Forte de Santo Antônio da Barra, Forte de Copacabana, Fortaleza de São José da Ponta Grossa, entre outros. Dicas sobre melhores fortes no Brasil.
Forte de Santo Antônio da Barra
Conhecido como Farol da Barra, o Forte de Santo Antônio da Barra fica em Salvador - BA. A construção feita pelos militares é uma das mais antigas das Américas.
O Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente chamado de Farol da Barra, é uma fortificação localizada na ponta do Padrão (atual Largo do Farol da Barra) em Salvador - BA. De acordo com a Marinha do Brasil, é a primeira edificação militar do país, sendo seu farol o mais antigo das Américas.
Localizado na praia mais famosa do Rio de Janeiro - RJ, o Forte de Copacabana é um Patrimônio Histórico e Cultural que recebe milhares de turistas diariamente.
Vista aérea do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro - RJ.
O Forte de Copacabana está localizado na ponta da praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Conhecido por abrigar o Museu Histórico do Exército, o local recebe um fluxo de 10 mil visitantes por mês e é um dos mais belos cartões-postais da cidade, que proporciona uma vista incrível da orla de Copacabana.
A obra foi inaugurada em 1914 pelo Marechal Hermes da Fonseca, o então Presidente da República da época. Além disso, o Forte de Copacabana foi considerado como a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo. Hoje é um Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro.
O Pórtico de entrada e a Praça das Armas foram projetos de Wolmer da Silveira, erguidos de 1918 a 1920. A construção possui alojamento para a guarda, banheiros e uma pequena reserva para munição e armamento. Já no Museu Histórico é possível ver de perto todo um acervo que conta a história do Brasil e de fatos ligados ao período colonial, sob a visão do Exército. Vale a pena ver de perto também o Salão República e o Gabinete de Curiosidades.
O Forte de Copacabana é um dos charmes do Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer. O turista pode escolher entre a visita restrita às áreas externas ou a completa, com o interior do forte e o Museu Histórico.
Com exposições, atividades culturais e a famosa fortificação, você ainda aproveita tudo isso acompanhado de um cafezinho na Confeitaria Colombo, que está localizada dentro da área reservada para o Forte e é uma das mais tradicionais do Rio. Existe também a opção do Café 18 do Forte.
Aproveite para ter uma visão privilegiada das principais paisagens do Rio de Janeiro durante sua viagem à Cidade Maravilhosa!
Patrimônio histórico e cultural, o Forte de São Mateus em Cabo Frio - RJ possui mais de 400 anos de história e chega a atrair cerca de 85 mil turistas por ano.
O Forte de São Mateus é um dos pontos turísticos mais visitados em Cabo Frio - RJ.
Localizado na cidade de Cabo Frio - RJ, mais especificamente na Praia do Forte, o Forte de São Mateus é um dos cartões-postais da cidade e chama a atenção dos turistas. Anteriormente chamado de Forte de Santo Inácio, o então Forte de São Mateus é considerado um Patrimônio Histórico Nacional e foi construído com o objetivo de proteger a costa dos ataques franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região, em razão da imensa quantidade de pau-brasil que existia por lá. Hoje, o Forte chega a receber 85 mil turistas por ano e é a razão do nome da praia mais famosa de Cabo Frio.
O Forte de São Mateus já foi palco de grandes batalhas, que o deixou em ruínas. O Forte teve que ser erguido novamente no século 17, entre os anos de 1616 - 1620 e a partir daí, passou a se chamar de Forte de São Mateus, com uma arquitetura bem diferente das construções comuns do período colonial. Ainda hoje é possível ver alguns canhões que datam da época das grandes batalhas travadas no local. Um fato bem curioso da construção do Forte é que foi utilizado óleo de baleia e cal para fazer a ligação das pedras.
O local é considerado referência em beleza arquitetônica e é um dos pontos turísticos mais visitados da região do Cabo Frio. O Forte possui uma das vistas mais bonitas da região; dos mirantes da fortaleza, dá para observar toda a orla da Praia do Forte, o Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês. O Forte também abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.
Se você planeja visitar ou está com viagem marcada para Cabo Frio - RJ, com certeza o Forte de São Mateus deve fazer parte do seu roteiro de viagem.
O Forte de São João de Bertioga, também chamado Forte de São Tiago, variando com o orago da vila anexa de Bertioga, é uma antiga fortificação portuguesa, primeiramente edificada em 1560, durante o tempo do Brasil Colônia. Localiza-se na barra de Bertioga, em terra continental, fronteiro à ilha de Santo Amaro, no litoral do estado brasileiro de São Paulo, no extremo oposto da Fortaleza de São Felipe, no Guarujá, com a qual cruzava fogos, protegendo o acesso do canal do “Rio Bertioga”.
A fortificação sofreu uma série de reformas ao longo do tempo, sobretudo no século 18, e a última foi em 2001, das quais resulta a edificação atual. O espaço presentemente funciona como equipamento cultural, sendo desde 2014 rodeado pelo Parque dos Tupiniquins.
Local muito visitado em Salvador - BA, a Ponta de Humaitá encanta com um conjunto arquitetônico formado por templos e casarões antigos e vista para o mar.
A Ponta de Humaitá, na Península de Itapagipe, em Salvador, abriga um conjunto arquitetônico formado pela Igreja e Mosteiro de Monte Serrat, o antigo Iate Clube do bairro, casas no estilo do século 19 e o Farol de Monte Serrat, construído no começo do século 20 para guiar as embarcações que passavam pela região.
No dia 8 de março, o espaço costuma ser palco da festividade do Presente de Iemanjá de Humaitá, na qual baianas e populares levam oferendas e pedidos à orixá considerada rainha das águas. Além disso, reformas feitas nos últimos anos incluíram à estrutura do local quadras e áreas destinadas para contemplação e rodas de capoeira.