Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Belo Horizonte - MG

Mercado Central de Belo Horizonte, Estádio Mineirão, Shopping Cidade, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Belo Horizonte - MG.

Mercado Central de Belo Horizonte

O melhor da cultura mineira está no Mercado Central de Belo Horizonte - MG, espaço que reúne comidas típicas e artesanato até bares e restaurantes tradicionais.

Vista aérea do Mercado Central de Belo Horizonte - MG.
Vista aérea do Mercado Central de Belo Horizonte - MG.

O antigo Mercado Municipal de Belo Horizonte, conhecido agora como Mercado Central reúne em um único lugar comércio, lazer e cultura no centro da capital mineira. Ponto de encontro dos moradores e turistas, o Mercado é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e chega a receber cerca de 30 mil visitas por dia. Claro que não é à toa, já que a fama mineira da grande diversidade e qualidade de produtos artesanais é um atrativo para turistas vindos de todos os cantos do país. E nada melhor do que levar pra casa um queijin fresco, um cafézin gostoso e uma goiabada artesanal não é não?!

Fundado em 1929 pelo prefeito de Belo Horizonte da época, o objetivo era reunir em um único espaço todos os produtos necessários para o abastecimento dos habitantes. Nessa época, apenas duas feiras, a da Praça da Estação e a da Rodoviária estavam incumbidas dessa missão. E foram justamente elas que se juntaram em uma área de 22 lotes, dando origem ao célebre centro comercial, que possui cerca de 400 lojas. Hoje em dia, o Mercado Central de Belo Horizonte já foi reconhecido mundialmente como o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista TAM!

Reunindo todos os sabores mineiros, o local é ponto de visita obrigatório para quem aprecia uma boa comida típica. O turista que caminha pelos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte certamente fica impressionado com a diversidade de produtos e iguarias que são comercializados no espaço. Queijos, temperos, pimentas, carnes, cachaças, embutidos e tudo que remete aos sabores tradicionais da culinária mineira. Ô trem bão!

Dentro do Mercado Central também encontram-se restaurantes e botecos que investem em pratos como o torresmo, mexidão, tropeiro e a famosa porção de fígado acebolado com jiló no Bar da Lora, uma das iguarias mais solicitadas pelos visitantes. Não deixe de tomar a Tradicional Limonada, comer um croissant de chocolate na padaria Du Pain, comer um pão de queijo recheado com pernil na Comercial Sabiá e experimentar o prato Mineirinho Valente no restaurante Casa Cheia.

Além das aventuras gastronômicas, também é possível se encantar com toda a beleza do artesanato local, assim como outros traços marcantes da cultura mineira. Não perde essa não, uai!

Ver rotas de ônibus para Mercado Central de Belo Horizonte

Estádio Mineirão

O Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG elevou o nível das disputas dos times mineiros e já foi palco de importantes partidas na Copa do Mundo no Brasil.

Vista panorâmica do Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG.
Vista panorâmica do Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG.

Com o apelido de Gigante da Pampulha, o Estádio Mineirão é um dos grandes pontos turísticos de Belo Horizonte - MG, que se destaca não só no futebol ou em eventos, mas também bate um bolão no quesito tecnologia e sustentabilidade. Com capacidade para 63 mil pessoas em suas arquibancadas em uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Mineirão mudou a história dos clubes de futebol mineiros, que passaram a competir de igual para igual com os clubes paulistas e fluminenses. Nos campos de padrão internacional do Mineirão já rolaram partidas importantes, como testes da FIFA e também da Copa do Mundo do Brasil.

O Gigante da Pampulha começou a ser construído em 1960, a partir de um terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais, na região da Pampulha. Cinco anos depois, o Mineirão foi inaugurado em um jogo histórico que marcou a vitória da seleção mineira contra o time argentino River Plate. Aliás, a seleção brasileira também passou pelos campos do Mineirão durante as festividades de inauguração. De lá para cá, o que mais teve foi bola rolando, torcida vibrando e goleadas. A última reforma do Mineirão aconteceu no ano de 2010, quando o estádio fechou suas portas e iniciaram-se as obras para a Copa do Mundo de 2014. O Mineirão reabriu suas portas em 2012, com um grande show de abertura e a presença de grandes autoridades brasileiras.

Aliás, a reforma do Mineirão marcou grandes mudanças no que diz respeito à tecnologia e à sustentabilidade. Considerado um patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte - MG com seus 88 pórticos, o Mineirão conta com um sistema de iluminação inteligente e sistema de sonorização com mais de 3 mil caixas de som. E no quesito sustentabilidade, o Mineirão dá um show, a partir de sistemas de reaproveitamento das chuvas ,geração de energia limpa e o reaproveitamento de resíduos. Toda a estrutura do estádio possibilita a realização de eventos e shows e o Mineirão já foi palco para grandes artistas internacionais, como a banda Kiss, Elton John e Paul McCartney.

Além das partidas e dos shows, o Mineirão oferece diversas opções turísticas, como o Tour Meu Mineirão, que mostra todas as dependências do estádio; a experiência de tirar fotos com taças históricas; visita ao Museu Brasileiro do Futebol; tirolesa que atravessa todo o complexo, o espaço de lazer Esplanada e até a possibilidade de comemorar o aniversário dentro do Mineirão! E se bater uma fome, o Mineirão conta com 68 bares e os pratos mais tradicionais são o feijão tropeiro e o sanduíche de pernil, vale a pena experimentar. E aí, deu vontade de conhecer? Bora agendar sua passagem direto para Belo Horizonte - MG!


Ver rotas de ônibus para Estádio Mineirão

Praça da Liberdade

Mais do que um ponto de encontro dos mineiros, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é um verdadeiro conjunto arquitetônico e complexo cultural da cidade.

Vista aérea da Praça da Liberdade, complexo cultural de Belo Horizonte - MG,
Vista aérea da Praça da Liberdade, complexo cultural de Belo Horizonte - MG,

A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e pela beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.

A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais. Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977.

Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.

Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros diversos prédios importantes para a cultura mineira, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!

Ver rotas de ônibus para Praça da Liberdade

Praça Sete de Setembro

A Praça Sete de Setembro, a mais movimentada de Belo Horizonte - MG, é o marco zero do centro da capital mineira e guarda um monumento bem famoso da cidade.

Vista da Praça Sete de Setembro em Belo Horizonte - MG, com destaque para o Obelisco.
Vista da Praça Sete de Setembro em Belo Horizonte - MG, com destaque para o Obelisco.

A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte, localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais movimentadas da capital mineira. E não é para menos; a Praça Sete de Setembro tem uma grande importância para os mineiros por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município mineiro.

Quem visita a Praça Sete, logo se depara no centro com o Obelisco, monumento que foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O Obelisco, mais conhecido pelas pessoas da região como “Pirulito”, é feito de granito e é formado por um pedestal quadrangular com uma agulha de 7m, contendo um poste em cada um de seus vértices. A criação de seu desenho foi feita pelo arquiteto Antônio Rego e executada pelo engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá, que é proprietário da pedreira de Betim, onde foi realizada a retirada das pedras utilizadas na construção do marco histórico.

A Praça Sete está localizada ao redor de locais importantes para a história da cidade de Belo Horizonte. Como por exemplo, o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado por Oscar Niemeyer. Você pode conhecer todos eles ao visitar a Praça na sua próxima visita à Belo Horizonte. Com certeza, a Praça Sete de Setembro e todo seu entorno merecem um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem.

Ver rotas de ônibus para Praça Sete de Setembro