A cidade de Rio de Janeiro, frequentemente chamada apenas como Rio ou Cidade Maravilhosa, é, sem dúvidas, o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul. A cidade, que conta com mais de 6 milhões de habitantes, exerce uma grande influência no exterior, para o bem ou para o mal. O que significa que ela acaba exercendo, na maioria das vezes, o papel de retrato nacional perante os estrangeiros.
A cidade é ainda um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país e a sua grande fama provém de ícones culturais como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado, a estátua do Cristo Redentor (eleito como uma das novas maravilhas do mundo), as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca e, até mesmo, as grandes favelas. Existem, inclusive, mais de mil favelas no Rio. As comunidades mais carentes iniciaram o movimento no final do século 19, como opção de residência mais acessível e foi lá que os antigos escravos africanos, bem como os seus descendentes, criaram o estilo de música hoje conhecido como samba.
O Rio de Janeiro é o verdadeiro espírito da brasilidade. Ao desembarcar na cidade, você deixa a formalidade na mala e se joga no clima do samba e da cultura popular. A cidade encarna muito do que temos de melhor no Brasil, como as praias deslumbrantes, as montanhas sinuosas, a música e como dizem alguns estrangeiros: o céu mais azul.
A cidade possui, ainda, um clima tropical de savana, comumente caracterizado por longos períodos de fortes chuvas entre dezembro e março, verões quentes e úmidos e invernos quentes e ensolarados e é frequentemente palco para eventos importantes da cultura brasileira como o carnaval do Rio, o ano novo, o Rock in Rio e as centenas de shows internacionais.