Forte de Copacabana, Forte de São Mateus, Fortaleza de Santa Cruz da Barra, entre outros. Dicas sobre melhores fortes no Rio de Janeiro.
Forte de Copacabana
Localizado na praia mais famosa do Rio de Janeiro - RJ, o Forte de Copacabana é um Patrimônio Histórico e Cultural que recebe milhares de turistas diariamente.
Vista aérea do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro - RJ.
O Forte de Copacabana está localizado na ponta da praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Conhecido por abrigar o Museu Histórico do Exército, o local recebe um fluxo de 10 mil visitantes por mês e é um dos mais belos cartões-postais da cidade, que proporciona uma vista incrível da orla de Copacabana.
A obra foi inaugurada em 1914 pelo Marechal Hermes da Fonseca, o então Presidente da República da época. Além disso, o Forte de Copacabana foi considerado como a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo. Hoje é um Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro.
O Pórtico de entrada e a Praça das Armas foram projetos de Wolmer da Silveira, erguidos de 1918 a 1920. A construção possui alojamento para a guarda, banheiros e uma pequena reserva para munição e armamento. Já no Museu Histórico é possível ver de perto todo um acervo que conta a história do Brasil e de fatos ligados ao período colonial, sob a visão do Exército. Vale a pena ver de perto também o Salão República e o Gabinete de Curiosidades.
O Forte de Copacabana é um dos charmes do Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer. O turista pode escolher entre a visita restrita às áreas externas ou a completa, com o interior do forte e o Museu Histórico.
Com exposições, atividades culturais e a famosa fortificação, você ainda aproveita tudo isso acompanhado de um cafezinho na Confeitaria Colombo, que está localizada dentro da área reservada para o Forte e é uma das mais tradicionais do Rio. Existe também a opção do Café 18 do Forte.
Aproveite para ter uma visão privilegiada das principais paisagens do Rio de Janeiro durante sua viagem à Cidade Maravilhosa!
Patrimônio histórico e cultural, o Forte de São Mateus em Cabo Frio - RJ possui mais de 400 anos de história e chega a atrair cerca de 85 mil turistas por ano.
O Forte de São Mateus é um dos pontos turísticos mais visitados em Cabo Frio - RJ.
Localizado na cidade de Cabo Frio - RJ, mais especificamente na Praia do Forte, o Forte de São Mateus é um dos cartões-postais da cidade e chama a atenção dos turistas. Anteriormente chamado de Forte de Santo Inácio, o então Forte de São Mateus é considerado um Patrimônio Histórico Nacional e foi construído com o objetivo de proteger a costa dos ataques franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região, em razão da imensa quantidade de pau-brasil que existia por lá. Hoje, o Forte chega a receber 85 mil turistas por ano e é a razão do nome da praia mais famosa de Cabo Frio.
O Forte de São Mateus já foi palco de grandes batalhas, que o deixou em ruínas. O Forte teve que ser erguido novamente no século 17, entre os anos de 1616 - 1620 e a partir daí, passou a se chamar de Forte de São Mateus, com uma arquitetura bem diferente das construções comuns do período colonial. Ainda hoje é possível ver alguns canhões que datam da época das grandes batalhas travadas no local. Um fato bem curioso da construção do Forte é que foi utilizado óleo de baleia e cal para fazer a ligação das pedras.
O local é considerado referência em beleza arquitetônica e é um dos pontos turísticos mais visitados da região do Cabo Frio. O Forte possui uma das vistas mais bonitas da região; dos mirantes da fortaleza, dá para observar toda a orla da Praia do Forte, o Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês. O Forte também abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.
Se você planeja visitar ou está com viagem marcada para Cabo Frio - RJ, com certeza o Forte de São Mateus deve fazer parte do seu roteiro de viagem.
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra em Niterói - RJ é um local histórico do Brasil, com mais de 7 mil metros quadrados e uma vista privilegiada para a região.
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra fica no lado oriental da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, em Niterói - RJ. O local foi a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e serviu como porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Atualmente é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército.
Com uma área construída de 7.153 metros quadrados, o conjunto apresenta uma estrutura onde podem ser identificados três períodos de arquitetura militar: o primeiro, remontando ao século XVII, com trechos das primitivas muralhas; o segundo, caracterizado pela reconstrução no século XVIII, salientando-se trechos das muralhas, as guaritas, as celas dos calabouços e a cisterna; e o terceiro, da segunda metade do século XIX, representado pelo chamado Salão de Pedras.
O local atrai uma média de 3.500 visitantes por mês em visitas guiadas de hora em hora. Para o visitante recomenda-se apreciar o Relógio de Sol, a Capela de Santa Bárbara, as masmorras, a chamada Cova da Onça, o Pátio da Cisterna, a Galeria 25 de Março, o Salão de Pedra, as baterias de artilharia, o farol, o mastro da bandeira e a vista privilegiada da barra e da cidade do Rio de Janeiro.
O Forte Defensor Perpétuo é uma construção localizada em Paraty - RJ e que foi erguida no ano de 1793, no primeiro núcleo de povoamento da cidade, chamado Vila de São Roque. O forte foi construído com o intuito de proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, bem como a produção de açúcar da região.
O Forte de Duque de Caxias é uma das fortalezas militares mais antigas do Rio de Janeiro - RJ e garante uma visão privilegiada da cidade.
Visão aérea do Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro - RJ.
O Forte Duque de Caxias, mais conhecido também como Forte do Leme, foi originalmente construído entre 1776 e 1799, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Considerado umas das fortalezas mais antigas do Rio de Janeiro, o Forte Duque de Caxias está localizado no alto do Morro do Leme e possui uma das vistas mais privilegiadas da capital fluminenses. Antigamente era chamado de Forte do Vigia ou da Espia, pois não contava com artilharia e servia como meio de alerta para as outras fortificações a respeito da chegada de navios invasores ao Rio de Janeiro.
Hoje, o Forte Duque de Caxias é um ponto turístico que proporciona uma vista incrível da Cidade Maravilhosa e que possui algumas atrações turísticas interessantes como o Memorial a Caxias, galerias com exposições fixas sobre a história do Forte, exibição de filmes e espaço para a realização de exposições temporárias.
Como a fortaleza se encontra dentro da Área de Proteção Ambiental do Leme, a visita ao Forte Duque de Caxias no Rio de Janeiro proporciona um passeio de contato com a natureza, uma vez que o Forte é cercado pela vegetação da Mata Atlântica. Inclusive, a trilha para chegar ao local é cercada de macaquinhos e pássaros até chegar ao Forte e é muito disputada entre os turistas. Na chegada ao Forte, a vista é espetacular, com visão panorâmica para os principais pontos turísticos do Rio. Para quem deseja unir natureza, história e um visual incrível, o Forte Duque de Caxias deve fazer parte do roteiro turístico!