Aquário Municipal de Santos

Pioneiro em projetos de preservação do mar e de animais marinhos, Aquário Municipal de Santos - SP é o mais antigo do país e abriga cerca de mil animais.

Fachada do Aquário Municipal de Santos - SP.
Fachada do Aquário Municipal de Santos - SP.

Inaugurado em 1945, o Aquário Municipal de Santos - SP foi o primeiro do Brasil e é um passeio obrigatório pra quem visita a cidade. Sucesso entre crianças, turistas e moradores, o aquário recebe quase meio milhão de pessoas por ano. Com cerca de mil animais de mais de 120 espécies diferentes, o local é pioneiro em projetos de preservação do oceano e de animais marinhos.

Pelos corredores do Aquário Municipal de Santos, que ocupa uma área de 3.000 m², os visitantes se encantam com os peixes que ficam em evidência em tanques iluminados. Raias-prego, garoupas e salemas são algumas espécies que podem ser vistas no Tanque Oceânico. Em outros ambientes, pinguins, tubarões, tartarugas e crustáceos fazem a alegria dos turistas, sem contar no peixe-palhaço e cirurgião-patela, espécies do filme “Procurando Nemo” e que são os preferidos da criançada.

Além dessa diversidade, o Aquário Municipal de Santos realiza um importante trabalho de preservação, resgate e recuperação de animais marinhos. Aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis são tratados em um laboratório com o objetivo de se recuperem e retornem ao seu habitat natural - quando o retorno não é possível, os animais são integrados ao aquário e ficam expostos ao público.

No total, são 32 tanques, contendo mais de 1 milhão de litros de água doce e salgada, todos com cenografia que reproduzem os ambientes naturais dos animais, o que vai proporcionar uma verdadeira imersão aquática quando você estiver no Aquário Municipal na sua próxima viagem para Santos!

Ver rotas de ônibus para Aquário Municipal de Santos

Praça das Bandeiras

Cercada por bandeiras dos estados brasileiros, a Praça das Bandeiras chama a atenção pela paisagem à beira-mar em uma das praias mais famosas de Santos - SP.

Vista panorâmica da Praça das Bandeiras em Santos - SP.
Vista panorâmica da Praça das Bandeiras em Santos - SP.

Localizado na Praia do Gonzaga, uma das regiões mais badaladas de Santos - SP, a Praça das Bandeiras chama a atenção de muitos turistas graças às bandeiras hasteadas, que inclusive deu origem ao nome do local. Lá você também encontra uma lindíssima fonte com esculturas de anjos e peixes, que fica iluminada no horário da noite.

A construção da Praça da Bandeira está ligada à história da região. Santos - SP participou da Revolução Constitucionalista de 1932 ativamente e trouxe muitos feitos para o país. A fim de homenagear a cidade santista, surgiu a ideia de construir a praça de presente. As bandeiras de todos os estados ficam hasteadas para relembrar esse período da história.

Hoje em dia, a Praça da Bandeira é uma ótima opção para quem está de passagem pela famosíssima Praia do Gonzaga. Ao sair da orla, você pode dar um pulo para ver as bandeiras de todos os estados brasileiros e tirar ótimas fotos em frente à fonte. No horário da noite é comum que as pessoas façam passeios por lá e vejam a praça toda iluminada.

Se você está com viagem marcada para Santos - SP, não deixe de conhecer a Praça das Bandeiras. Localizada a poucos metros da Praia do Gonzaga, é um ótimo complemento para a sua visita à região.

Ver rotas de ônibus para Praça das Bandeiras

Museu do Café

Arquitetura do interior do Museu do Café de Santos - SP, patrimônio histórico nacional.
Arquitetura do interior do Museu do Café de Santos - SP, patrimônio histórico nacional.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos - SP, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o país. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados.

A estreita relação entre a cafeicultura e o desenvolvimento do Brasil está registrada na exposição de longa duração “A trajetória do café no Brasil”. O Museu do Café também realiza regularmente exposições temporárias que contemplam épocas e aspectos pontuais da história do café no Brasil. Em suas instalações, o Museu do Café ainda possui um Centro de Informação e Documentação – que conta em seu acervo com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história e está aberto ao público para visitação gratuita – e o Centro de Preparação de Café, que disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento e ao preparo da bebida.

O Museu do Café é também referência na comercialização do produto por meio de sua cafeteria. Inaugurada em 2000, a Cafeteria do Museu possui em seu cardápio diversas opções de bebidas que têm o café como principal ingrediente. Além disso, conta com grande variedade de grãos, produzidos em diferentes regiões do Brasil, à disposição dos visitantes para apreciar na hora ou levar para casa.

Ver rotas de ônibus para Museu do Café