A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte, localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais movimentadas da capital mineira. E não é para menos; a Praça Sete de Setembro tem uma grande importância para os mineiros por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município mineiro.
Quem visita a Praça Sete, logo se depara no centro com o Obelisco, monumento que foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O Obelisco, mais conhecido pelas pessoas da região como “Pirulito”, é feito de granito e é formado por um pedestal quadrangular com uma agulha de 7m, contendo um poste em cada um de seus vértices. A criação de seu desenho foi feita pelo arquiteto Antônio Rego e executada pelo engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá, que é proprietário da pedreira de Betim, onde foi realizada a retirada das pedras utilizadas na construção do marco histórico.
A Praça Sete está localizada ao redor de locais importantes para a história da cidade de Belo Horizonte. Como por exemplo, o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado por Oscar Niemeyer. Você pode conhecer todos eles ao visitar a Praça na sua próxima visita à Belo Horizonte. Com certeza, a Praça Sete de Setembro e todo seu entorno merecem um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem.