Praça Montevideu - Porto Alegre - RS

Pontos de embarque proximos a Praça Montevideu

Terminal Rodoviário de Porto Alegre - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70 - Centro Histórico (1.1km)
Estacionamento Haudi Park - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 127 - Centro Histórico (1.2km)

Sobre Praça Montevideu

A Praça Montevidéu é um logradouro da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. A praça está localizada no centro histórico da cidade, entre as ruas Sete de Setembro e Uruguai e o final da Avenida Borges de Medeiros, defronte ao Paço Municipal.

Sua consolidação como logradouro só se deu em 1855, com a expedição de certificados de desapropriação dos terrenos inclusos, processo encerrado em 1858, mas o espaço permaneceria sem urbanização ainda por sessenta anos. Em 1901, em seu limite norte, foi erguido o Paço Municipal, quando seu nome foi definido como Praça Municipal. O ajardinamento da praça, em 1927, foi obra do intendente Otávio Rocha, que mandou criar um canteiro verde em forma de elipse no centro. Em 1935, no centenário da Revolução Farroupilha, o canteiro recebeu uma fonte doada pela colônia espanhola, sendo o nome do logradouro mudado para Praça Montevidéu.

Na praça Montevidéu encontram-se a Fonte Talavera, a placa de Guilherme Socias Villela (ex-prefeito de Porto Alegre) e o marco zero da cidade.