A cidade de Salvador, capital da Bahia, conta com mais de 2 milhões de habitantes e é uma das mais antigas da América. O município, que foi fundado no ano de 1549, é o mais populoso do Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Salvador foi, desde a sua fundação, fortemente influenciada pela cultura africana, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Além do mais, a cidade é reconhecida internacionalmente pela sua gastronomia, música e arquitetura.
Conhecida como a ‘Capital da Diversão’ por suas exuberantes comemorações carnavalescas, que no calendário oficial podem durar até 1 semana, Salvador exala arte e música contemporânea em meio à arquitetura que se manteve intacta desde o século XVII e foi declarada, até mesmo, como Patrimônio Mundial pela Unesco. Palco de um dos maiores carnavais de rua do mundo, segundo o Guinness Book, Salvador também recebeu o título de “Cidade da Música”.
A economia da cidade portuária é movida pelo turismo. Afinal, é um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil e recebe, anualmente, milhares de turistas de outras capitais e cidades do país, bem como de diversas partes do mundo. Os habitantes da cidade são chamados, curiosamente, de soteropolitanos. Outro fato curioso sobre o município é que ele foi o local escolhido para a construção da primeira escola de medicina do país.
Se você está planejando visitar a cidade, pode enriquecer o seu roteiro com visitas à Ilha dos Frades, o famoso Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho e as inúmeras praias. Dentre as preferidas pelos turistas estão a do Flamengo, a Praia do Forte e a Praia Farol da Barra. Ah, e você também não pode deixar de provar as deliciosas comidas típicas da região como, por exemplo, o acarajé, a moqueca baiana, o doce de mamão verde, o vatapá e o bobó de camarão.