1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. BA
  5. Salvador
  6. Igreja Senhora do Rosário dos Pretos - Salvador - BA

Igreja Senhora do Rosário dos Pretos - Salvador - BA

Construída no início do século XVIII, a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é um dos marcos do Centro Histórico de Salvador - BA.

Nota 4,8 (2.277 pessoas)
(71) 3241-5781

Sobre Igreja Senhora do Rosário dos Pretos

Construída no início do século XVIII, a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é um dos marcos do Centro Histórico de Salvador - BA.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador - BA. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No interior, destacam-se os azulejos sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos. Nos altares há imagens coloniais, destacando-se entre elas uma de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, venerada na antiga Sé da Bahia, além de imagens de Santo Antônio de Categeró (ou Santo Antônio de Catigerona), São Benedito, Santa Bárbara e um Cristo crucificado em marfim.

Nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. É um exemplo do sincretismo baiano, com a Terça da Bênção, quando são utilizados instrumentos de candomblé para acompanhar a missa. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã a igreja é o ponto central dos festejos.

Como chegar ao Igreja Senhora do Rosário dos Pretos

Largo do Pelourinho, s/n - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-280, Brasil

Perguntas frequentes

Pontos turísticos próximos a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos