1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. BA
  5. Salvador
  6. Parque São Bartolomeu - Salvador - BA

Parque São Bartolomeu - Salvador - BA

  1. Ônibus para Salvador-BA (Terminal Rodoviário de Salvador) 9.2km de Parque São Bartolomeu - Salvador - BA

Pontos de embarque proximos a Parque São Bartolomeu

Salvador-BA (Terminal Rodoviário de Salvador) - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 4362 - Pituba (9.2km)
Shopping Paralela - Avenida Luís Viana Filho, 8544 - Patamares (9.1km)
Posto Mataripe - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 4322 - Pernambués (9.3km)
Posto Chaminé - R. Marquês de Monte Santo, 299 - Rio Vermelho (13.3km)

Sobre Parque São Bartolomeu

O Parque São Bartolomeu está localizado entre o bairro de Pirajá e a Enseada do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com grande biodiversidade, abriga quatro cachoeiras, manguezal e a barragem do Rio do Cobre. Os 75 hectares do parque estão situados no território da Área de Proteção Ambiental Bacia do Cobre - São Bartolomeu, que se estende pelo município vizinho de Simões Filho, do Sítio Histórico de Pirajá, de 2.660 hectares, e do Parque Metropolitano de Pirajá, de 1.550 hectares.

Um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica em zona urbana no Brasil, o parque tem valor não só ambiental, como religioso e histórico. É local sagrado, inclusive de culto, para o povo do santo, a exemplo da Praça de Oxum. E foi palco, em 1823, da Batalha de Pirajá, parte da campanha baiana da Guerra da Independência do Brasil. Há também a Mata do Urubu, local onde viveram índios tupinambás e quilombolas (Quilombo dos Urubus).

O Parque foi objeto do Projeto de Requalificação Urbana e Ambiental da Bacia do Cobre, levado pelo governo estadual, para revitalizar o parque, recuperar a vegetação e a Lagoa da Paixão, urbanizar a Encosta de Pirajá, dentre outras intervenções urbanas, habitacionais, infraestruturais e viárias. A última etapa foi concluída e entregue no dia 4 de outubro de 2014, com as praças de Oxum e de Eventos urbanizadas, o Centro de Referência e Módulos do Parque, além da continuidade com o parque do Rio do Cobre.

Perguntas frequentes