Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Porto Alegre - RS

Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Paróquia São Jorge, Igreja Nossa Senhora das Dores, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Porto Alegre - RS.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Com mais de 100 anos de existência, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre - RS é um dos principais marcos do Centro Histórico da cidade.

A Catedral Metropolitana de Porto Alegre ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre fica no centro histórico da capital do Rio Grande do Sul. Na fachada do templo se destacam os mosaicos do frontispício, executados pela Academia de Mosaicos do Vaticano, representando a história da Igreja no estado. Já o interior possui uma notável elegância de proporções, e sua arquitetura forma atraentes padrões geométricos, intensificados pelos efeitos de iluminação interna.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Igreja Nossa Senhora das Dores

Tombada pelo IPHAN como patrimônio artístico e histórico, a Igreja Nossa Senhora das Dores em Porto Alegre - RS é o templo religioso mais antigo da capital.

Nave e capela-mor da Igreja Nossa Senhora das Dores de Porto Alegre - RS.
Nave e capela-mor da Igreja Nossa Senhora das Dores de Porto Alegre - RS.

A Igreja Nossa Senhora das Dores é uma igreja católica localizada na cidade de Porto Alegre, à Rua dos Andradas,587. É a mais antiga igreja da cidade ainda de pé. Sua construção se arrastou por muito tempo e o plano da fachada foi modificado quando ainda estava em obras, exibindo hoje um estilo eclético, mas o interior é ricamente decorado com talha dourada num estilo barroco tardio com elementos neoclássicos, além de possuir um importante grupo de estátuas barrocas de Cristo em tamanho natural representando o ciclo da Paixão.

Sede de antigas tradições religiosas e edifício de grande significado histórico e artístico, foi tombado em nível nacional pelo IPHAN.

Ver rotas de ônibus para Igreja Nossa Senhora das Dores

Santuário Mãe de Deus

Localizado no alto do Morro da Pedra Redonda, o Santuário Mãe de Deus é um patrimônio arquitetônico de Porto Alegre - RS.

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Madre de Deus é uma igreja católica localizada no topo do morro da Pedra Redonda, próximo à Estrada dos Alpes, em Porto Alegre - RS. O projeto do templo foi feito em 1987, mas sua construção atrasou por conta de preocupações de ordem ambiental. Sua pedra fundamental só foi lançada em 16 de agosto de 1992, sendo consagrada pelo arcebispo de Colônia, o Cardeal Joachim Meisner. A construção foi concluída em junho de 2000, integrando-se às comemorações do Terceiro Milênio.

Com 700 m² de área construída, o Santuário Mãe de Deus é dividido em dois pavimentos, com estrutura de aço, tijolos e vidro de linhas arrojadas. Possui uma série de vitrais ilustrativos do Antigo Testamento e dos Sacramentos, e uma grande estátua da Padroeira, vinda da Itália e esculpida em madeira de tília. É um santuário muito procurado também pelas belezas ecológicas e pela espetacular vista de 360 graus de Porto Alegre e cidades adjacentes, incluindo o estuário Guaíba e a entrada da Lagoa dos Patos.

Além disso, o complexo do Santuário compreende um campanário independente para o grande público que comparece nas ocasiões festivas e romarias.

Ver rotas de ônibus para Santuário Mãe de Deus

Igreja do Santíssimo Sacramento

Verdadeiro museu de estilo neogótico e obras de arte, a Igreja do Santíssimo Sacramento de Porto Alegre - RS é uma das mais tradicionais na capital gaúcha.

A Igreja do Santíssimo Sacramento e de Santa Teresinha de Lisieux é uma igreja católica localizada em Porto Alegre, no Brasil. Construída a partir de 1924 em um estilo neogótico refinado, contém várias obras de arte em seu interior e é uma das atrações turísticas da cidade.

Ver rotas de ônibus para Igreja do Santíssimo Sacramento

Igreja de Santo Antônio do Partenon

Com mais de 100 anos de existência, a Igreja de Santo Antônio do Partenon em Porto Alegre - RS atrai muitos fiéis e devotos para momentos de oração.

A Igreja de Santo Antônio do Partenon é um templo católico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Localizada na rua Luís de Camões, é o centro de uma tradicional festividade dedicada à Santo Antônio de Lisboa.

Com proporções arquitetônicas harmoniosas e amplas, a igreja foi construída em estilo eclético, com predominância de traços românicos na fachada. No interior, alguns elementos decorativos se destacam, como a série de ricos vitrais fabricados na França ilustrando cenas da vida de Jesus e Santo Antônio, uma interessante peça de talha em madeira em estilo neogótico e uma grande estátua de Nossa Senhora da Paz.

Outro ponto de atração da igreja é a tumba do Frei Antônio de Caxias (1892-1987), figura conhecida na paróquia por sua benevolência e zelo apostólico, a quem se atribuem muitas curas e bênçãos, e onde devotos depositam inúmeros presentes como forma de agradecimento por graças alcançadas.

Ver rotas de ônibus para Igreja de Santo Antônio do Partenon

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, a Igreja Nossa Senhora do Rosário fica no centro histórico de Porto Alegre - RS e é visitada por muitos turistas.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como Igreja do Rosário, é uma igreja católica localizado no centro histórico da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. É um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, junto com seu acervo.

Ver rotas de ônibus para Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Paróquia de São Pedro

Nave e capela-mor na Paróquia de São Pedro em Porto Alegre - RS.
Nave e capela-mor na Paróquia de São Pedro em Porto Alegre - RS.

A Igreja São Pedro é um templo pertencente à Igreja Católica localizado na Avenida Cristóvão Colombo 1629, em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Ver rotas de ônibus para Paróquia de São Pedro