Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Cabo Frio - RJ

Shopping Park Lagos, Praça das Águas, Praia do Forte, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Cabo Frio - RJ.

Praça das Águas

Conhecida por ser um “aquário a céu aberto”, a Praça das Águas em Cabo Frio - RJ é o ponto de encontro perfeito para um final de tarde incrível à beira mar.

Vista da Praça das Águas na orla da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.
Vista da Praça das Águas na orla da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.

Localizada na orla da praia mais famosa de Cabo Frio - RJ, a Praia do Forte, a Praça das Águas é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão à cidade litorânea. Mais conhecida por ser um "aquário a céu aberto" por conta da quantidade de peixinhos que nadam no lago principal, é impossível passar por lá e não parar para apreciar o local e o visual que a Praça oferece aos turistas. Com uma arquitetura característica, a Praça das Águas é feita por pedras e fontes com luzes coloridas, que encantam os visitantes de todas as idades e tornam a orla mais famosa de Cabo Frio - RJ ainda mais bonita.

Por conta de toda sua beleza, a Praça das Águas é um dos locais mais procurados e visitados da região de Cabo Frio - RJ. O local possui um lago com armazenamento de 1 milhão e 500 mil litros de água, cerca de 28 postes com lâmpadas led de modelos "standard" com diversas variações e mudanças de coloração. Tudo isso em uma área de quase 1,6 m².

Durante o Carnaval, por exemplo, a Praça das Águas é o ponto de encontro dos turistas, com trio elétrico e muita agitação. Mas fora do período de festas, é legal ir com toda a família na Praça das Águas, fazer caminhadas ou curtir um dos mais belos visuais de pôr-do-sol da cidade, com a visão da Praia do Forte ao fundo. Além disso, toda a orla possui uma série de opções de restaurantes, quiosques e lojinhas para turistar. Se você está à procura de uma paisagem incrível e um local com uma infraestrutura diferenciada para um passeio durante sua viagem para Cabo Frio - RJ, a Praça das Águas é o destino perfeito.

Ver rotas de ônibus para Praça das Águas

Praia do Forte

A Praia do Forte é a queridinha dos turistas e a mais famosa de Cabo Frio - RJ, considerada um verdadeiro cartão-postal de águas cristalinas e areia branca.

Vista aérea da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.
Vista aérea da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.

Localizada na Região dos Lagos na cidade de Cabo Frio - RJ, a Praia do Forte é a mais famosa e visitada pelos turistas que chegam à cidade, principalmente durante a alta temporada de verão. Com mais de 7 km de extensão, a Praia tem esse nome devido ao Forte de São Mateus de Cabo Frio, considerado um Patrimônio Histórico Nacional que está localizado na região. O Forte construído no século 17 foi reformado e protegido desde a metade do século 20. Hoje, ele possui um mirante com uma vista espetacular para todo o cenário da orla e um espaço cultural onde ficam expostos os seus centenários canhões e obras de artistas locais - um ponto turístico que não dá para deixar de conhecer em Cabo Frio - RJ.

Para se refrescar no verão intenso, a Praia do Forte é a melhor opção - sua água geladinha e cristalina e a areia branca e fininha deixam o visual ainda mais incrível. E a praia é boa para todos os gostos: no canto esquerdo perto do Forte, as águas formam piscinas ideais para as crianças; na parte central, tem mais ondas e é mais agitado e no canto direito, as areias ficam mais vazias, para quem quer sossego. Aliás, para quem gosta de esportes, a Praia do Forte é uma ótima opção também; além do mergulho nas águas cristalinas e o surfe, a Praia é considerada uma das melhores para o iatismo, sendo muito procurada entre os velejadores e palco para competições.

Além disso, a Praia do Forte é o ponto de partida para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como a Ilha do Japonês, a Rua dos Biquínis - centro comercial - e o Boulevard Canal - centro gastronômico.

A Praia do Forte é o "point" de Cabo Frio - RJ, com muitas opções de bares, restaurantes, um calçadão com diversas opções de lazer e espaço para caminhadas e práticas esportivas. Não deixe de experimentar também algumas delícias típicas da região, como a Empanada Praiana, o picolé Kaiben e o bolinho de bacalhau do Portuga. Se você quer conhecer a cidade de Cabo Frio, com certeza a Praia do Forte é uma parada obrigatória!

Ver rotas de ônibus para Praia do Forte

Forte de São Mateus

Patrimônio histórico e cultural, o Forte de São Mateus em Cabo Frio - RJ possui mais de 400 anos de história e chega a atrair cerca de 85 mil turistas por ano.

O Forte de São Mateus é um dos pontos turísticos mais visitados em Cabo Frio - RJ.
O Forte de São Mateus é um dos pontos turísticos mais visitados em Cabo Frio - RJ.

Localizado na cidade de Cabo Frio - RJ, mais especificamente na Praia do Forte, o Forte de São Mateus é um dos cartões-postais da cidade e chama a atenção dos turistas. Anteriormente chamado de Forte de Santo Inácio, o então Forte de São Mateus é considerado um Patrimônio Histórico Nacional e foi construído com o objetivo de proteger a costa dos ataques franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região, em razão da imensa quantidade de pau-brasil que existia por lá. Hoje, o Forte chega a receber 85 mil turistas por ano e é a razão do nome da praia mais famosa de Cabo Frio.

O Forte de São Mateus já foi palco de grandes batalhas, que o deixou em ruínas. O Forte teve que ser erguido novamente no século 17, entre os anos de 1616 - 1620 e a partir daí, passou a se chamar de Forte de São Mateus, com uma arquitetura bem diferente das construções comuns do período colonial. Ainda hoje é possível ver alguns canhões que datam da época das grandes batalhas travadas no local. Um fato bem curioso da construção do Forte é que foi utilizado óleo de baleia e cal para fazer a ligação das pedras.

O local é considerado referência em beleza arquitetônica e é um dos pontos turísticos mais visitados da região do Cabo Frio.   O Forte possui uma das vistas mais bonitas da região; dos mirantes da fortaleza, dá para observar toda a orla da Praia do Forte, o Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês. O Forte também abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.

Se você planeja visitar ou está com viagem marcada para Cabo Frio - RJ, com certeza o Forte de São Mateus deve fazer parte do seu roteiro de viagem.

Ver rotas de ônibus para Forte de São Mateus

Praia do Peró

A Praia do Peró em Cabo Frio - RJ se destaca por suas dunas, é uma das mais belas da Região dos Lagos e possui selo internacional de qualidade ambiental.

Vista aérea da Praia do Peró em Cabo Frio - RJ.
Vista aérea da Praia do Peró em Cabo Frio - RJ.

A Praia do Peró em Cabo Frio - RJ é uma das mais bonitas praias da Região dos Lagos Com águas limpas e cristalinas, a Praia possui o certificado de Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental que garante a qualidade da água e da areia - foi a primeira praia fora da capital fluminense a conquistar essa certificação. A Praia do Peró também já foi considerada a mais limpa da Região dos Lagos pelo INEA, com índice zero de poluição.

Com 7 km de extensão, a Praia do Peró é o lugar de encontro de surfistas na cidade de Cabo Frio, mas também possui áreas de águas calmas. A praia é cercada de dunas de areia do lado esquerdo, - as famosas Dunas do Peró, - e pelas barracas e casas de veraneio do lado direito. Nos quiosques à beira-mar, é possível consumir petiscos e frutos do mar, além de contar com o serviço de aluguel de guarda-sol e cadeiras. Além disso, a Praia do Peró também se destaca e dá show de mobilidade, acessibilidade e segurança; conta com rampas para cadeira de rodas e pessoas com dificuldade de locomoção, além de banheiros adaptados.

A Praia do Peró também conta com trechos muito calmos para quem vai com as crianças. É possível fazer um passeio de barco por toda a Região dos Lagos, apreciar o pôr-do-sol na Praça das Águas ou fazer a travessia da Praia para a Ilha do Japonês A Praia do Peró faz divisa com a Praia das Conchas, outro lugar muito bonito e que você também poderá visitar caso esteja de viagem marcada para Cabo Frio - RJ. Mas lembre-se: a Praia do Peró deverá ter um lugarzinho especial no seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Praia do Peró