Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Rio de Janeiro - RJ

Shopping Nova América, Cristo Redentor, Maracanã, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Rio de Janeiro - RJ.

Cristo Redentor

Uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, o Cristo Redentor está no alto do Corcovado no Rio de Janeiro - RJ.

Vista aérea do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno no Rio de Janeiro - RJ.
Vista aérea do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno no Rio de Janeiro - RJ.

Localizado no Parque Nacional da Tijuca do Rio de Janeiro - RJ, o Cristo Redentor é um espaço de paz e tranquilidade para os cariocas e turistas de todo o mundo. Visitado anualmente por quase 2 milhões de pessoas, o monumento já foi eleito umas das 7 maravilhas do mundo moderno em 2007 e é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com 30m de comprimento e mais de 8m de pedestal, o famoso Cristo fica no topo do Morro do Corcovado e é uma das maiores representações de Jesus Cristo no mundo.

O projeto do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e idealizado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Uma curiosidade é que cada parte da estátua foi feita em um lugar do mundo e precisou ser dividida em vários pedaços para que o transporte pudesse ser feito até o Brasil. Inclusive, o transporte foi feito pelo próprio Trem do Corcovado, que inclusive funciona até hoje e é uma das atrações que levam os turistas até o topo do morro em um passeio pelo meio da Mata Atlântica. A travessia também pode ser feita por vans ou para os aventureiros de plantão, existem diversas opções de trilha que também levam ao Cristo - a mais famosa é a que liga o Parque Lage ao Corcovado.

A vista lá de cima do Corcovado é belíssima e única, encanta os olhos de qualquer pessoa e é disputada por centenas de turistas que visitam o Cristo diariamente. Aliás, a partir do momento que se visita o Cristo passamos a entender porquê a cidade do Rio de Janeiro é chamada de Cidade Maravilhosa. De lá é possível admirar todas belezas do Rio como o Pão de Açúcar, a deslumbrante Baía de Guanabara, o Maracanã e todas as belezas naturais que se perdem de vista.

Para quem quiser guardar uma recordação desse lugar incrível, o Centro de Visitantes, local de onde saem as vans, possui diversas lojas com lembrancinhas especiais do Cristo Redentor. O local também oferece opções de lanchonetes e restaurantes, com destaque para o Restaurante Mirante das Paineiras. Se você está com viagem marcada para o Rio, não deixe de visitar um dos seus maiores pontos turísticos - literalmente!

Ver rotas de ônibus para Cristo Redentor

Maracanã

Se o Brasil é o país do futebol, o Maracanã no Rio de Janeiro - RJ representa a cultura brasileira como um dos maiores e mais importantes estádios do mundo.

Vista aérea do Maracanã no Rio de Janeiro - RJ, um dos estádios mais famosos do mundo.
Vista aérea do Maracanã no Rio de Janeiro - RJ, um dos estádios mais famosos do mundo.

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã ou simplesmente Maraca, é um estádio de futebol localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro - RJ. Foi inaugurado em 1950, inicialmente com o nome de Estádio Municipal, e já foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. A capacidade oficial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o estádio Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. Hoje, o Maraca possui capacidade para cerca de 79 mil torcedores.

Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, as finais do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América, a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA e a Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013.

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como grandes shows internacionais - Madonna, Rolling Stones e Paul McCartney são alguns dos artistas que já pisaram por lá. E para quem ama futebol, o estádio oferece a experiência Tour Maracanã, onde é possível visitar todos os bastidores do estádio de perto e itens históricos, como a camisa 7 original de Garrincha e a bola do milésimo gol do Rei Pelé.

Se você é fã de esportes e shows no geral, na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, não esqueça de consultar pelo site a programação do estádio e garantir seu ingresso para aproveitar o melhor do Maracanã.

Ver rotas de ônibus para Maracanã

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã no Rio de Janeiro-RJ surpreende não só pela construção arquitetônica, mas pelas atrações que mostram o mundo das ciências de forma diferente.

Vista do Museu do Amanhã, um dos mais importantes pontos turísticos na cidade do Rio de Janeiro.
Vista do Museu do Amanhã, um dos mais importantes pontos turísticos na cidade do Rio de Janeiro.

O Museu do Amanhã do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2015 e está localizado na Praça Mauá, na zona portuária da cidade. É um museu de ciências totalmente interativo, que utiliza a tecnologia como forma de trazer importantes reflexões sobre o futuro do planeta Terra. O espaço é tão procurado pelos turistas, que o Museu do Amanhã chega a receber, em média, 1 milhão de visitantes por ano.

Em 2018, o Museu do Amanhã ganhou o Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos Museus. O prêmio britânico considerou o Museu do Amanhã a melhor instituição cultural para a promoção do soft power, um termo inglês que descreve a habilidade de influenciar pessoas sem o uso da força.

A exposição fixa do Museu do Amanhã é dividida em 5 espaços que respondem às seguintes questões: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Diversos especialistas brasileiros e internacionais são os responsáveis pelo conteúdo exibido no Museu do Amanhã, que é atualizado a partir de dados e análises científicas de instituições do mundo todo.

Dentre as atrações mais procuradas estão o Cosmos, onde os visitantes são imersos em uma projeção em 360 graus que conta a história da vida na Terra; o Antropoceno, com totens gigantes com apresentações audiovisuais que mostram as mudanças climáticas do planeta e o Nós, que explora a imaginação dos visitantes.

Para uma experiência completa, o Museu do Amanhã ainda possui uma lojinha de lembrancinhas e o charmoso Café Fazenda Culinária, com opções gastronômicas da culinária brasileira. S você procura um lugar totalmente diferente para seu passeio, com o intuito de refletir sobre a humanidade e tudo o que nos cerca, o Museu do Amanhã é o lugar perfeito para isso no Rio de Janeiro!

Ver rotas de ônibus para Museu do Amanhã

AquaRio

O AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, garante uma aventura incrível para toda a família no Rio de Janeiro, com mais de 350 espécies aquáticas.

Aquário Marinho do Rio de Janeiro, mais conhecido como AquaRio.
Aquário Marinho do Rio de Janeiro, mais conhecido como AquaRio.

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, mais conhecido como AquaRio, é um aquário público que fica no bairro da Gamboa, no centro do Rio de Janeiro - RJ. Com uma área construída de cerca de 26 mil m² e capacidade de 4,5 milhões de litros de água salgada, o AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul. 

O AquaRio foi inaugurado em 2016 e construído durante a execução do projeto Porto Maravilha, uma operação urbana para revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro. O AquaRio conta com 28 recintos distribuídos em 5 andares, que abrigam cerca de 5 mil animais de 350 espécies diferentes. Um dos objetivos do AquaRio é estimular a conservação das espécies animais e trazer à tona a conscientização sobre as ações que podem ajudar o meio ambiente.

O passeio conta com diversas atrações interativas, que tornam a visita muito mais fascinante para todas as idades. Entre as espécies vistas no local estão lagostas, cavalos-marinhos, águas-vivas, tubarões, peixe-palhaço, entre outros. Entre as atrações mais visitadas no AquaRio estão os observatórios, o túnel que passa no meio de um dos maiores tanques e experiências como o Mergulho no Tanque e a Visita aos Bastidores. Todas as atividades do aquário proporcionam a sensação de estar bem perto dos animais.  

Além disso, o AquaRio também conta com um café, uma loja de souvenir e também alguns museus, como o da Ciência e do Surf. Para quem procura um passeio divertido e interativo no Rio de Janeiro, ideal para as crianças, o AquaRio deve estar no roteiro.


Ver rotas de ônibus para AquaRio

Escadaria Selarón

Decorada em homenagem ao povo brasileiro, a Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica do Rio de Janeiro - RJ que se destaca por seus mosaicos coloridos.

Escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro - RJ.
Escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro - RJ.

Localizada entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa no Rio de Janeiro - RJ, a Escadaria Selarón ou Escadaria do Convento de Santa Teresa é um ponto turístico famoso na cidade, reconhecido como patrimônio oficial público. Repleta de muitas cores, a escadaria foi decorada pelo artista chileno Jorge Selarón, mundialmente conhecido pelo seu trabalho como pintor e ceramista em mais de 50 países.

A famosa obra de Jorge Selarón iniciou na escada em frente à sua casa no Rio, a partir do conserto de alguns degraus que se encontravam em péssimo estado de conservação. De uma simples obra surgiu a Escadaria Selarón, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, nomeada pelo autor como uma "homenagem ao povo brasileiro". O gigantesco mosaico que molda as escadarias teve como inspiração o Parque Guell de Barcelona, obra do artista Gaudí.

A Escadaria Selarón possui 215 degraus que, juntos, medem 125m de comprimento e são todos cobertos por azulejos nas cores da bandeira do Brasil - ao todo são 2000 azulejos que foram recolhidos por mais de 60 países do mundo inteiro. Hoje em dia, a Escadaria Selarón é muito procurada pelos turistas, que desejam tirar fotos nos degraus coloridos mais famosos da capital fluminense. Aliás, curiosidade: a Escadaria Selarón já foi cenário para clipes de artistas famosos, como o rapper Snoop Dogg e a banda U2. Chique né?!

Além do mais, a Escadaria fica próxima de vários pontos turísticos tradicionais da cidade como os Arcos da Lapa e o Bondinho de Santa Teresa. Dentre os restaurantes mais legais para se conhecer na região estão o “Ximenes” e “O Cortiço Carioca''. Vale a pena dedicar um pouco da sua viagem ao Rio de Janeiro para fazer uma visita à Escadaria Selarón.

Ver rotas de ônibus para Escadaria Selarón