Rua XV de Novembro em Curitiba - PR foi o primeiro calçadão do país.

Rua XV de Novembro - Curitiba - PR

Ônibus para Terminal Rodoviário de Curitiba 1.4km de Rua XV de Novembro - Curitiba - PR

Pontos de embarque proximos a Rua XV de Novembro

Terminal Rodoviário de Curitiba - Av. Presidente Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico (1.4km)
Posto 2 Irmãos - Rua Plácido de Castro, 1004 - Jardim Botânico (3.1km)

Sobre Rua XV de Novembro

Rua XV de Novembro é um dos logradouros mais importantes do município de Curitiba, a capital do estado do Paraná. Também é conhecida como Rua das Flores em seu trecho turístico, entre a Avenida Luiz Xavier e a Rua Presidente Faria, cujo pavimento é exclusivamente de petit-pavè, tornando-se a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, implantada e inaugurada em 1972.

A via começa no Centro da cidade e após o fim do "calçadão", na esquina com a Rua Presidente Faria, a rua mantém seu espaço para os carros, estendendo-se até o bairro do Alto da XV.

Em seu trecho turístico, é caracterizada por edifícios e sobrados centenários, com bares, lojas e restaurantes e canteiros de flores em toda a sua extensão. Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida e ao final do calçadão esta localizado uma das principais entidades do estado: a Associação Comercial do ParanáA Rua das Flores/Rua XV de Novembro é um patrimônio tombada como Paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974.