. É mantido pelo poder público do município e é situado num dos primeiros locais da imigração italiana no Brasil.

O museu tem sua sede no casarão da família Indiani, natural de Cremona, Itália. Em 1888 a família veio para o país, sendo uma das primeiras a realizarem a imigração para o Brasil. Inicialmente, junto com outras quarenta famílias, os Indiani vieram para a cidade de Taubaté para trabalharem na produção cafeeira do Barreiro. Em 1890, porém, mudaram-se para o povoado de Quiririm, iniciando o plantio de arroz e as fábricas de cordas e de tijolos.

O sobrado da família, cuja arquitetura é típica do norte da Itália, foi construído entre 1897 a abril de 1903. Em 1958, após a morte dos patriarcas, o solar foi deteriorando-se, até que em 1985 foi declarado de utilidade pública pela Câmara Municipal de Taubaté. Posteriormente, em 1995, foi restaurado. após o término das obras de restauro. Em 1997, foi inaugurado no local o Museu da Imigração Italiana.

O museu é destinado ao estudo da língua e cultura da Itália. Também é possível encontrar documentos referentes à imigração.

Ver rotas de ônibus para Museu da Imigração Italiana