Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Minas Gerais

Capela de São Francisco de Assis, Santuário de São José, Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Minas Gerais.

Capela de São Francisco de Assis

Obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer, a Capela de São Francisco Assis faz parte do Conjunto Moderno e Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte - MG.

Vista da Capela de São Francisco de Assis, obra-prima de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte - MG.
Vista da Capela de São Francisco de Assis, obra-prima de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte - MG.

Uma verdadeira obra-prima está localizada bem no centro de um dos maiores pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte - MG. Quem passa todos os dias pela famosa Lagoa da Pampulha deve saber que a Capela Curial de São Francisco de Assis é um marco artístico da arquitetura moderna brasileira. Conhecida também como a Igrejinha da Pampulha, a Capela é um cartão-postal da capital mineira e é visita indispensável para quem está viajando pela cidade.

A Capela faz parte do Conjunto Moderno Arquitetônico e Cultural da Pampulha e foi idealizada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o engenheiro Joaquim Cardozo. Como se não bastasse, a Capela também surpreende pelo seu painel externo feito em azulejo azul e branco, feito pelo artista Cândido Portinari, que também foi responsável pelo mural do altar principal. Para fechar com chave de ouro, os jardins externos da Capela de São Francisco de Assis fazem parte do projeto paisagístico do artista plástico Burle Marx. Um espetáculo artístico a céu aberto!

A Capela de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto do prefeito Juscelino Kubitschek, que tinha a intenção de criar um Conjunto Arquitetônico para ornamentar a cidade. Aliás, a história da Capela tem uma curiosidade! Na época, sua arquitetura foi considerada muito moderna para a época e não foi muito bem aceita pela população. Por isso, a Capela permaneceu fechada até 1959, ano em que passou a se tornar oficialmente um templo religioso consagrado pela Igreja Católica. Hoje, a obra é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe centenas de visitantes diariamente.

Quem estiver de passagem marcada para conhecer Belo Horizonte - MG deve colocar no roteiro uma visita à Capela de São Francisco de Assis. Seja para tirar belas fotos, passear pelos jardins às margens da Lagoa da Pampulha ou participar de uma missa. No interior da Capela também está a Loja Cristo Rei, que funciona há mais de três décadas com a venda de artigos religiosos. Bora conhecer?!

Ver rotas de ônibus para Capela de São Francisco de Assis

Santuário de São José

Construído há mais de 1 século, o Santuário de São José em Belo Horizonte - MG é um dos maiores monumentos da cidade e um símbolo da religião católica.

A Igreja de São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte - MG.
A Igreja de São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte - MG.

O Santuário de São José, também chamado de Igreja São José, está localizada no centro de Belo Horizonte e é um dos maiores monumentos da cidade. O Santuário recebe diariamente um público aproximado de 1.500 pessoas, já aos finais de semana, esse número passa para cerca de 5.000 pessoas. Construída há mais de um século a partir de um arquitetura com influência neogótica, o Santuário foi idealizado pela congregação dos redentoristas; o intuito era fazer uma Igreja que possuísse a forma perfeita de cruz latina, sendo construída em estilo neomanuelino, apresentando influências fortes da cultura holandesa.

Seu projeto de arquitetura é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o seu construtor foi o holandês Gregório Mulders. Já as escadarias monumentais foram projetadas e executadas por outro holandês, Verenfrido Vogels.

A arquitetura do Santuário de São José é dividida por diversas representações nas extremidades da igreja, como no corpo da igreja, onde estão separados de um lado 14 santos e do outro 14 santas. Essa separação simboliza o costume da época de separar os homens das mulheres dentro das igrejas. Além disso, no teto, exibem oito quadros que contam a história de São José. Ao fundo da igreja, existem dois painéis representando José do Egito. E por fim, suas laterais exibem os signos do zodíaco, indicando que Deus é o Senhor dos tempos e da história.

Então se você procura por um passeio histórico e cultural, que explore o turismo religioso da cidade, o Santuário de São José é o destino ideal na sua próxima viagem para Belo Horizonte - MG.

Ver rotas de ônibus para Santuário de São José

Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar, tombada como monumento histórico pelo IPHAN, fica em Ouro Preto - MG e foi erguida durante o ciclo de ouro.

A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto - MG, popularmente chamada de Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. É um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado na Praça Monsenhor Castilho Barbosa.

Na sacristia da basílica está o Museu de Arte Sacra do Pilar, que reúne cerca de 8 mil peças dos séculos XVII ao XIX, além de documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento e Semana Santa.

Ver rotas de ônibus para Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar

Igreja Matriz de Santo Antônio

Tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, a Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes - MG é a construção mais antiga do catolicismo no país.

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, além de ser um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Suas origens estão ligadas à própria fundação da cidade.

A fachada é larga, com uma porta central com uma moldura em pedra entalhada realizada pelo Aleijadinho. Pela sua bela fachada e riquíssima decoração interior, a Matriz é um dos principais monumentos da tradição barroca em Minas Gerais, sendo tombada em nível nacional pelo IPHAN.

Ver rotas de ônibus para Igreja Matriz de Santo Antônio

Catedral Metropolitana de Pouso Alegre

Fundada entre 1949 e 1980, a Catedral Metropolitana de Pouso Alegre - MG é um símbolo da cidade com estilo arquitetônico eclético neogótico.

A Catedral Metropolitana de Pouso Alegre - MG é a sede da Arquidiocese de Pouso Alegre. No local em que está situada, foi construída em 1802 uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus, que anos depois foi demolida para dar espaço à Igreja Matriz da cidade.

Com a criação da Diocese de Pouso Alegre em 1900, a matriz passou ao status de catedral, e quase 50 anos depois foi demolida para a construção do novo templo. Em 6 de abril de 1952 foi celebrada a primeira missa na nova catedral, antes mesmo da conclusão das obras. A cerimônia de sagração da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre ocorreu em 3 de agosto de 1980, quando foi concluída a sua construção.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de Pouso Alegre

Igreja de São Francisco de Assis

Construída em 1774, a Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei - MG é um dos principais exemplares da arte colonial brasileira.

Capela e altar da Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei - MG.
Capela e altar da Igreja de São Francisco de Assis em São João del-Rei - MG.

A Igreja de São Francisco de Assis é um templo católico de São João del-Rei - MG. A igreja de 1774 é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, tornando-se famosa pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras do mestre Aleijadinho, autor do projeto, mais tarde modificado por Francisco Cerqueira. Devido a sua importância, a Igreja de São Francisco de Assis foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) junto com todo o seu acervo.

Ver rotas de ônibus para Igreja de São Francisco de Assis

Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem

Com arquitetura neogótica, o Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem é um templo de grande valor histórico, artístico e cultural para Belo Horizonte - MG.

O Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem é um templo católico localizado em Belo Horizonte, que começou a ser construído em 1930, em estilo neogótico. Em 11 de fevereiro de 1921, antes que as obras terminassem, a igreja em construção foi transformada em catedral pela então diocese de Belo Horizonte.

A igreja foi consagrada à Nossa Senhora da Boa Viagem por causa de uma imagem esculpida em madeira, que era a protetora de um barco português chamado "Nossa Senhora da Boa Viagem". Essa imagem está no altar lateral da direita da catedral e mede pouco mais de meio metro de altura.

Ver rotas de ônibus para Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem

Igreja de São Francisco de Assis

Eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG é um exemplar da arte colonial brasileira.

Detalhes da fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG.
Detalhes da fachada da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG.

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto - MG. Construída em estilo barroco, é um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração.

Pela sua relevância extraordinária, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Desde sua fundação, a Igreja de São Francisco deu origem a um expressivo corpo de tradições religiosas e culturais, sendo especialmente notáveis as que dizem respeito à Semana Santa. Outras festividades de relevância ao longo do ano são as comemorações dos onomásticos de alguns santos, como São Roque, em 16 de agosto, e São Francisco de Assis - as celebrações ao santo que dá nome à igreja ocorrem ao longo de nove dias, período em que os fiéis rezam uma novena que termina no dia 4 de outubro com uma missa solene e a bênção do Santíssimo.

Na Igreja também são realizados com regularidade concertos de música orquestral e vocal, apresentando-se composições de autores coloniais.

Ver rotas de ônibus para Igreja de São Francisco de Assis