Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Salvador - BA

Praia de Inema, Memorial Irmã Dulce, Igreja Convento Nossa Senhora da Piedade, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Salvador - BA.

Praia de Inema

Localizada em uma enseada na Baía de Todos-os-Santos, a Praia de Inema em Salvador - BA é dividida em duas partes, uma pública e outra militar.

A Praia de Inema é uma praia de Salvador, na Bahia, localizada em uma pequena enseada da Baía de Todos-os-Santos. É dividida em duas partes: uma pertence à Marinha do Brasil, sendo de acesso restrito, e a outra parte é liberada para a população. A praia ficou nacionalmente conhecida em 1998 por ter sido o local escolhido pelo então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso para passar férias.

Ver rotas de ônibus para Praia de Inema

Memorial Irmã Dulce

Exposição permanente sobre a vida da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce em Salvador - BA abriga itens da religiosa e a imagem de Santo Antônio do século XIX.

O Memorial Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente sobre a vida e a obra da freira baiana Irmã Dulce. Foi inaugurado em 1993, um ano após a morte dela, em um prédio anexo ao Convento Santo Antônio, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no bairro Roma, em Salvador - BA. O local também faz parte de um projeto da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, que busca incluir a região no roteiro de turismo religioso do Brasil.

A exposição consiste em uma visita ao quarto da Irmã Dulce e uma ida ao túmulo da religiosa, localizado na Capela das Relíquias. Em seu quarto, protegido por uma redoma de vidro, é possível observar a cama, escrivaninha, prêmios e estatuetas que ela guardava consigo e a cadeira onde dormiu nos últimos 30 anos de sua vida devido ao cumprimento de uma promessa.

Ao todo, o memorial abriga nove mil objetos. Entre os mais significantes está a imagem de Santo Antônio do século XIX, que pertencia à família da freira e para o qual ela costumava rezar.

Ver rotas de ônibus para Memorial Irmã Dulce

Igreja Convento Nossa Senhora da Piedade

Construído pelos capuchinhos franceses no século XVII, o prédio histórico da Igreja e Convento de Nossa Sra. da Piedade se destaca no centro de Salvador - BA.

A Igreja e Convento de Nossa Senhora da Piedade é um templo católico localizado em Salvador, na Bahia, que passou por reformas e ampliações nos períodos de 1709 a 1717 e 1809 a 1825. Atualmente, as construções estão bem conservadas, e desde o século XVII o local concede assistência sacramental, com celebrações e confissões diárias, além de assistência espiritual.

Ver rotas de ônibus para Igreja Convento Nossa Senhora da Piedade

Forte de Santo Antônio da Barra

Conhecido como Farol da Barra, o Forte de Santo Antônio da Barra fica em Salvador - BA. A construção feita pelos militares é uma das mais antigas das Américas.

O Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente chamado de Farol da Barra, é uma fortificação localizada na ponta do Padrão (atual Largo do Farol da Barra) em Salvador - BA. De acordo com a Marinha do Brasil, é a primeira edificação militar do país, sendo seu farol o mais antigo das Américas.

Ver rotas de ônibus para Forte de Santo Antônio da Barra

Basílica do Senhor do Bonfim

Tombada como patrimônio histórico pelo Iphan, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim fica em Salvador - BA. Sua estrutura neoclássica remete ao catolicismo.

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Sagrada Colina, em Salvador - BA. Sua construção teve início entre 1745 e 1746 e suas obras internas foram finalizadas em 1754 e externas em 1772. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim, que são feitas desde o início do século XIX. A Basílica é tombada desde 1985 e seu tombamento inclui também todo o seu acervo. Para o povo baiano, o local é o maior centro da fé católica da região.

Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial possui duas torres sineiras laterais. A Basílica Nosso Senhor do Bonfim também chama a atenção por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada. Localizado no segundo pavimento da igreja, um museu preserva quadros de José Teófilo, um dos pintores baianos do final do século XVIII, vestimentas dos padres, móveis e uma grande diversidade de ex-votos.

Ver rotas de ônibus para Basílica do Senhor do Bonfim

Morro do Cristo

O Morro do Cristo, localizado em Salvador - BA, é um dos principais pontos turísticos da região. No local existe o monumento de Jesus, construído em 1920.

Ver rotas de ônibus para Morro do Cristo

Igreja e Convento de São Francisco

Entrada da Igreja de São Francisco em Salvador - BA.
Entrada da Igreja de São Francisco em Salvador - BA.

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas de Salvador - BA. O conjunto, especialmente pela riqueza da igreja, é considerado uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil. Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII. Tombadas pelo Iphan, são classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

Ver rotas de ônibus para Igreja e Convento de São Francisco

Ponta de Humaitá

Local muito visitado em Salvador - BA, a Ponta de Humaitá encanta com um conjunto arquitetônico formado por templos e casarões antigos e vista para o mar.

A Ponta de Humaitá, na Península de Itapagipe, em Salvador, abriga um conjunto arquitetônico formado pela Igreja e Mosteiro de Monte Serrat, o antigo Iate Clube do bairro, casas no estilo do século 19 e o Farol de Monte Serrat, construído no começo do século 20 para guiar as embarcações que passavam pela região.

No dia 8 de março, o espaço costuma ser palco da festividade do Presente de Iemanjá de Humaitá, na qual baianas e populares levam oferendas e pedidos à orixá considerada rainha das águas. Além disso, reformas feitas nos últimos anos incluíram à estrutura do local quadras e áreas destinadas para contemplação e rodas de capoeira.

Ver rotas de ônibus para Ponta de Humaitá

A Casa do Rio Vermelho

Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia. A casa foi fechada em 2003, quando Zélia se mudou de local, e desde então permaneceu fechada. Em 2014, a Prefeitura de Salvador apresentou um projeto para tornar o local um memorial aberto à visitação. A estrutura original foi mantida e a Casa do Rio Vermelho recebeu um novo projeto com o conceito da interatividade, com a exibição de vídeos, efeitos de som e fotografias.

Ver rotas de ônibus para A Casa do Rio Vermelho

Igreja Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador - BA. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. No interior, destacam-se os azulejos sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos. Nos altares há imagens coloniais, destacando-se entre elas uma de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, venerada na antiga Sé da Bahia, além de imagens de Santo Antônio de Categeró (ou Santo Antônio de Catigerona), São Benedito, Santa Bárbara e um Cristo crucificado em marfim.

Nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. É um exemplo do sincretismo baiano, com a Terça da Bênção, quando são utilizados instrumentos de candomblé para acompanhar a missa. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã a igreja é o ponto central dos festejos.

Ver rotas de ônibus para Igreja Senhora do Rosário dos Pretos