A cidade de Londrina, localizada no Paraná, conta com mais de 500 mil habitantes e é a segunda cidade mais populosa do estado. Fundado no ano de 1934, o município representa um papel importante como polo de desenvolvimento regional, relevante centro urbano e econômico do norte do estado do Paraná. No século vinte chegou, até mesmo, a ser apelidada de “Capital do Café”, devido a forte influência que possuía no plantio do grão.
Com ares de cidade pequena, mas tamanho de cidade grande, Londrina é planejada e muito arborizada. Embora não seja, necessariamente, considerada um destino turístico, de fato poderia ser. Afinal, a cidade é repleta de belas áreas verdes, como no Jardim Botânico e Lago Igapó, além de seus museus, como o Museu Histórico de Londrina.
Um fato curioso sobre a cidade é que, durante a colonização do norte do estado, os imigrantes perceberam uma característica local inusitada: a terra de cor rossa, palavra de origem italiana para “vermelho”. Numa confusão de linguagem, os brasileiros passaram a chamá-la, no entanto, de terra roxa. Pois é, está explicado porque ninguém nunca encontrou a tal da terra púrpura!
Se estiver planejando ir à cidade, não deixe de visitar a cachoeira Salto de Apucaraninha, que possui uma queda espetacular de cerca de 116 m de altura! Uma boa pedida também é o Teatro Marista e a bela infraestrutura arquitetônica da Catedral Metropolitana de Londrina. Dentre os passeios imperdíveis para se fazer na cidade também está a Rota d o Café, que abrange 16 municípios e conta com mais de 34 atrativos num raio de 200 km de Londrina.