Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em São Paulo

Santuário Nacional Nossa Sra. Aparecida, Catedral Metropolitana de São Paulo, Basílica Velha Nossa Senhora Aparecida, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em São Paulo.

Santuário Nacional Nossa Sra. Aparecida

Dedicado à Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional em Aparecida - SP é a segunda maior basílica do mundo e recebe milhares de fiéis o ano todo.

O Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Já recebeu a visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, e é visitado anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.

Ver rotas de ônibus para Santuário Nacional Nossa Sra. Aparecida

Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada no centro da Praça da Sé, é um marco para a cidade e representa o quarto maior templo neogótico do mundo.

Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.
Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é um marco para a capital paulista e para a arquitetura mundial. Localizada no coração da cidade, na região central da Praça da Sé, a Catedral surpreende pela sua grandeza e riqueza de detalhes. A Catedral começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois, para comemorar a data de aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. Sua arquitetura apresenta um estilo neogótico - apesar da sua cúpula ser renascentista - e por isso, a Catedral Metropolitana de São Paulo é o quarto maior templo neogótico do mundo.

A sua história começa lá em 1589, onde foi decidido que deveria ser construída uma igreja matriz no centro da vila de São Paulo de Piratininga, local onde fica a Praça da Sé hoje. A Igreja matriz ficou pronta em 1616 e em 1745, quando São Paulo se tornou sede da diocese, foi demolida e substituída por outra, que ficou pronta em 1764. Esta igreja se tornou a Catedral de São Paulo até 1911, onde foi demolida novamente e deu lugar à construção atual que vemos hoje, com estilo neogótico e uma cúpula inspirada na arte renascentista da Catedral de Florença, na Itália. Entre os anos 2000 e 2002, a Catedral passou por uma restauração fiel ao projeto original.

Temos algumas curiosidades sobre a Catedral da Sé. Além de ser a igreja mais alta de São Paulo e ter capacidade para abrigara mais de 8000 pessoas, você sabia que ela possui o maior órgão da América Latina? Sim, ele possui cerca de 12 mil tubos e foi construído em Milão, na Itália - vale a pena assistir uma missa dominical para ouvir os belos sons produzidos pelo instrumento. A Catedral também possui uma cripta subterrânea, onde diversas personalidades da história do Brasil estão enterradas. Para aqueles que gostam de saber todos os detalhes dessa construção marcante para o país, a Catedral da Sé oferece a possibilidade de uma visita guiada após as missas, para quem quer conhecer mais a história e os estilos arquitetônicos dessa construção.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de São Paulo

Mosteiro de São Bento

Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento tem grande importância para a cidade de São Paulo - SP e atrai turistas com o famoso canto gregoriano.

Vista aérea do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo - SP.
Vista aérea do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo - SP.

Localizado no Largo de São Bento, no coração da cidade de São Paulo, o Mosteiro de São Bento é um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl.

Cerca de 45 monges vivem no Mosteiro, onde dedicam suas vidas à tradição do "ora e trabalha". No caso dos monges paulistanos, acrescentou-se a tradição "e leia". Os religiosos estão sempre dispostos a receber hóspedes e visitantes, acolhendo os que vêm à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão. A Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção possui coro para o ofício divino em rito monástico, celebrado diariamente pelos monges e a missa, em rito romano, ambos com canto gregoriano. Em maio de 2007, o mosteiro hospedou o Papa Bento 16 em sua primeira visita ao Brasil.

O Mosteiro de São Bento é considerado um símbolo de grande importância para a cidade de São Paulo, pois com mais de 400 anos de história, ele sempre possuiu grande influência na cidade. Além disso, o mosteiro conta com um teatro, no qual são realizados concertos musicais e eventos em geral. Já o colégio, oferece cursos e oficinas em alguns dias da semana. No entanto, são duas as principais atrações do mosteiro: o visitante não pode deixar de conferir as missas com cantos gregorianos que ocorrem todos os dias e a missa mais tradicional, que acontece aos domingos, às 10h e que é entoada pelo som de órgão com mais de 7 mil tubos. É possível também fazer um tour guiado pelo mosteiro, onde os turistas conhecem de perto cada canto histórico do local.

O Mosteiro de São Bento é parada garantida para quem visita a capital paulista. É uma daquelas dicas que vale também para as pessoas que não são religiosas, pois se trata de um lugar muito bonito, com aprendizado e uma cultura bem diferente. E mesmo se não for religioso, tem uma atração que agrada a todos; a Padaria do Mosteiro oferece pães e bolos produzidos pelos próprios monges e dá para aproveitar um belo café da manhã ou lanche da tarde! Inclusive, no último domingo de cada mês, acontece o Brunch no Mosteiro, onde um chef oferece pratos exclusivos, regados a exposições de arte e boa música! Se você vai visitar a cidade de São Paulo, não deixe de se programar para fazer uma visita ao Mosteiro, você não irá se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Mosteiro de São Bento

Catedral Metropolitana de Campinas

Catedral Metropolitana de Campinas

A Catedral Metropolitana de Campinas, inaugurada em 1883, fica na Praça José Bonifácio - popularmente conhecida como Largo da Catedral, no centro da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, e é dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de Campinas