1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. RJ
  5. Cabo Frio
  6. Forte de São Mateus - Cabo Frio - RJ

Forte de São Mateus - Cabo Frio - RJ

Patrimônio histórico e cultural, o Forte de São Mateus em Cabo Frio - RJ possui mais de 400 anos de história e chega a atrair cerca de 85 mil turistas por ano.

Nota 4,7 (8.822 pessoas)
Fechado agora

Sobre Forte de São Mateus

Patrimônio histórico e cultural, o Forte de São Mateus em Cabo Frio - RJ possui mais de 400 anos de história e chega a atrair cerca de 85 mil turistas por ano.

Localizado na cidade de Cabo Frio - RJ, mais especificamente na Praia do Forte, o Forte de São Mateus é um dos cartões-postais da cidade e chama a atenção dos turistas. Anteriormente chamado de Forte de Santo Inácio, o então Forte de São Mateus é considerado um Patrimônio Histórico Nacional e foi construído com o objetivo de proteger a costa dos ataques franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região, em razão da imensa quantidade de pau-brasil que existia por lá. Hoje, o Forte chega a receber 85 mil turistas por ano e é a razão do nome da praia mais famosa de Cabo Frio.

O Forte de São Mateus já foi palco de grandes batalhas, que o deixou em ruínas. O Forte teve que ser erguido novamente no século 17, entre os anos de 1616 - 1620 e a partir daí, passou a se chamar de Forte de São Mateus, com uma arquitetura bem diferente das construções comuns do período colonial. Ainda hoje é possível ver alguns canhões que datam da época das grandes batalhas travadas no local. Um fato bem curioso da construção do Forte é que foi utilizado óleo de baleia e cal para fazer a ligação das pedras.

O local é considerado referência em beleza arquitetônica e é um dos pontos turísticos mais visitados da região do Cabo Frio.   O Forte possui uma das vistas mais bonitas da região; dos mirantes da fortaleza, dá para observar toda a orla da Praia do Forte, o Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês. O Forte também abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.

Se você planeja visitar ou está com viagem marcada para Cabo Frio - RJ, com certeza o Forte de São Mateus deve fazer parte do seu roteiro de viagem.

Perguntas frequentes

Pontos turísticos próximos a Forte de São Mateus