Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Itaúna, Minas Gerais, Brasil
  1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. MG
  5. Itaúna
  6. Igreja Nossa Senhora do Rosário - Itaúna - MG

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Itaúna - MG

Pontos de embarque proximos a Igreja Nossa Senhora do Rosário

Posto Delta - Petrobras Itaúna - Avenida Jove Soares, 671 - Graças (1.4km)
Itaúna - Universidade - Conj. Hab. Jadir Marinho, s/n - Conjunto Habitacional Jadir Marinho (2.6km)

Sobre Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no alto do morro do Rosário, foi a primeira igreja construída no município de Itaúna, em Minas Gerais, por volta de 1750. Antes desse período, quando da fundação do povoado, foi erguida no mesmo local uma cruz (existente até hoje) e um oratório dedicado à padroeira de cidade - Sant'Ana. Esse oratório servia de ponto de encontro para que as mulheres dos fundadores e primeiros habitantes pudessem realizar suas obrigações religiosas.

A capela abrigou Sant'Ana até a criação da Paróquia Sant'Ana de Itaúna, quando houve a troca dos padroeiros: Nossa Senhora do Rosário deixa a igreja construída pelos negros na praça central e sobe para a antiga capela e Sant'Ana desce o morro e acaba na antiga igreja dos negros.

Além de ser a edificação mais antiga do município de Itaúna, a igreja do Rosário é um ponto turístico da cidade e local de uma tradicional festa católica dos itaunenses. A festividade do Reinado, ou Congado, acontece todos os anos no mês de agosto. A data principal da festividade ocorre no dia 15, feriado municipal e festa da Assunção de Maria. Essa festa reúne centenas de pessoas nas celebrações e danças em louvor à Santíssima Virgem e Mãe do Rosário.

Perguntas frequentes