1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. PR
  5. Curitiba
  6. Museu do Holocausto de Curitiba - Curitiba - PR

Museu do Holocausto de Curitiba - Curitiba - PR

Nota 4,6 (1.968 pessoas)
Fechado agora
(41) 3093-7461

Sobre Museu do Holocausto de Curitiba

O Museu do Holocausto de Curitiba é um museu localizado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Inaugurado em 20 de novembro de 2011, é o primeiro dessa temática no Brasil, tendo objetivo de recordar o Holocausto através da memória das vítimas e sobreviventes, além de utilizá-lo como exemplo na luta contra o ódio, a intolerância, o racismo e o preconceito. Idealizado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, o museu foi erguido num espaço de cerca de 400 m², junto ao Centro Israelita do Paraná, no prédio da nova sinagoga Beit Yaacov, no centro da capital paranaense.

Com uma vocação totalmente educativa e pedagógica, o Museu do Holocausto de Curitiba promove visitas guiadas a grupos escolares de colégios públicos e particulares em tours especiais e também conta com o uso de recursos tecnológicos e interativos que o ajuda a contar histórias de vítimas da perseguição nazista, principalmente os judeus. Uma lista completa dos nomes dos Justos entre as nações também faz parte do acervo.A ideia do projeto do Museu do Holocausto de Curitiba surgiu do empresário Miguel Krigsner, presidente da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov. Filho e genro de sobreviventes do Holocausto, Miguel Krigsner contou com a parceria de uma empresa localizada em São Paulo.

Entre novembro de 2009 e 2011, foi realizada toda a pesquisa histórica e a partir de março de 2011, começou a execução do projeto. Instituições nacionais e internacionais ligadas à memória, educação e pesquisa do holocausto, contribuíram com material audiovisual, incluindo o Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Washington, a Shoah Foundation, o Museu de Auschwitz, de Majdanek, o Memorial da Shoah em Paris, o Instituto Cultural Soto Delatorre, dentre outros. A cerimônia oficial de abertura do museu foi realizada em 20 de novembro de 2011 e a solenidade contou com a presença da então ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; do governador do Estado do Paraná; do embaixador do Estado de Israel no Brasil; e do então prefeito de Curitiba, e cerca de 800 pessoas participaram da cerimônia, além de sobreviventes e familiares de sobreviventes do holocausto.

Perguntas frequentes