Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em São Carlos - SP

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Fazenda do Pinhal, Catedral de São Carlos, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em São Carlos - SP.

Fazenda do Pinhal

A Fazenda do Pinhal em São Carlos - SP, além de ter sua própria história, conta também a história sobre a Vila de São Carlos do Pinhal. Situada no km 4,5 da Estrada do Broa, possui 45 hectares, incluindo vegetação e áreas como a sede da fazenda, casa de máquinas, senzala, tulha, terreiros de café e até cachoeiras.

Ver rotas de ônibus para Fazenda do Pinhal

Catedral de São Carlos

A Catedral de São Carlos - SP ou Catedral São Carlos Borromeu está localizada na Praça Dom José Marcondes Homem de Melo. Com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro, é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano. A imagem de São Carlos Borromeu com a cabeça e mãos esculpidas em madeira está nesta Catedral.

Ver rotas de ônibus para Catedral de São Carlos

Praça XV de Novembro

A Praça da XV, nome oficial Praça Doutor Christiano Altenfelder Silva; o local é um espaço público, caracterizado como jardim ou como um pequeno parque com aproximadamente dez mil metros quadrados localizado na região central da cidade de São Carlos. Localiza-se no quadrilátero formado pela avenida Dr. Carlos Botelho, ruas Aquidaban, Riachuelo e XV de Novembro; pelo nome dessa rua é conhecido como Praça da XV.

Foi inaugurada em 1951 e recebeu o nome oficial de Dr. Christiano Altenfelder Silva, que foi o responsável pela instalação da primeira Maternidade de São Carlos.

Originalmente foi uma área rural e foi paulatinamente sendo ocupada, sendo que até a década de 50 era apenas um grande terreno. Atualmente a Praça é um point principalmente noturno, pois no seu entorno há uma variedade de bares e casas noturnas.

Ver rotas de ônibus para Praça XV de Novembro

Fazenda Santa Maria do Monjolinho

A Fazenda Santa Maria do Monjolinho é uma fazenda histórica localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Foi tombada pelo CONDEPHAAT em 22 de junho de 2016. Situada às margens do Rio Monjolinho, ela também faz parte do circuito rural de fazendas já tombadas no município de São Carlos, que incluem a Fazenda Conde do Pinhal e a Fazenda Santa Eudóxia.

O casarão da fazenda teve sua construção iniciada em 1887 e possui características urbanas europeias, constituído por 34 cômodos. No estilo neoclássico, com dois andares, cerca de 98 janelas e portas, e com quase mil metros quadrados de área construída, o palacete foi feito com materiais trazidos da Europa.

No térreo da Fazenda Santa Maria do Monjolinho está o Museu Vivo, que possui caráter permanente, com diversos objetos históricos de valores culturais, utensílios e equipamentos, artes, livros, jornais, revistas, cartas, fotografias, discos de cera e móveis. Entre os destaques estão as obras O Inferno de Dante Ilustrado, Lusíadas de 1900, primeira versão em português de Rei Lear de William Shakespeare de 1905, e a Revista Ilustrada de Ângelo Agostini. No local, há também opções de passeios focados na produção de cana, leite e café, além de trilhas.

Ver rotas de ônibus para Fazenda Santa Maria do Monjolinho