A cidade de Bauru, localizada no interior de São Paulo, conta com mais de 300 mil habitantes e é o 18ª mais populosa do estado. O município foi fundado no ano de 1896, impulsionado pelo governo Getúlio Vargas, e teve a sua economia, durante o início do século vinte, fortemente influenciada pelo cultivo do café. Atualmente, a cidade é movida pela indústria e possui o 68º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Bauru é uma cidade mais voltada ao turismo de negócios por ser um importante centro econômico do estado de São Paulo. Suas áreas verdes são destaque, como o Jardim Botânico e o Horto Florestal. A vida cultural da cidade é agitada, seja pela intensa vida universitária ou eventos mais artísticos. Por sinal, vale a visita no belíssimo Teatro Municipal de Bauru.
O nome da cidade, ao contrário do que muitos pensam, não surgiu por causa do famoso sanduíche que leva o mesmo nome, mas sim dos índios que habitavam as margens do rio Batalha e teriam nomeado o município como “ybá-uru”, que, traduzido da língua tupi, significa cesta de frutas ou “bauruz”. Um fato curioso é que Bauru já foi conhecida como a Capital Nacional do Voo a Vela: um dos primeiros aeroclubes e aeroportos do interior de São Paulo foi construído lá. Foi em Bauru, inclusive, que o major Marcos Pontes, primeiro astronauta do Brasil a participar de uma missão espacial da NASA e o coronel Ozires Silva, fundador da Embraer, descobriram sua vocação.
Se estiver planejando a sua viagem para a cidade, não deixe de incluir na rota o Parque Zoológico Municipal de Bauru, o Bosque da Comunidade, e de deliciar-se, é claro, com o sanduíche que leva o nome da cidade e é famoso no país todo.