O Palácio da Alvorada visto à noite em Brasília - DF e a escultura As Iaras, de Alfredo Ceschiatti
  1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. DF
  5. Brasília
  6. Palácio da Alvorada - Brasília - DF

Palácio da Alvorada - Brasília - DF

Ícone da arquitetura modernista no país, o Palácio da Alvorada está às margens do Lago Paranoá em Brasília - DF e é residência oficial da Presidência.

  1. Ônibus para Rodoviária Interestadual 14.2km de Palácio da Alvorada - Brasília - DF

  2. Ônibus para Estação Central - Gama 36.4km de Palácio da Alvorada - Brasília - DF

Pontos de embarque proximos a Palácio da Alvorada

Brasília Shopping - Via N2 - Setor Comercial Norte (7.3km)
Rodoviária Interestadual - SMAS, Trecho 4, Conjunto 5, 6, sn - Asa Sul (14.2km)
Estação Central - Gama - Terminal Rodoviário - St. Central, DF, 72404-150, sn - Gama (36.4km)

Sobre Palácio da Alvorada

Localizado na cidade de Brasília - DF o Palácio da Alvorada é, oficialmente, o local onde o Presidente da República do Brasil reside durante todo o seu mandato. Localizado às margens do Lago Paranoá, o Palácio foi a primeira construção da cidade de Brasília em 1958. O projeto arquitetônico é do famoso arquiteto Oscar Niemeyer e é considerado uma das mais belas e importantes construções de arquitetura moderna do Brasil; além de fazer parte da península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. 

O Palácio da Alvorada possui arquitetura horizontal que remete às antigas construções de fazenda do Brasil colonial, Considerado uma verdadeira obra de arte, o espelho d'água ao redor do Palácio resulta em uma imagem que impressiona por conta do seu aspecto "infinito".

Para quem sempre teve a curiosidade de saber onde o Presidência do Brasil mora, é possível fazer um tour guiado pelas principais dependências do Palácio da Alvorada, que é uma verdadeira viagem pelas histórias da presidência brasileira. O tour é guiado por profissionais qualificados, para que os visitantes conheçam um pouco sobre sua história - lembrando que as dependências íntimas não são acessadas.

A segurança do local costuma ser bastante rigorosa, principalmente antes de entrar no ônibus que leva os grupos ao tour; todos os visitantes passam por revista e detector de metal, o que é bem apropriado para o tipo de visita. O tour costuma ser de 30 minutos e no percurso os visitantes conhecem as grandes salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina.

Além das dependências, os vistantes podem ver de perto grandes obras de arte que estão no local, de artistas como Tarsila do Amaral, Ceschinatti e Athos Bulcão. Se você pretende visitar ou já está com viagem marcada para Brasília - DF, não deixe de conhecer o Palácio da Alvorada. Você não vai se arrepender!

Perguntas frequentes