Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera em São Paulo - SP é o maior parque urbano da cidade e o mais visitado da América Latina, considerado o pulmão da capital paulista.

Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.
Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.

Localizado no meio da selva de pedra de São Paulo - SP, o Parque Ibirapuera é um espaço de paz e tranquilidade para os paulistanos e turistas. Conhecido como Ibira pelos mais íntimos e considerado o pulmão da capital paulista, o parque foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo. Além de ser um marco para a região, o Ibirapuera se destaca por contar com projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Localizado na zona sul da cidade, próximo ao Aeroporto de Congonhas, o parque chega a receber mais de 150 mil visitantes aos finais de semana e é o que mais recebe turistas em toda a América Latina.

Com uma área que ocupa cerca de 158 hectares, o Parque Ibirapuera é um ponto de contato com a natureza, onde é possível respirar ar puro em meio aos lagos e à grande variedade de flora e fauna presente nas diversas áreas verdes. O Ibira é a escolha certa para relaxar, seja lendo um livro, fazendo um piquenique ou praticando ioga. E para quem pratica esportes, o parque oferece ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e até academia de musculação - tem pra todos os gostos!

Além das áreas de lazer e esporte, o Parque Ibirapuera também abriga em seu conjunto arquitetônico uma série de importantes atrações turísticas e culturais da cidade de São Paulo. Por lá, os turistas podem visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Exposições Oca, o Ginásio Esportivo Ibirapuera, o Planetário do Ibirapuera e muito mais. Além disso, é no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do Ibirapuera, que acontece a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

E para quem for visitar o parque pela primeira vez, vale a pena conhecer o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras, dois importantes monumentos da cidade. Se estiver de viagem marcada para São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Parque Ibirapuera

Mercado Municipal de São Paulo

Com anos de história e tradição, o Mercado Municipal de São Paulo - SP ou Mercadão é visita obrigatória entre os turistas que amam experiências gastronômicas.

Vista do interior do Mercado Municipal de São Paulo - SP.
Vista do interior do Mercado Municipal de São Paulo - SP.

Pensou em tradição e gastronomia na cidade de São Paulo, pensou em Mercadão! O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente chamado de Mercadão, é parada obrigatória entre os turistas e, semanalmente, chega a receber até 50 mil visitantes. Fundado em 1933, o mercado público está localizado no meio do Centro Histórico da capital paulista e surpreende pela beleza e grandeza da sua arquitetura clássica. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados, dividido em 290 boxes; e para manter o funcionamento e o bom atendimento, são mais de 1500 funcionários e 350 toneladas de alimentos por dia! Lá você encontra diversas opções do comércio gastronômico; desde quitandas, açougue, peixaria, empório até bares e restaurantes gourmet.

Além da grande diversidade na gastronomia, o Mercado de São Paulo surpreende por sua riqueza e beleza arquitetônica. O prédio começou a ser planejado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e foi projetado pelo engenheiro responsável por outras obras arquitetônicas de São Paulo, como o Teatro Municipal e a Pinacoteca. Inaugurado em janeiro de 1933, o Mercadão surpreende pelos detalhes, como os mais de 70 vitrais, executados por um artista alemão responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de mais 300 igrejas brasileiras.

E como não falar em Mercadão e não lembrar do famoso sanduíche de mortadela? A tradição ficou tão famosa que hoje o prato se tornou um ícone da gastronomia paulistana. A história conta que o sanduíche surgiu a partir de uma brincadeira feita por alguns funcionários do Bar do Mané - estabelecimento que existe até hoje no Mercadão. O recheio exagerado de mortadela no lanche de pão francês passou a agradar o público e hoje é um dos pratos mais procurados pelos turistas. Além do lanche de mortadela, recomenda-se experimentar o famoso pastel de bacalhau no Hoca Bar, tomar um café no Café Jardim Expresso e saborear as frutas exóticas da quitanda. Vale a pena fazer a visita quando estiver de viagem por São Paulo, você não vai se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Mercado Municipal de São Paulo

MASP - Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais da capital paulista e uma das maiores instituições culturais do Brasil.

Prédio do MASP em São Paulo - SP.
Prédio do MASP em São Paulo - SP.

Quem passeia pela Avenida Paulista em São Paulo - SP já deve ter se surpreendido pelas construções imponentes, mas uma delas se destaca. Com seu prédio espelhado e suas famosas colunas vermelhas, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou apenas MASP é um dos cartões-postais mais conhecidos na capital paulista. Fundado em 1947 pela iniciativa de Assis Chateaubriand, considerado um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 60, o MASP é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e chega a receber, em média, 50 mil visitantes por mês.

Uma curiosidade sobre o MASP foi o momento da sua construção. Quando foi fundado em 1947, o museu ficou instalado no conglomerado dos veículos de comunicação de Chateaubriand. A sede da Avenida Paulista que conhecemos foi fundada anos mais tarde, em 1968, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. Foram 12 anos de execução que deram origem à famosa construção com quatro colunas e 11 mil quadrados de extensão, em um terreno com vista para o centro de São Paulo e a Serra da Cantareira.

Entre pinturas, esculturas, peças arqueológicas e artes decorativas, o acervo do MASP é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e possui mais de 8 mil peças divididas entre 5 pavilhões. Aliás, a coleção de arte ocidental do MASP é a mais importante da América Latina, com destaque para as francesas e italianas. Não é a toa que, desde 2008, o MASP faz parte do "Clube dos 19", que contempla os 19 museus mais significativos e representativos da arte europeia do século 19. Para quem gosta de apreciar obras de arte, o museu traz obras renomadas de artistas brasileiros e estrangeiros, como Rembrandt, Van Gogh, Boticcelli, Renoir, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Além de todo o acervo cultural, os visitantes podem conferir a Biblioteca do MASP - uma das maiores especializadas em arte do país, o Auditório do MASP - que recebe apresentações culturais, a Loja do MASP e também saborear uma culinária regional no restaurante A Baianeira, que fica no subsolo do museu. Entre uma obra e outra, também vale dar uma pausa na cafeteria Masp Suplicy, que é uma ótima pedida para um cafezinho. Com tantas atrações, o MASP não pode ficar de fora do roteiro da sua próxima viagem para São Paulo!

Ver rotas de ônibus para MASP - Museu de Arte de São Paulo

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos em São Paulo - SP, feito para ser um palco musical a céu aberto, possui espaços que garantem cultura e entretenimento na capital paulista.

Entrada do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo - SP.
Entrada do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo - SP.

Localizado na região de Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é um dos pontos turísticos mais relevantes da região, que se destaca pela sua beleza única e seu cenário impecável na realização de eventos. Contém uma área de 741 mil m² que engloba áreas arborizadas, ciclovias e áreas de lazer, quadras esportivas, playground, aparelhos de ginástica e espaços para a realização de diversos eventos.

Inaugurado em 1994, a ideia inicial era que o parque fosse uma espécie de oásis musical, sendo uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Por isso, o Parque possui diversos equipamentos destinados para quem tem interesse ou conhecimento musical. Esse é o intuito do Espaço Ouvillas, uma área de descanso onde as pessoas podem relaxar ouvindo sua música preferida. Aliás, opção de lazer é o que não falta no Parque Villa-Lobos, que agrada a todos os tipos de público.

Uma das atrações mais procuradas é a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que possui mais de 15 mil títulos em um ambiente super aconchegante. Já o Circuito das Árvores garante uma experiência no meio dos exemplares de Mata Atlântica no Parque, ideal para as crianças terem um contato próximo com a natureza. Aliás, o espaço Vila Ambiental dentro do Parque é um centro educacional onde as crianças aprendem de maneira interativa temas como aquecimento global. Outro ponto alto do Parque é o Orquidário Ruth Cardoso, um dos cartões-postais obrigatórios do passeio.

São tantas opções que o Parque oferece, que o Villa-Lobos é uma das principais alternativas para quem procura um destino para o próximo programa em família ou com os amigos em São Paulo - SP.

Ver rotas de ônibus para Parque Villa-Lobos

Galeria do Rock

A Galeria do Rock é um dos points que proporciona uma experiência de encontro de tribos e intervenções da cultura urbana no centro da capital paulista.

Vista panorâmica da entrada para a Galeria do Rock em São Paulo - SP.
Vista panorâmica da entrada para a Galeria do Rock em São Paulo - SP.

Hoje é dia de Rock, bebê! Essa frase resume o maior desejo daqueles que visitam a Galeria do Rock, na cidade de São Paulo.

Localizada em uma das avenidas mais famosas do centro da capital paulista, a Galeria do Rock está no Centro Comercial Grandes Galerias, um prédio que chama a atenção por sua arquitetura diferenciada. Projetado pelo arquiteto Alfredo Mathias, o prédio carrega toda a personalidade e ousadia da Galeria do Rock, com suas ondulações e uma visão panorâmica em qualquer extremidade da construção.

Inaugurada em 1963, passou a ser considerada um point da cultura do rock'n roll em 1973, quando foi aberta a primeira loja punk no centro comercial. Ao longo da década de 80 muitas lojas de discos começaram a ser instaladas e foi daí que surgiu o nome da Galeria do Rock, que se tornou um ponto de encontro de diversas tribos urbanas, que tinham o gosto pela música em comum.

A partir de 1993, diversas lojas de rock foram inauguradas e foi aí que o gênero imperou na Galeria, com direito até a apresentações musicais de bandas famosas de heavy metal pelo prédio. Hoje em dia chega a receber mais de 500 mil pessoas por mês e possui 450 lojas, que trazem artigos voltados para o universo da música e da cultura pop no geral.

Para quem curte o universo do rock é possível encontrar diversas comércios especializados na área, com camisetas, discos, tênis, artigos para skate, lojas de serigrafia e tudo que envolve cultura urbana. A Galeria do Rock também fornece experiências como salão de cabeleireiro no estilo do hip-hop, estúdios de tatuagem e body piercing.

Para quem é realmente fã do gênero musical, a Galeria do Rock proporciona uma experiência de visita guiada, onde é possível conhecer espaços exclusivos, como o Jardim do Rock e toda a história, curiosidades e manifestações famosas do prédio. E se bater aquela fome, o local também possui lanchonetes – fica a dica para você se deliciar no Rock & Burguer, é uma delícia!

Ver rotas de ônibus para Galeria do Rock