Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Belo Horizonte - MG

Capela de São Francisco de Assis, Santuário de São José, Igreja Universal de Belo Horizonte, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Belo Horizonte - MG.

Capela de São Francisco de Assis

Obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer, a Capela de São Francisco Assis faz parte do Conjunto Moderno e Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte - MG.

Vista da Capela de São Francisco de Assis, obra-prima de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte - MG.
Vista da Capela de São Francisco de Assis, obra-prima de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte - MG.

Uma verdadeira obra-prima está localizada bem no centro de um dos maiores pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte - MG. Quem passa todos os dias pela famosa Lagoa da Pampulha deve saber que a Capela Curial de São Francisco de Assis é um marco artístico da arquitetura moderna brasileira. Conhecida também como a Igrejinha da Pampulha, a Capela é um cartão-postal da capital mineira e é visita indispensável para quem está viajando pela cidade.

A Capela faz parte do Conjunto Moderno Arquitetônico e Cultural da Pampulha e foi idealizada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o engenheiro Joaquim Cardozo. Como se não bastasse, a Capela também surpreende pelo seu painel externo feito em azulejo azul e branco, feito pelo artista Cândido Portinari, que também foi responsável pelo mural do altar principal. Para fechar com chave de ouro, os jardins externos da Capela de São Francisco de Assis fazem parte do projeto paisagístico do artista plástico Burle Marx. Um espetáculo artístico a céu aberto!

A Capela de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto do prefeito Juscelino Kubitschek, que tinha a intenção de criar um Conjunto Arquitetônico para ornamentar a cidade. Aliás, a história da Capela tem uma curiosidade! Na época, sua arquitetura foi considerada muito moderna para a época e não foi muito bem aceita pela população. Por isso, a Capela permaneceu fechada até 1959, ano em que passou a se tornar oficialmente um templo religioso consagrado pela Igreja Católica. Hoje, a obra é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe centenas de visitantes diariamente.

Quem estiver de passagem marcada para conhecer Belo Horizonte - MG deve colocar no roteiro uma visita à Capela de São Francisco de Assis. Seja para tirar belas fotos, passear pelos jardins às margens da Lagoa da Pampulha ou participar de uma missa. No interior da Capela também está a Loja Cristo Rei, que funciona há mais de três décadas com a venda de artigos religiosos. Bora conhecer?!

Ver rotas de ônibus para Capela de São Francisco de Assis

Santuário de São José

Construído há mais de 1 século, o Santuário de São José em Belo Horizonte - MG é um dos maiores monumentos da cidade e um símbolo da religião católica.

A Igreja de São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte - MG.
A Igreja de São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte - MG.

O Santuário de São José, também chamado de Igreja São José, está localizada no centro de Belo Horizonte e é um dos maiores monumentos da cidade. O Santuário recebe diariamente um público aproximado de 1.500 pessoas, já aos finais de semana, esse número passa para cerca de 5.000 pessoas. Construída há mais de um século a partir de um arquitetura com influência neogótica, o Santuário foi idealizado pela congregação dos redentoristas; o intuito era fazer uma Igreja que possuísse a forma perfeita de cruz latina, sendo construída em estilo neomanuelino, apresentando influências fortes da cultura holandesa.

Seu projeto de arquitetura é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o seu construtor foi o holandês Gregório Mulders. Já as escadarias monumentais foram projetadas e executadas por outro holandês, Verenfrido Vogels.

A arquitetura do Santuário de São José é dividida por diversas representações nas extremidades da igreja, como no corpo da igreja, onde estão separados de um lado 14 santos e do outro 14 santas. Essa separação simboliza o costume da época de separar os homens das mulheres dentro das igrejas. Além disso, no teto, exibem oito quadros que contam a história de São José. Ao fundo da igreja, existem dois painéis representando José do Egito. E por fim, suas laterais exibem os signos do zodíaco, indicando que Deus é o Senhor dos tempos e da história.

Então se você procura por um passeio histórico e cultural, que explore o turismo religioso da cidade, o Santuário de São José é o destino ideal na sua próxima viagem para Belo Horizonte - MG.

Ver rotas de ônibus para Santuário de São José

Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem

Com arquitetura neogótica, o Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem é um templo de grande valor histórico, artístico e cultural para Belo Horizonte - MG.

O Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem é um templo católico localizado em Belo Horizonte, que começou a ser construído em 1930, em estilo neogótico. Em 11 de fevereiro de 1921, antes que as obras terminassem, a igreja em construção foi transformada em catedral pela então diocese de Belo Horizonte.

A igreja foi consagrada à Nossa Senhora da Boa Viagem por causa de uma imagem esculpida em madeira, que era a protetora de um barco português chamado "Nossa Senhora da Boa Viagem". Essa imagem está no altar lateral da direita da catedral e mede pouco mais de meio metro de altura.

Ver rotas de ônibus para Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem

Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Conhecida também como Igreja de Lourdes, a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes fica em Belo Horizonte - MG e é um importante templo religioso para a região.

A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Igreja de Lourdes, é uma igreja católica em estilo predominantemente neogótico, localizada em Belo Horizonte. Teve sua construção concluída em 1923. O autor do projeto é Manoel Túnes e a construção foi feita por Antônio Gonçalves Gravatá. Em 1958, foi elevada à categoria de basílica por ato do Papa Pio XII.

Ver rotas de ônibus para Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, conhecida como Igreja do Carmo, é uma igreja católica localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em 1939, veio a Belo Horizonte, Frei Canísio Mulderman, Provincial dos Carmelitas atendendo ao convite do Arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, para decidir sobre a fundação de uma nova paróquia sob a orientação da Ordem Carmelita. Depois de visitar vários locais, Frei Canísio escolheu o bairro do Mendonça, que era habitado por gente simples, pobre e sofrida. Em 16 de julho de 1940, Dom Antônio dos Santos Cabral expediu o decreto nº 37 criando a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

O primeiro vigário Frei Atanásio Maatman e seu coadjutor Frei Estevão Peters foram carinhosamente recebidos pelos belo horizontinos e tomaram posse da nova paróquia durante missa festiva no dia 28 de julho do mesmo ano, na Capela de Jesus Operário que era a igreja do bairro.

O bairro em pleno desenvolvimento e a paróquia ativa formavam uma realidade só, tendo à sua frente o novo vigário Frei Anselmo Bertels. Com um jeito especial ele marcava o seu trabalho pela sua capacidade de ser sensível à realidade humana e social que o cercava. Com razão, naturalmente o bairro foi tomando o novo nome de Carmo. A atual igreja matriz foi sagrada em 1963 após anos de trabalho e empenho para sua construção. A igreja possui o único carrilhão de Belo Horizonte com 37 sinos e um relógio em sua torre, ambos fabricados na Holanda.

Ver rotas de ônibus para Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja São Sebastião

Tombada como patrimônio histórico do município, a Igreja São Sebastião em Belo Horizonte - MG foi inaugurada em 1958 e é procurada por muitos fiéis católicos.

Igreja São Sebastião

Ver rotas de ônibus para Igreja São Sebastião