AquaRio

O AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, garante uma aventura incrível para toda a família no Rio de Janeiro, com mais de 350 espécies aquáticas.

AquaRio no Rio de Janeiro - RJ é o maior aquário marinho da América do Sul.
AquaRio no Rio de Janeiro - RJ é o maior aquário marinho da América do Sul.

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro - RJ, mais conhecido como AquaRio, é um aquário público que fica no bairro da Gamboa, no centro da cidade do Rio. Com uma área construída de cerca de 26 mil m² e capacidade de 4,5 milhões de litros de água salgada, o AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul. 

O AquaRio foi inaugurado em 2016 e construído durante a execução do projeto Porto Maravilha, uma operação urbana para revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro. Atualmente, o aquário conta com 28 recintos distribuídos em 5 andares, que abrigam cerca de 5 mil animais de 350 espécies diferentes, como lagostas, cavalos-marinhos, águas-vivas, tubarões, peixe-palhaço, entre outras. Além de proporcionar uma experiência única aos visitantes, um dos objetivos AquaRio é estimular a conservação das espécies animais e trazer à tona a conscientização sobre as ações que podem ajudar o meio ambiente.

Diversas atrações interativas tornam a visita fascinante para todas as idades, como o observatório, túnel que passa no meio de um dos maiores tanques do AquaRio. Entre as outras experiências que o aquário oferece, destacam-se o Mergulho no Tanque e a Visita aos Bastidores - todas as atividades proporcionam a sensação de estar bem perto dos animais, o que encanta os visitantes.

O aquário também conta com um café, uma loja de souvenir e alguns museus, como o da Ciência e do Surf. Para quem procura um passeio divertido e interativo no Rio de Janeiro, ideal para as crianças, o AquaRio é a opção perfeita!

Ver rotas de ônibus para AquaRio

Aquário de São Paulo

Considerado o primeiro aquário temático de toda a América Latina, o Aquário de São Paulo - SP é uma ótima opção de passeio e diversão para toda a família.

Aquário de São Paulo  - SO foi o primeiro da América Latina.
Aquário de São Paulo - SO foi o primeiro da América Latina.

O Aquário de São Paulo é um oceanário que fica localizado na região do Ipiranga, zona sudeste da cidade de São Paulo - SP. Foi inaugurado em 2006 e é o primeiro aquário temático a ser construído na América Latina.

Hoje em dia o local conta com um total de 15.000m² e 4 milhões de litros de água, onde habitam milhares de animais e centenas de espécies. Além disso, o Aquário de São Paulo é responsável por contribuir com diversos projetos de conservação e preservação, o que permite os animais viverem em ambientes muito semelhantes ao hábitat natural.

Na época em que o aquário foi inaugurado existia apenas um setor, com área total de 3 mil m², 25 tanques e aquários que faziam a exibição de espécies de mamíferos, peixes e répteis de diversos ecossistemas brasileiros, como o Pantanal, a bacia hidrográfica do Rio Tietê e a Floresta Amazônica. Em 2008 aconteceu a primeira ampliação da instituição, com a construção do "Mundo Marinho" e adoção de diversos tipos de tubarões, peixes, pinguins e raias.

De lá pra cá, o Aquário de São Paulo passou por diversas mudanças e foi dividido por setores. Quem visita o local tem a oportunidade de ver espécies animais de diversos lugares do mundo, divididos por regiões como África, Indonésia, Austrália, Amazônia, Pantanal e Patagônia. 

Entre as diversas atrações, os destaques vão para o Tanque dos Tubarões, a Lagoa dos Jacarés, o Pinguinário, o Recinto dos Ursos Polares e o Recinto dos Cangurus. Além disso, o Aquário de São Paulo proporciona experiências exclusivas como o Mergulho das Sereias, o passeio de carrinho pelo Vale dos Dinossauros no Jurassic Aquarium, ver de perto um igarapé da Amazônia ou a réplica de um submarino.

O Aquário de São Paulo também conta com uma infraestrutura completa, com lanchonete e lojinha de souvenir. Se você está de viagem para São Paulo - SP, principalmente com crianças, não deixe de visitar o oceanário e aproveitar o momento em família!

Ver rotas de ônibus para Aquário de São Paulo

Aquário Municipal de Santos

Pioneiro em projetos de preservação do mar e de animais marinhos, Aquário Municipal de Santos - SP é o mais antigo do país e abriga cerca de mil animais.

Fachada do Aquário Municipal de Santos - SP.
Fachada do Aquário Municipal de Santos - SP.

Inaugurado em 1945, o Aquário Municipal de Santos - SP foi o primeiro do Brasil e é um passeio obrigatório pra quem visita a cidade. Sucesso entre crianças, turistas e moradores, o aquário recebe quase meio milhão de pessoas por ano. Com cerca de mil animais de mais de 120 espécies diferentes, o local é pioneiro em projetos de preservação do oceano e de animais marinhos.

Pelos corredores do Aquário Municipal de Santos, que ocupa uma área de 3.000 m², os visitantes se encantam com os peixes que ficam em evidência em tanques iluminados. Raias-prego, garoupas e salemas são algumas espécies que podem ser vistas no Tanque Oceânico. Em outros ambientes, pinguins, tubarões, tartarugas e crustáceos fazem a alegria dos turistas, sem contar no peixe-palhaço e cirurgião-patela, espécies do filme “Procurando Nemo” e que são os preferidos da criançada.

Além dessa diversidade, o Aquário Municipal de Santos realiza um importante trabalho de preservação, resgate e recuperação de animais marinhos. Aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis são tratados em um laboratório com o objetivo de se recuperem e retornem ao seu habitat natural - quando o retorno não é possível, os animais são integrados ao aquário e ficam expostos ao público.

No total, são 32 tanques, contendo mais de 1 milhão de litros de água doce e salgada, todos com cenografia que reproduzem os ambientes naturais dos animais, o que vai proporcionar uma verdadeira imersão aquática quando você estiver no Aquário Municipal na sua próxima viagem para Santos!

Ver rotas de ônibus para Aquário Municipal de Santos

Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba é um aquário localizado em Ubatuba, com a missão de preservar e difundir a biodiversidade. O local conta com tanques e ambientes com animais de água doce e salgada, e um dos espaços busca permitir a compreensão de ecossistemas, como mangue e recifes de corais.

Ver rotas de ônibus para Aquário de Ubatuba

Aquário Natural

Parte do Rio Baía Bonita, o Aquário Natural de Bonito - MS é um local para passeios de flutuação, ideal para contemplar espécies de peixes em águas cristalinas.

Aquário Natural de Bonito - MS

Ver rotas de ônibus para Aquário Natural