Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas na Bahia

Basílica do Senhor do Bonfim, Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda, Igreja e Convento de São Francisco, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas na Bahia.

Basílica do Senhor do Bonfim

Tombada como patrimônio histórico pelo Iphan, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim fica em Salvador - BA. Sua estrutura neoclássica remete ao catolicismo.

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Sagrada Colina, em Salvador - BA. Sua construção teve início entre 1745 e 1746 e suas obras internas foram finalizadas em 1754 e externas em 1772. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim, que são feitas desde o início do século XIX. A Basílica é tombada desde 1985 e seu tombamento inclui também todo o seu acervo. Para o povo baiano, o local é o maior centro da fé católica da região.

Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial possui duas torres sineiras laterais. A Basílica Nosso Senhor do Bonfim também chama a atenção por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada. Localizado no segundo pavimento da igreja, um museu preserva quadros de José Teófilo, um dos pintores baianos do final do século XVIII, vestimentas dos padres, móveis e uma grande diversidade de ex-votos.

Ver rotas de ônibus para Basílica do Senhor do Bonfim

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento São Francisco fica no centro cultural de Salvador - BA e é tombada pelo IPHAN como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa.

Entrada da Igreja de São Francisco em Salvador - BA.
Entrada da Igreja de São Francisco em Salvador - BA.

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas de Salvador - BA. O conjunto, especialmente pela riqueza da igreja, é considerado uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil. Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII.

Tombadas pelo IPHAN, são classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

Ver rotas de ônibus para Igreja e Convento de São Francisco

Igreja Senhora do Rosário dos Pretos

Construída no início do século XVIII, a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é um dos marcos do Centro Histórico de Salvador - BA.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador - BA. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No interior, destacam-se os azulejos sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos. Nos altares há imagens coloniais, destacando-se entre elas uma de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, venerada na antiga Sé da Bahia, além de imagens de Santo Antônio de Categeró (ou Santo Antônio de Catigerona), São Benedito, Santa Bárbara e um Cristo crucificado em marfim.

Nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. É um exemplo do sincretismo baiano, com a Terça da Bênção, quando são utilizados instrumentos de candomblé para acompanhar a missa. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã a igreja é o ponto central dos festejos.

Ver rotas de ônibus para Igreja Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja Senhor dos Passos

A Igreja Senhor dos Passos é um templo católico localizado no centro do município de Feira de Santana, na Avenida Senhor dos Passos. Encontra-se como estrutura histórica tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Ver rotas de ônibus para Igreja Senhor dos Passos

Catedral Basílica de Salvador

A Catedral Basílica de Salvador - BA é um dos monumentos mais importantes da capital baiana, com um acervo de obras considerado um dos mais valiosos do Brasil.

A Catedral Basílica de Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de São Salvador da Bahia. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil. De estilo predominantemente maneirista, é um dos monumentos mais importantes do Centro Histórico de Salvador, com proporções majestosas e esplêndida obra de talha nos altares.

Ver rotas de ônibus para Catedral Basílica de Salvador