1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. SP
  5. São Paulo
  6. MASP - Museu de Arte de São Paulo - São Paulo - SP

MASP - Museu de Arte de São Paulo - São Paulo - SP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais da capital paulista e uma das maiores instituições culturais do Brasil.

Nota 4,7 (92.632 pessoas)
Aberto agora - 10h às 20h
(11) 3149-5959
Prédio do MASP em São Paulo - SP.

Sobre MASP - Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais da capital paulista e uma das maiores instituições culturais do Brasil.

Quem passeia pela Avenida Paulista em São Paulo - SP já deve ter se surpreendido pelas construções imponentes, mas uma delas se destaca. Com seu prédio espelhado e suas famosas colunas vermelhas, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais mais conhecidos na capital paulista. Fundado em 1947 pela iniciativa de Assis Chateaubriand, considerado um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 60, o MASP é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e chega a receber, em média, 50 mil visitantes por mês.

Uma curiosidade sobre o MASP foi o momento da sua construção. Quando foi fundado em 1947, o museu ficou instalado no conglomerado dos veículos de comunicação de Chateaubriand. A sede da Avenida Paulista que conhecemos foi fundada anos mais tarde, em 1968, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. Foram 12 anos de execução que deram origem à famosa construção com quatro colunas e 11 mil quadrados de extensão, em um terreno com vista para o centro de São Paulo e a Serra da Cantareira.

Entre pinturas, esculturas, peças arqueológicas e artes decorativas, o acervo do MASP é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui mais de 8 mil peças divididas entre 5 pavilhões. Aliás, a coleção de arte ocidental do MASP é a mais importante da América Latina, com destaque para as francesas e italianas. Não é a toa que, desde 2008, o MASP faz parte do "Clube dos 19", que contempla os 19 museus mais significativos e representativos da arte europeia do século 19. Para quem gosta de apreciar obras de arte, o museu traz obras renomadas de artistas brasileiros e estrangeiros, como Rembrandt, Van Gogh, Boticcelli, Renoir, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Além de todo o acervo cultural, os visitantes podem conferir a Biblioteca do MASP - uma das maiores especializadas em arte do país, o Auditório do MASP - que recebe apresentações culturais, a Loja do MASP e também saborear uma culinária regional no restaurante A Baianeira, que fica no subsolo do museu. Entre uma obra e outra, também vale dar uma pausa na cafeteria Masp Suplicy, que é uma ótima pedida para um cafezinho. Com tantas atrações, o MASP não pode ficar de fora do roteiro da sua próxima viagem para São Paulo!

Como chegar ao MASP - Museu de Arte de São Paulo

Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200, Brasil

Perguntas frequentes

Pontos turísticos próximos a MASP - Museu de Arte de São Paulo

Destinos mais procurados