Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores igrejas em Brasília - DF

Catedral Metropolitana de Brasília, Ermida Dom Bosco, Santuário São João Bosco, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Brasília - DF.

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília - DF é um templo católico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, considerado um cartão-postal da capital do país.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida popularmente como Catedral Metropolitana de Brasília, é uma igreja que fica localizada no Eixo Monumental, perto da Esplanada dos Ministérios. Sua arquitetura foi desenvolvida pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer; uma curiosidade é que foi a partir da obra da Catedral que Niemeyer venceu o Prêmio Pritzker, uma das mais importantes premiações da arquitetura. A Catedral é considerada por muitos a grande obra-prima do artista e segue o estilo moderno futurista. Com capacidade para 4000 pessoas, hoje a Catedral é considerada o grande cartão-postal da capital federativa do país.

Ao chegar na Catedral, você irá se deparar com 4 esculturas feitas em bronze: uma representação dos Quatro Evangelistas. A Catedral possui quatro sinos grandes pendurados ao lado de fora da catedral e são sustentados por um campanário de aproximadamente 20m de altura, doados por espanhóis trazidos da cidade de Miranda de Ebro. Em sua entrada, você encontra um pilar com diversas passagens sobre a vida da mãe de Jesus, Maria, além de passagens bíblicas pintadas por Athos Bulcão. Outra curiosidade que chama a atenção na Catedral é a réplica da escultura Pietá, de Michelangelo; é a primeira réplica milimetricamente igual à original e foi abençoada pelo Papa João Paulo II.

A Catedral Metropolitana de Brasília também dispõe de uma piscina refletora, conhecida como Espelho D'Água, de aproximadamente 12m de largura e 40cm de profundidade. Essa piscina fica em torno da Catedral e seu intuito é ajudar a resfriar o prédio; além de deixar a paisagem ainda mais bonita. Outro ponto que chama a atenção na Catedral é a sua Cripta revestida de mármore negro, que possui uma foto do Santo Sudário em tamanho real.

A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Brasília - DF e é o maior ícone religioso da região. Se você estiver com tempo, recomendamos que você realize duas visitas em diferentes horários do dia; a cada hora os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. À noite, a Catedral ganha uma iluminação especial e fica ainda mais linda! Vale a pena adicionar este ponto turístico ao seu roteiro e conferir de pertinho a grandiosidade dessa importante obra brasileira!

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de Brasília

Santuário São João Bosco

Considerado uma das 7 Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília - DF, o Santuário São João Bosco é um dos cartões-postais religiosos mais famosos da cidade.

Localizado na área central do Plano Piloto em Brasília - DF, o Santuário São João Bosco é um dos templos religiosos mais famosos e visitados da capital federal. O Santuário homenageia o padroeiro da capital federal, São João Belchior Bosco. Sendo um dos cartões-postais de Brasília, o Santuário vai muito além de um templo religioso, ele é uma verdadeira obra arquitetônica quee encanta seus visitantes.

O Santuário São João Bosco, que foi finalizado em 1970, é uma das obras arquitetônicas mais bonitas de Brasília. Obra do arquiteto Carlos Alberto Naves, o Santuário possui características da arquitetura moderna. Mas é dentro do Santuário, onde se realizam as missas, batizados e casamentos, que a magia acontece. Com um belo lustre de 3,5m de altura e 7.400 peças de vidro murano simbolizando Jesus Cristo, a beleza da igreja impressiona. Como se não bastasse esse lustre luxuoso e belíssimo, o Santuário possui vitrais com 12 tonalidades diferentes de azul, que tornam o lugar ainda mais lindo. O azul predomina no Santuário, junto com seu altar. Além disso, na sua parte interior, o Santuário abriga a réplica oficial da urna onde está sepultado São João Belchior Bosco. A urna oficial fica em Turim, na Itália. 

Em 2008, o Santuário São João Bosco foi eleito pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), que tem sede em Barcelona, como uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília. A partir desse título, o Governo do Distrito Federal incluiu o Santuário na rota turística da capital federal. Além disso, o Santuário São João Bosco está inserido também na Rota da Paz, um tour virtual que foi lançado na internet para comemorar os 50 anos de Brasília. Se você for visitar Brasília - DF, a indicação é que você visite também o Santuário São João Bosco, uma das igrejas brasileiras mais bonitas que você poderá conhecer.

Ver rotas de ônibus para Santuário São João Bosco

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, foi o primeiro templo católico em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958.

Após a pedra fundamental em 26 de outubro de 1957, a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek, feita em agradecimento pela cura sua filha Márcia.

Ver rotas de ônibus para Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Catedral Militar Rainha da Paz

A Catedral Militar Rainha da Paz de Brasília - DF foi projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991.

A Catedral Militar da Rainha da Paz é uma catedral católica localizada no canteiro central entre as vias N1 e S1 do Eixo Monumental de Brasília, próximo ao Setor Militar Urbano (SMU). Pertence ao Ordinariado Militar do Brasil. Foi projetada por Oscar Niemeyer e é uma das poucas construções do canteiro do Eixo Monumental Oeste.

Ver rotas de ônibus para Catedral Militar Rainha da Paz