Aeroporto Santos Dumont

Famoso pela ponte aérea RIO-SP, o Aeroporto Santos Dumont foi inaugurado no Rio de Janeiro - RJ em 1938 e atualmente recebe 8 milhões de passageiros por ano.

Vista para Pão de Açúcar e pista do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro - RJ.
Vista para Pão de Açúcar e pista do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro - RJ.

Com uma vista lindíssima para a Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói e Ilha Fiscal, o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro - RJ recebe a maior ponte aérea do país, a RIO-SP. Com apenas 1,3 km de extensão, a pista fica aterrada sobre a baía e próxima a vários pontos turísticos famosos da capital carioca.

A história do Aeroporto Santos Dumont começou na Ponta do Calabouço, uma região central da cidade onde acontecia o pouso de hidroaviões. Embora o Rio de Janeiro - RJ fosse capital do país nesta época, não havia estrutura para aviões de grande porte. Por isso, a partir de 1934 se iniciou o aterramento da região, dando origem ao atual aeroporto.

O nome do local é uma homenagem ao criador brasileiro dos aviões, Santos Dumont. Hoje em dia, o aeroporto é o segundo mais usado no Rio de Janeiro - RJ e recebe aproximadamente 8 milhões de passageiros todos os anos. As rotas oferecidas são domésticas, já que a pista não é tão extensa como a de aeroportos internacionais.

Se você estiver de passagem pelo Rio de Janeiro - RJ é possível caminhar pelos arredores do Aeroporto Santos Dumont e apreciar a lindíssima vista da região. Mas, caso vá desembarcar no aeroporto, aproveite para curtir os cenários naturais belíssimos que só ele oferece.

Ver rotas de ônibus para Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Internacional RIOgaleão

Vista externa do Aeroporto Internacional RIOgaleão do Rio de Janeiro - RJ a partir da torre de controle.
Vista externa do Aeroporto Internacional RIOgaleão do Rio de Janeiro - RJ a partir da torre de controle.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, anteriormente chamado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e também conhecido como Aeroporto do Galeão, é um aeroporto internacional no município do Rio de Janeiro, no estado homônimo. É o segundo maior aeroporto do Brasil em movimento internacional. Considerando também o movimento de passageiros domésticos, é o sétimo maior aeroporto do país em movimento. Atualmente, 26 companhias aéreas operam no Aeroporto Internacional Tom Jobim com rotas ligando-o à cidades dos continentes da Europa, África e América do Norte, Central e do Sul, além das rotas domésticas.

O Tom Jobim está localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Ilha do Governador, distante 20km do Centro da cidade. Possui o maior sítio aeroportuário em área total dentre todos os aeroportos do Brasil e é também o que tem a maior pista de pouso e decolagem comercial do país, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o estado do Rio de Janeiro.

Uma das operações mais memoráveis que ocorreu no aeroporto foi a do mítico avião supersônico Concorde. O supersônico pousou pela primeira vez no então Aeroporto do Galeão, em 1971, durante um voo experimental. A partir dali, a primeira rota comercial com o Concorde no Brasil foi inaugurada pela Air France, em 21 de janeiro de 1976, na rota Rio-Paris. O avião levava cerca de seis horas no trajeto, com uma escala em Dacar, no Senegal. Por causa de seu baixo nível de ocupação, somado ao alto custo operacional, a rota foi encerrada em 1982. Outra visita de destaque ao Aeroporto Internacional Tom Jobim foi a do Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, que pousou no aeroporto no dia 22 de março de 2012. Era a segunda vez que este modelo vinha ao Brasil. O aeroporto recebeu o A380 comercialmente pela primeira vez no dia 22 de agosto de 2016, em um voo da Air France.

Ver rotas de ônibus para Aeroporto Internacional RIOgaleão