Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Curitiba - PR

Jardim Botânico de Curitiba, Shopping Estação, Palladium Curitiba, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Curitiba - PR.

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba - PR é o principal ponto turístico da capital paranaense e foi eleito uma das sete maravilhas do Brasil.

O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Richbieter é um dos principais pontos turísticos de Curitiba - PR. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. O local possui uma área total de 278 mil m², incluindo um bosque com Mata Atlântica preservada.

Ver rotas de ônibus para Jardim Botânico de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba é um tradicional mercado público da capital do estado brasileiro do Paraná. Com ampla variedade, ali são comercializados desde carnes e peixes a picolés asiáticos, porém, seus principais itens são frutas, produtos orgânicos, além de doces, chocolates, presentes e artesanato. Sua praça de alimentação conta com vários restaurantes, que servem desde comidas típicas brasileiras a alimentos de preparação asiática.

Ver rotas de ônibus para Mercado Municipal de Curitiba

Parque Barigui

Com mais de 140 hectares, o Parque Barigui é o maior de Curitiba - PR. O local oferece estrutura para passear de bicicleta ou fazer uma caminhada durante o dia.

O Parque Barigui é um parque urbano de Curitiba - PR, considerado um dos maiores e mais antigos parques da cidade. O local possui uma via pública que corta o ambiente em duas áreas: de um lado existe um bosque e trilhas no meio da mata, e do outro um lago, que é habitado por animais como jacarés, aves e capivaras.

Ver rotas de ônibus para Parque Barigui

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - PR.
Museu Oscar Niemeyer em Curitiba - PR.

O Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho ou MON) é um museu de arte que está localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil m² (dos quais 19 mil são dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.

O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica. Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como "Museu do Olho", devido ao design de seu edifício e como "MON", abreviatura para Museu Oscar Niemeyer.

A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.

Ver rotas de ônibus para Museu Oscar Niemeyer

Ópera de Arame

Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.

As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foi montada em apenas 75 dias e inaugurada em 18 de março de 1992. Passou por uma reforma para manutenção e melhorias na segurança, concluída em meados de 2006. O auditório tinha capacidade física para 2,1 mil espectadores, mas após a reforma de 2006, limitou-se a entrada para um máximo de mil pessoas (a capacidade total é de 1.572 espectadores), visando a preservação da estrutura. Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

Ver rotas de ônibus para Ópera de Arame

Parque Tanguá

Localizado em Curitiba - PR, o Parque Tanguá é um dos mais procurados pelos turistas na capital paranaense, com mais de 235.000 m² de área verde.

O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Com 235.000 m², localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Possui dois lagos, um túnel artificial e outros espaços para lazer e esportes como ciclovia, pista de corrida e lanchonete, tudo cercado por uma área verde composta de bromélias, araucárias, canela, aroeira, entre ouras espécies.

Na área superior do Parque localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998. Anexo ao jardim que homenageia o artista local Poty Lazzarotto está uma outra atração do parque: um mirante a 65m do lago da área inferior.

Ver rotas de ônibus para Parque Tanguá