Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em São Paulo - SP

Santuário São Judas Tadeu, Santuário Mãe de Deus, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em São Paulo - SP.

Santuário Mãe de Deus

Idealizado pelo Padre Marcelo Rossi, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus em São Paulo - SP é um dos maiores templos católicos do Brasil.

O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é um templo católico localizado no distrito de Santo Amaro em São Paulo. Idealizado pelo Padre Marcelo Rossi, o templo foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, sendo o edifício substituto ao antigo "Santuário do Terço Bizantino".

Ver rotas de ônibus para Santuário Mãe de Deus

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Templo amplo e espaçoso, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo em São Paulo - SP chama a atenção com arquitetura baseada na tradição colonial brasileira.

A Paróquia Matriz Nossa Senhora do Carmo de São Paulo ou Basílica Nossa Senhora do Carmo de São Paulo foi inaugurada no dia 1º de abril de 1934, domingo de Páscoa naquele ano. Em 1940, a igreja foi efetivada como paróquia, e em 13 de maio de 1950 foi elevada à categoria de basílica menor pelo Papa Pio XII.

O local foi projetado pelo arquiteto polonês Georg Przyrembel, que soube aproveitar as obras sacras da antiga igreja do Carmo, como os dois altares e os parapeitos dos janelões. As pinturas, por sua vez, foram feitas por Tullio Mugnaini, e as Vias Sacras por Carlos Oswald.

Ver rotas de ônibus para Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Santuário São Francisco de Assis

Referência do barroco paulista e com grande valor histórico, o Santuário São Francisco de Assis chama a atenção no centro de São Paulo - SP.

Detalhes da fachada do Santuário São Francisco de Assis em São Paulo - SP.
Detalhes da fachada do Santuário São Francisco de Assis em São Paulo - SP.

Santuário São Francisco de Assis

Ver rotas de ônibus para Santuário São Francisco de Assis

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera em São Paulo - SP é o maior parque urbano da cidade e o mais visitado da América Latina, considerado o pulmão da capital paulista.

Vista aérea do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.
Vista aérea do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.

Localizado no meio da selva de pedra de São Paulo - SP, o Parque Ibirapuera é um espaço de paz e tranquilidade para os paulistanos e turistas de todo mundo. Conhecido como Ibira pelos mais íntimos e considerado o pulmão da capital paulista, o parque foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo. Além de ser um marco para a cidade, o Parque se destaca por contar com projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Localizado na zona sul de São Paulo, próximo ao Aeroporto de Congonhas, o Parque chega a receber mais de 150.000 visitantes aos finais de semana e é o que mais recebe turistas em toda a América Latina.

Com uma área que ocupa cerca de 158 hectares, o Parque Ibirapuera é um ponto de contato com a natureza, onde é possível respirar ar puro em meio aos lagos e à grande variedade de flora e fauna - são diversas espécies de vegetais, aves, peixes, árvores frutíferas e muitas áreas verdes. O Parque Ibirapuera é a escolha certa para relaxar, seja lendo um livro, fazendo um piquenique ou praticando ioga. E para quem pratica esportes, o Parque oferece ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e até academia de musculação - tem para todos os gostos!

Além das áreas de lazer e esporte, o Parque Ibirapuera também abriga em seu conjunto arquitetônico uma série de importantes atrações turísticas e culturais da cidade de São Paulo. Dentro do Parque, os turistas podem visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o pavilhão de exposições Oca, o Ginásio Esportivo Ibirapuera, o Planetário do Ibirapuera e muito mais. Além disso, é no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do Ibirapuera, que acontece a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

E para quem for visitar o Parque pela primeira vez, vale a pena conhecer o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras, dois importantes monumentos da cidade. Se estiver de viagem marcada para a cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Parque Ibirapuera

Museu Catavento

Dedicado ao estudo das ciências de maneira divertida, o Museu Catavento em São Paulo - SP traz experiências e exposições interativas para toda a família.

O Museu Catavento é um dos mais interativos da cidade de São Paulo - SP.
O Museu Catavento é um dos mais interativos da cidade de São Paulo - SP.

Já pensou passar uma tarde com muita diversão e aprendizado? Essa é a proposta do Museu Catavento, uma das atrações mais visitadas na capital paulista. O Museu Catavento é um espaço interativo que reúne ciência, artes e conhecimento e que diverte não só as crianças, mas toda a família. Localizado no Palácio das Indústrias, o Museu Catavento tem cerca de 12.000 m² e mais de 250 instalações com experiências que ensinam desde a criação do Universo até transformações químicas e curiosidade do nosso ecossistema.

O Museu Catavento passou a funcionar no Palácio das Indústrias em 2009; o Palácio foi inaugurado em 1924 e abandonado em 2004, após a mudança de local do gabinete do governo municipal. Desde então, a região passou a ser chamada de Faixa de Gaza e ganhou vida cinco anos depois, após a inauguração do Museu Catavento Cultural e Educacional. A arquitetura do prédio é de responsabilidade de Domiziano Rossi, que se inspirou no estilo do Castello Mackenzie, um palacete famoso da Itália. Aliás, toda a estrutura do Museu surpreende; na área externa, os visitantes já se deparam com veículos históricos, como carruagens, aviões e locomotivas. Já no pátio interno, as atrações são o Borboletário e o Jardim dos Polinizadores.

O Museu é dividido em 4 seções de exposições permanentes: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma delas representa os tipos de atrações que o Museu oferece, como passeio pelo interior da Terra, a sala da Lua e do Sistema Solar, viagem ao fundo do mar, sala de realidade virtual para conhecer os dinossauros brasileiros, sala das ilusões de ótica, laboratório de Lego, os mistérios da química e até conhecer personagens da história mundial em um brinquedo de escalada.

Além disso, o Museu possui algumas atividades que funcionam por senha, como a experiência Do Macaco ao Homem, que fala sobre a evolução humana; a Nave Espacial, onde você se sente um verdadeiro astronauta e o Estúdio de TV, que simula um programa de TV em tempo real onde você é o participante. Tudo isso e muito mais, com experiências divertidas e indicadas para o público a partir dos 7 anos. E se bater uma fome, o Museu também oferece opções rápidas na lanchonete localizada na seção Vida. Vale a pena conhecer!

Ver rotas de ônibus para Museu Catavento

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz, é o museu mais antigo da capital paulista e traz as artes visuais brasileiras do século XIX até hoje.

Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.
Vista da Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz.

A Pinacoteca de São Paulo ou Pinacoteca Luz é um dos diversos acervos brasileiros que guardam a cultura e arte brasileiras e é um dos mais visitados da cidade de São Paulo. Considerada o museu de arte mais antigo da capital paulista, a Pinacoteca da Luz traz as principais produções audiovisuais desde o século XIX até a contemporaneidade; além de esculturas, quadros e intervenções artísticas. O museu foi fundado em 1905 e já foi responsável por promover mostras e exposições com a coleção de arte brasileira e também de artistas estrangeiros e renomados. O museu, que começou com um acervo de 26 obras doadas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo, hoje conta com mais de 11 mil peças de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari; entre outros. Além do tour guiado pelo museu, a Pinacoteca da Luz oferece espaços para a realização de eventos, principalmente na Sala Octogonal e no Auditório.

O prédio que abriga a Pinacoteca da Luz também é um espetáculo à parte no que diz respeito à arquitetura. Projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio passou por uma reforma entre 1994 e 1998, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O prédio foi restaurado para atender os padrões museológicos internacionais e com essa mudança, Paulo chegou a ganhar o Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe. Uma das curiosidades da Pinacoteca da Luz é que ela abriga também um dos principais laboratórios de restauração e conservação de arte do país. Legal né?!

Quem estiver de viagem por São Paulo e fizer uma visita à Pinacoteca da Luz logo irá se surpreender com os jardins localizados na entrada do museu. Conhecido como Jardim da Luz, o parque é o mais antigo da cidade de São Paulo e inicialmente funcionava como Jardim Botânico. Hoje, ele é um ótimo espaço para tirar belas fotos e ter momentos de descanso. Além disso, os visitantes podem apreciar a vista do Jardim da Luz diretamente do Restaurante Flor Café, que fica na entrada da Pinacoteca de São Paulo - tem opções deliciosas de café da manhã e almoço para os visitantes. Vale a pena a visita!

Ver rotas de ônibus para Pinacoteca de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

Com estilo arquitetônico inspirado na famosa Ópera de Paris, o Theatro Municipal de São Paulo - SP é um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil.

Interior do Theatro Municipal de São Paulo - SP, patrimônio histórico do estado.
Interior do Theatro Municipal de São Paulo - SP, patrimônio histórico do estado.

O Theatro Municipal de São Paulo - SP é um dos mais importantes teatros do Brasil e está entre os cartões-postais mais sofisticados e tradicionais da capital paulista. Localizado na região histórica e central da cidade, o Theatro é considerado um patrimônio histórico do estado desde 1981. Além da arquitetura que impressiona, o Theatro Municipal de São Paulo já foi palco para diversos momentos históricos - como a Semana de Arte Moderna de 22, que marcou o início do Modernismo no Brasil - e artistas respeitados no mundo inteiro, como Villa-Lobos, Anna Pavlova, Ella Fitzgerald e muito mais. O palco do Theatro de São Paulo já foi responsável pelas maiores e melhores produções líricas do Brasil e é conhecido como a casa de ópera brasileira.

Na época em que foi inaugurado, em 1911, o Theatro tinha como objetivo atender aos pedidos da elite paulista, que desejava que a cidade de São Paulo estivesse à altura dos grandes centros culturais do mundo. E é por isso que o arquiteto Ramos de Azevedo escolheu um estilo arquitetônico para o Theatro Municipal de São Paulo semelhante ao mais importante teatro do mundo, a Ópera de Paris. Chique né?! Outra curiosidade interessante é que a inauguração do Theatro Municipal de São Paulo provocou o primeiro congestionamento da capital paulista, com mais de 300 carros e 20 mil pessoas que acompanhavam o evento.

Nos primeiros anos de funcionamento, o Theatro contou com mais de 270 apresentações de ópera, com artistas do mundo inteiro. Após a realização da Semana de Arte de Moderna de 22, com a presença de grandes artistas como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Di Cavalcanti, o Theatro passou a ser palco para outras intervenções artísticas, como apresentações de balé, poesia e música no geral.

Assistir a um espetáculo no Theatro Municipal de São Paulo é conhecer um pouco mais da história da arte brasileira. Hoje, o Theatro conta com um grande corpo de artistas, como a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico, o Quarteto de Cordas e por aí vai. Aliás, o Theatro também oferece visitas guiadas, para quem quiser conhecer de perto todas as dependências do prédio, como o Salão Nobre, a Sala de Concertos e o Salão Subterrâneo. Aliás, você não pode deixar de visitar o Bar dos Arcos, que fica dentro do Theatro - ótima opção para um drink ou um brunch especial, você vai se sentir como se estivesse em um banquete da realeza. Coloque no seu roteiro e divirta-se!

Ver rotas de ônibus para Theatro Municipal de São Paulo

Teatro Renault

Com capacidade para 1.500 telespectadores, o Teatro Renault foi o primeiro cinema sonoro da América Latina e está localizado no centro de São Paulo - SP.

Ver rotas de ônibus para Teatro Renault