1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. SP
  5. São Paulo
  6. Pinacoteca de São Paulo - São Paulo - SP

Pinacoteca de São Paulo - São Paulo - SP

A Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz, é o museu mais antigo da capital paulista e traz as artes visuais brasileiras do século XIX até hoje.

Nota 4,8 (28.497 pessoas)
Fechado agora
(11) 3324-1000

Sobre Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo, conhecida como Pinacoteca Luz, é o museu mais antigo da capital paulista e traz as artes visuais brasileiras do século XIX até hoje.

A Pinacoteca de São Paulo ou Pinacoteca Luz é um dos diversos acervos brasileiros que guardam a cultura e arte brasileiras e é um dos mais visitados da cidade de São Paulo. Considerada o museu de arte mais antigo da capital paulista, a Pinacoteca da Luz traz as principais produções audiovisuais desde o século XIX até a contemporaneidade; além de esculturas, quadros e intervenções artísticas. O museu foi fundado em 1905 e já foi responsável por promover mostras e exposições com a coleção de arte brasileira e também de artistas estrangeiros e renomados. O museu, que começou com um acervo de 26 obras doadas pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo, hoje conta com mais de 11 mil peças de grandes artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari; entre outros. Além do tour guiado pelo museu, a Pinacoteca da Luz oferece espaços para a realização de eventos, principalmente na Sala Octogonal e no Auditório.

O prédio que abriga a Pinacoteca da Luz também é um espetáculo à parte no que diz respeito à arquitetura. Projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o prédio passou por uma reforma entre 1994 e 1998, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O prédio foi restaurado para atender os padrões museológicos internacionais e com essa mudança, Paulo chegou a ganhar o Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe. Uma das curiosidades da Pinacoteca da Luz é que ela abriga também um dos principais laboratórios de restauração e conservação de arte do país. Legal né?!

Quem estiver de viagem por São Paulo e fizer uma visita à Pinacoteca da Luz logo irá se surpreender com os jardins localizados na entrada do museu. Conhecido como Jardim da Luz, o parque é o mais antigo da cidade de São Paulo e inicialmente funcionava como Jardim Botânico. Hoje, ele é um ótimo espaço para tirar belas fotos e ter momentos de descanso. Além disso, os visitantes podem apreciar a vista do Jardim da Luz diretamente do Restaurante Flor Café, que fica na entrada da Pinacoteca de São Paulo - tem opções deliciosas de café da manhã e almoço para os visitantes. Vale a pena a visita!

Como chegar ao Pinacoteca de São Paulo

Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010, Brasil

Perguntas frequentes

Pontos turísticos próximos a Pinacoteca de São Paulo