1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. BA
  5. Salvador
  6. Arena Fonte Nova - Salvador - BA

Arena Fonte Nova - Salvador - BA

  1. Ônibus para Salvador-BA (Terminal Rodoviário de Salvador) 4.2km de Arena Fonte Nova - Salvador - BA

Pontos de embarque proximos a Arena Fonte Nova

Posto Mataripe - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 4322 - Pernambués (4km)
Salvador-BA (Terminal Rodoviário de Salvador) - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 4362 - Pituba (4.2km)
Posto Chaminé - R. Marquês de Monte Santo, 299 - Rio Vermelho (4.4km)
Shopping Paralela - Avenida Luís Viana Filho, 8544 - Patamares (12.8km)

Sobre Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, reconstruído no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira. O nome oficial do equipamento é Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira. Entretanto, ganhou a denominação Itaipava Arena Fonte Nova, ao mesmo tempo que manteve o apelido do antigo estádio que substituiu, também sendo conhecido popularmente como Fonte Nova.

Para a construção, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, projeto de sede baiana para a Copa do Mundo FIFA de 2014. No início do mês de janeiro de 2013 atingiu 90% das obras concluídas, tendo sido o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. E em março, alcançou 99% das obras concluídas. O estádio foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril com presença da então presidente Dilma Rousseff. O primeiro jogo da arena foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1. Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história ao marcar o primeiro gol após a inauguração.

Utiliza o mesmo modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, o da Johan Cruijff Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana. O estádio tem capacidade oficial para 47.907 pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, vista para o estádio e para o Dique do Tororó e 2 mil vagas de estacionamento. Sua estrutura abriga também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e centro de negócios que funciona independentemente dos jogos. Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permite a realização de outros eventos como apresentações musicais, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, coloca o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.

Perguntas frequentes