1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. SP
  5. Ubatuba
  6. Parque Estadual da Ilha Anchieta - Ubatuba - SP

Parque Estadual da Ilha Anchieta - Ubatuba - SP

O Parque Estadual da Ilha Anchieta em Ubatuba - SP abriga a segunda maior ilha do litoral norte e praias paradisíacas, em meio a mais de 17km de Mata Atlântica.

Pontos de embarque proximos a Parque Estadual da Ilha Anchieta

Posto Kamome - Centro - Rodovia Rio-Santos, s/n - Sumidouro (11km)
Posto Maranduba - Ubatuba - Rodovia Doutor Manoel Hipólito do Rêgo, Km 79 - Maranduba (19.3km)

Sobre Parque Estadual da Ilha Anchieta

Localizado na cidade de Ubatuba - SP, litoral norte paulista, o Parque Estadual da Ilha Anchieta é procurado pelos turistas que querem conhecer pessoalmente uma parte da história do Brasil. O Parque, que abriga a segunda maior ilha do litoral norte e a maior da cidade de Ubatuba - SP, reserva um mergulho pela história do país, além de ter aproximadamente quatro lindíssimas praias desertas e de águas cristalinas. Para chegar lá, você precisa pegar uma escuna na Praia da Enseada ou na Praia Saco da Ribeira, que ficam logo em frente à ilha. 

Conhecido também como PEIA, o Parque Estadual da Ilha Anchieta está nos registros da história brasileira desde a invasão européia no século 15. A ilha foi colonizada por portugueses, espanhóis e outros imigrantes da Europa, que viajavam pelo Oceano Pacífico em busca de terras. Acredita-se que naquela época existiam indígenas que viviam pela região até a chegada dos europeus. 

Em outro período, o Parque Estadual da Ilha Anchieta já serviu de prisão durante muitos anos. Hoje, sobraram apenas as ruínas desses períodos em meio à fauna e flora de Ubatuba - SP.

Se você curte passeios ecológicos, existem várias trilhas no meio da ilha, como a Trilha do Saco Grande ou a Trilha da Praia do Sul, que proporcionam contato direto com a natureza da região. Ao todo, a região possui mais de 17 km de Mata Atlântica e é uma área de proteção ambiental, com uma rica fauna e flora para os turistas conhecerem. Para fechar com chave de ouro, é possível também visitar as praias que existem na PEIA ou mergulhar com os golfinhos que circulam pela região. 

Se você estiver de passagem pela cidade de Ubatuba - SP, não deixe de visitar o Parque Estadual da Ilha Anchieta. Além de ser um local repleto de histórias, é também o ambiente perfeito para quem procura se reconectar com a natureza.

Perguntas frequentes