Ponte com Ônibus da Buser andando

Melhores pontos turísticos em Brasília - DF

Santuário São João Bosco, Santuário de Schoenstatt, Paróquia Nossa Senhora da Esperança, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Brasília - DF.

Santuário São João Bosco

Considerado uma das 7 Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília - DF, o Santuário São João Bosco é um dos cartões-postais religiosos mais famosos da cidade.

Localizado na área central do Plano Piloto em Brasília - DF, o Santuário São João Bosco é um dos templos religiosos mais famosos e visitados da capital federal. O Santuário homenageia o padroeiro da capital federal, São João Belchior Bosco. Sendo um dos cartões-postais de Brasília, o Santuário vai muito além de um templo religioso, ele é uma verdadeira obra arquitetônica quee encanta seus visitantes.

O Santuário São João Bosco, que foi finalizado em 1970, é uma das obras arquitetônicas mais bonitas de Brasília. Obra do arquiteto Carlos Alberto Naves, o Santuário possui características da arquitetura moderna. Mas é dentro do Santuário, onde se realizam as missas, batizados e casamentos, que a magia acontece. Com um belo lustre de 3,5m de altura e 7.400 peças de vidro murano simbolizando Jesus Cristo, a beleza da igreja impressiona. Como se não bastasse esse lustre luxuoso e belíssimo, o Santuário possui vitrais com 12 tonalidades diferentes de azul, que tornam o lugar ainda mais lindo. O azul predomina no Santuário, junto com seu altar. Além disso, na sua parte interior, o Santuário abriga a réplica oficial da urna onde está sepultado São João Belchior Bosco. A urna oficial fica em Turim, na Itália. 

Em 2008, o Santuário São João Bosco foi eleito pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), que tem sede em Barcelona, como uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília. A partir desse título, o Governo do Distrito Federal incluiu o Santuário na rota turística da capital federal. Além disso, o Santuário São João Bosco está inserido também na Rota da Paz, um tour virtual que foi lançado na internet para comemorar os 50 anos de Brasília. Se você for visitar Brasília - DF, a indicação é que você visite também o Santuário São João Bosco, uma das igrejas brasileiras mais bonitas que você poderá conhecer.

Ver rotas de ônibus para Santuário São João Bosco

Pontão do Lago Sul

Parada obrigatória de quem está de viagem para Brasília - DF, o Pontão do Lago Sul é considerado o maior centro de lazer e entretenimento da capital federal.

Vista aérea do Pontão do Lago Sul em Brasília - DF.
Vista aérea do Pontão do Lago Sul em Brasília - DF.

Localizado no Lago Sul, uma das áreas mais bonitas da cidade de Brasília - DF, o Pontão do Lago Sul é um dos cartões-postais mais visitados da capital federal. Considerado o maior centro de lazer e entretenimento ao ar livre de Brasília, o Pontão do Lago Sul se destaca pela constante programação cultural, pelo seu centro gastronômico e a sua beleza privilegiada, às margens do Lago Paranoá. O Pontão chega a receber por volta de 310 mil turistas por mês e é um espaço tranquilo -e lindo! - para curtir em família ou com amigos. O Pontão do Lago Sul é uma obra do Projeto orla, que visa fortalecer o turismo de entretenimento em Brasília - DF.

Chamado de Pontão pelos mais íntimos, foi inaugurado em 2002 e possui uma área de cerca de 134 mil m², que garantem um clima de praia no meio do cerrado - talvez seja por isso que é um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam Brasília. Esse centro cultural é cercado de áreas verdes e é palco para diversas atrações como shows, exposições e eventos esportivos. Dentro do Pontão, a diversidade de opções de lazer é grande; você consegue encontrar parquinho para as crianças, restaurantes, orla para caminhadas e práticas esportivas, lago para esportes náuticos, quisoques e muito mais.

Às margens do Lago Paranoá, o visitante pode escolher chegar ao Pontão a partir de um dos seus quatro píeres, onde é possível observar diversas lanches, caiaques e praticantes de stand up paddle. O lugar é completo, então se você gosta de curtir o dia para relaxar, fazer exercícios ao ar livre e levar as crianças, esse é o lugar ideal. E pra quem gosta de comer bem, o local oferece bares, quiosques e restaurantes, além de ter opções de passeios à noite pela cidade de Brasília. Se você tem viagem marcada para conhecer Brasília, saiba que o Pontão do Lago Sul é uma parada obrigatória no seu roteiro de viagem.

Ver rotas de ônibus para Pontão do Lago Sul

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília - DF é um templo católico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, considerado um cartão-postal da capital do país.

Vista da piscina na Catedral Metropolitana de Brasília - Df.
Vista da piscina na Catedral Metropolitana de Brasília - Df.

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida popularmente como Catedral Metropolitana de Brasília, é uma igreja que fica localizada no Eixo Monumental, perto da Esplanada dos Ministérios. Sua arquitetura foi desenvolvida pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer; uma curiosidade é que foi a partir da obra da Catedral que Niemeyer venceu o Prêmio Pritzker, uma das mais importantes premiações da arquitetura. A Catedral é considerada por muitos a grande obra-prima do artista e segue o estilo moderno futurista. Com capacidade para 4000 pessoas, hoje a Catedral é considerada o grande cartão-postal da capital federativa do país.

Ao chegar na Catedral, você irá se deparar com 4 esculturas feitas em bronze: uma representação dos Quatro Evangelistas. A Catedral possui quatro sinos grandes pendurados ao lado de fora da catedral e são sustentados por um campanário de aproximadamente 20m de altura, doados por espanhóis trazidos da cidade de Miranda de Ebro. Em sua entrada, você encontra um pilar com diversas passagens sobre a vida da mãe de Jesus, Maria, além de passagens bíblicas pintadas por Athos Bulcão. Outra curiosidade que chama a atenção na Catedral é a réplica da escultura Pietá, de Michelangelo; é a primeira réplica milimetricamente igual à original e foi abençoada pelo Papa João Paulo II.

A Catedral Metropolitana de Brasília também dispõe de uma piscina refletora, conhecida como Espelho D'Água, de aproximadamente 12m de largura e 40cm de profundidade. Essa piscina fica em torno da Catedral e seu intuito é ajudar a resfriar o prédio; além de deixar a paisagem ainda mais bonita. Outro ponto que chama a atenção na Catedral é a sua Cripta revestida de mármore negro, que possui uma foto do Santo Sudário em tamanho real.

A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Brasília - DF e é o maior ícone religioso da região. Se você estiver com tempo, recomendamos que você realize duas visitas em diferentes horários do dia; a cada hora os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. À noite, a Catedral ganha uma iluminação especial e fica ainda mais linda! Vale a pena adicionar este ponto turístico ao seu roteiro e conferir de pertinho a grandiosidade dessa importante obra brasileira!

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de Brasília

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil é conhecido por ser o espaço cultural mais democrático de Brasília - DF, com diversas atrações e exposições artísticas.

Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília - DF.
Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília - DF.

O Centro Cultural Banco do Brasil, também conhecido como CCBB em Brasília - DF, foi inaugurado no ano de 2000 e faz parte do conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, localizado no Edifício Tancredo Neves. O CCBB Brasília é palco de diversas manifestações artísticas e foi construído com o intuito de inserir a capital federativa do Brasil dentro do circuito internacional de eventos e produções culturais. O objetivo foi reunir todas as manifestações artísticas em um só lugar. Sua construção moderna faz parte de um projeto paisagístico assinado por Alba Rabelo Cunha.

O espaço conta com uma variedade grande de ambientes, que abrigam uma grande lista de atividades e manifestações culturais; dentro do Centro Cultural acontece uma programação intensa de apresentações de teatro, projetos musicais, mostras de cinema, artes plásticas, congressos e seminários. É por isso que hoje o CCBB é considerado um dos principais centros artísticos e de produção cultural de Brasília - DF.

O CCBB de Brasília - DF possui diversos atrativos que deixam a visita ainda mais prazerosa, como um amplo espaço de jardins com exposições a céu aberto, salas de cinema, teatro, deck, galerias, restaurante e cafés; além de uma praça central onde acontecem diversas apresentações e shows. Uma curiosidade super bacana sobre o CCBB de Brasília - DF é que é possível visitá-lo a partir dos ônibus gratuitos que levam os visitantes que saem dos principais pontos do centro da cidade.

E não só de cultura vive o CCBB de Brasília! Se estiver de passagem por lá, vale a pena tirar um tempinho para experimentar a gastronomia conceitual do Capital Bistrô ou conferir de perto o tradicional restaurante Carpe Diem. O Centro Cultural também oferece a loja Mão Brasileira, com mais de 6000 itens de grandes artistas nacionais e internacionais. Se estiver com viagem programada para Brasília - DF, não deixe de colocar no seu roteiro turístico o Centro Cultural Banco do Brasil para apreciar exposições e a arquitetura do local. Você não vai se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Memorial JK

Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Memorial JK em Brasília - DF é um museu e centro cultural que homenageia o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.
Vista panorâmica do Memorial JK em Brasília - DF.

Localizado em Brasília - DF, o Memorial JK é um museu e centro cultural brasileiro que foi construído para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek  a pedido de sua viúva, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek. O projeto foi um pedido especial da própria Sarah ao arquiteto Oscar Niemeyer após a morte trágica do marido em 1976, em um acidente de carro. O Memorial JK foi inaugurado em 1971, na mesma data de aniversário do presidente JK. Localizado na Praça do Cruzeiro e com projeto arquitetônico de Niemeyer, o Memorial recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A visita no Memorial permitirá que o turista conheça a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek ainda mais a fundo, além de curiosidades da sua vida pessoal e das suas histórias em Brasília. No Memorial JK, encontra-se o túmulo do ex-presidente, além de fotografias com sua esposa Sarah Kubitschek, objetos de uso pessoal e a biblioteca particular de JK, exposição de roupas usadas por eles, como a faixa presidencial. Na entrada do Memorial, fica a mais famosa estátua de Juscelino Kubitschek. 

O Memorial também conta com um auditório, a sala de escritórios de JK e até o gabinete da ex-primeira dama. Além de toda essa viagem histórica, o Memorial oferece uma loja de souvenir, com diversas lembrancinhas do passeio; além do Café JK, que possui o verdadeiro pão de queijo mineiro em seu cardápio. O Museu expõe boa parte da história da capital federativa do país e vale a pena tirar um tempinho para se aventurar por esse capítulo importante do nosso país. Se você for viajar para Brasília - DF, o Memorial JK com certeza deve fazer parte do seu roteiro.

Ver rotas de ônibus para Memorial JK

Praça dos Cristais

A Praça Cívica em Brasília - DF, mais conhecida como Praça dos Cristais, é uma obra paisagística do artista Burle Marx, com jardins e espaços de lazer.

A Praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais, é uma obra paisagística projetada pelo artista plástico Roberto Burle Marx e seu assistente Haruyoshi Ono. Está localizada no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

A praça foi inaugurada em 1970, após cinco anos de construção e é um jardim geométrico construído na forma de um triângulo que conta com um espaço de 102 mil metros quadrados, sendo um local ideal para uma tarde de descanso e lazer.

Ver rotas de ônibus para Praça dos Cristais

Catedral Militar Rainha da Paz

A Catedral Militar da Rainha da Paz é uma catedral católica localizada no canteiro central entre as vias N1 e S1 do Eixo Monumental de Brasília, próximo ao Setor Militar Urbano (SMU). Pertence ao Ordinariado Militar do Brasil. Foi projetada por Oscar Niemeyer e é uma das poucas construções do canteiro do Eixo Monumental Oeste.

Ver rotas de ônibus para Catedral Militar Rainha da Paz