Maracanã

Se o Brasil é o país do futebol, o Maracanã no Rio de Janeiro - RJ representa a cultura brasileira como um dos maiores e mais importantes estádios do mundo.

Área interna do Maracanã no Rio de Janeiro - RJ, um dos estádios mais famosos do mundo.
Área interna do Maracanã no Rio de Janeiro - RJ, um dos estádios mais famosos do mundo.

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã ou simplesmente Maraca, é um estádio de futebol localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro - RJ. Foi inaugurado em 1950, inicialmente com o nome de Estádio Municipal, e já foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. A capacidade inicial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o estádio Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. Hoje, o Maraca possui capacidade para cerca de 78 mil torcedores, sendo considerado o maior estádio do Brasil.

O Maracanã já foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, as finais do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca, a Copa Libertadores da América, a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA e a Copa América de 2021, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013.

Ao longo do tempo, o estádio também passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como grandes shows internacionais - Madonna, Rolling Stones e Paul McCartney são alguns dos artistas que já pisaram por lá. E pra quem ama futebol, é possível participar da experiência Tour Maracanã, onde é possível visitar todos os bastidores do estádio de perto e ver itens históricos, como a camisa 7 original de Garrincha e a bola do milésimo gol do Rei Pelé.

Se você é fã de esportes e shows no geral, na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, não esqueça de consultar pelo site a programação do estádio e garantir seu ingresso para aproveitar o melhor do Maracanã.

Ver rotas de ônibus para Maracanã

Allianz Parque

O Allianz Parque em São Paulo - SP, conhecido como Arena Palestra Itália, é o estádio sagrado dos palmeirenses e um dos espaços multiuso mais modernos do país.

Área interna do Allianz Parque em São Paulo - SP.
Área interna do Allianz Parque em São Paulo - SP.

Conhecido também como Arena Palestra Itália ou Parque Antártica, o Allianz Parque em São Paulo - SP é um dos espaços multiuso mais modernos do país, considerado o estádio sagrado da torcida palmeirense. Aliás, ele foi construído para ser um estádio de futebol pertencente à Sociedade Esportiva Palmeiras. Em 2010, foi iniciada uma obra para tornar o espaço da Arena Palestra Itália ainda mais moderno e, de forma efetiva, uma arena multiuso - foi assim que o Allianz Parque foi construído e inaugurado em 2014. Um ano após sua inauguração, foi eleito como “estádio do ano” por uma pesquisa realizada pelo Stadium DataBase.

Atualmente, o Allianz tem capacidade para quase 46.000 espectadores, e além de receber partidas de futebol do time da casa, também é palco de importantes jogos e competições do Brasil e do mundo, incluindo partidas da seleção brasileira. O estádio também já foi palco de diversos shows nacionais e internacionais dos principais artistas e bandas da atualidade - Justin Bieber, Maroon 5, Coldplay e Aerosmith são alguns nomes que já passaram por lá.

Os amantes de futebol e palmeirenses de plantão também podem viver outras experiências incríveis no Allianz Parque. Uma delas acontece a partir do programa Tour Experience, que permite que torcedores façam uma visita guiada por dentro das instalações do estádio. Nesse passeio, é possível conhecer com exclusividade o caminho do vestiário até o campo, salas de troféus, camarotes e até cobrar pênaltis! Se está de viagem marcada para São Paulo, confira a programação de eventos do Allianz - e se for do time do verdão, não deixe de viver a experiência de assistir uma partida por lá!

Ver rotas de ônibus para Allianz Parque

Estádio Mineirão

O Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG elevou o nível das disputas dos times mineiros e já foi palco de importantes partidas na Copa do Mundo no Brasil.

Vista aérea do Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG.
Vista aérea do Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG.

Com o apelido de Gigante da Pampulha, o Estádio Mineirão é um dos grandes pontos turísticos de Belo Horizonte - MG, que se destaca não só no futebol ou em eventos, mas também bate um bolão no quesito tecnologia e sustentabilidade. Com capacidade para 63 mil pessoas em suas arquibancadas em uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Mineirão mudou a história dos clubes de futebol mineiros, que passaram a competir de igual para igual com os clubes paulistas e fluminenses. Nos campos de padrão internacional do Mineirão já rolaram partidas importantes, como testes da FIFA e também da Copa do Mundo do Brasil.

O Gigante da Pampulha começou a ser construído em 1960, e cinco anos depois foi inaugurado em um jogo histórico que marcou a vitória da seleção mineira contra o time argentino River Plate. Aliás, a seleção brasileira também passou pelos campos do Mineirão durante as festividades de inauguração. De lá pra cá, o que mais teve foi bola rolando, torcida vibrando e goleadas. A última reforma do Mineirão aconteceu no ano de 2010, quando o estádio fechou suas portas e iniciaram-se as obras para a Copa do Mundo de 2014. O Mineirão reabriu suas portas em 2012, com um grande show de abertura e a presença de grandes autoridades brasileiras.

Aliás, a reforma do Mineirão marcou grandes mudanças no que diz respeito à tecnologia e à sustentabilidade. Considerado um patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte - MG com seus 88 pórticos, o Mineirão conta com um sistema de iluminação inteligente e de sonorização com mais de 3 mil caixas de som. No quesito sustentabilidade, o Mineirão também dá um show, com sistemas de reaproveitamento das chuvas, geração de energia limpa e o reaproveitamento de resíduos. Toda essa estrutura do estádio possibilita a realização de eventos e shows e o Mineirão já foi palco para grandes artistas internacionais, como a banda Kiss, Elton John e Paul McCartney.

Além das partidas e dos shows, o Mineirão oferece diversas opções turísticas, como o Tour Meu Mineirão, que mostra todas as dependências do estádio; a experiência de tirar fotos com taças históricas; visita ao Museu Brasileiro do Futebol; tirolesa que atravessa todo o complexo, o espaço de lazer Esplanada e até a possibilidade de comemorar o aniversário dentro do Mineirão! E se bater uma fome, o local conta com 68 bares e os pratos mais tradicionais são o feijão tropeiro e o sanduíche de pernil. E aí, deu vontade de conhecer? Então bora reservar a sua viagem de ônibus direto para Belo Horizonte!

Ver rotas de ônibus para Estádio Mineirão

Neo Química Arena

A Neo Química Arena, conhecida como Itaquerão, é o templo sagrado dos corintianos apaixonados em São Paulo - SP e está entre os maiores estádios do Brasil.

Partida de futebol na Neo Química Arena em São Paulo - SP.
Partida de futebol na Neo Química Arena em São Paulo - SP.

A Neo Química Arena, também conhecida como Itaquerão ou Casa do Povo, é um estádio de futebol situado no distrito de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo - SP. Propriedade do Sport Club Corinthians Paulista, a Neo Química Arena possui capacidade para quase 50 mil pessoas e é considerada como o quinto maior estádio do Brasil, utilizado por times da primeira divisão da Liga Brasileira.

Desde a sua inauguração em 2014, a Neo Química Arena tornou-se um importante pontos turístico para os torcedores corintianos, que visitam o local para acompanhar grandes jogos e competições do futebol brasileiro. O estádio é muito bem arquitetado, com quatro setores - Norte, Sul, Leste e Oeste - e com duas grandes arquibancadas laterais. O lado Leste conta, inclusive, com um enorme painel de LED, e o Oeste com um painel de vidro.

Quando o torcedor entra para assistir uma partida na Neo Química Arena, ele já pode ver de perto tudo que está acontecendo dentro do gramado a partir de dois gigantescos telões construídos acima dos setores Norte e Sul. E o mais surpreendente é que ambos os telões são projetados tanto para os torcedores que estão dentro da casa do Timão, como também para os que estão assistindo do lado de fora.

Para quem é fã de futebol, a Neo Química Arena oferece diversas atrações interativas que vão além dos jogos. Lá é possível realizar um tour guiado e ver de pertinho as salas internas, auditório, vestiário, gramado e muito mais. Outra experiência incrível é a Tirolesa Seloko, onde o torcedor pode fazer um percurso de 200m de ponta a ponta do estádio durante o jogo, a uma altura de 50m. No local, também é possível visitar o Museu do Povo, que conta a história do Timão com itens de colecionadores, e a Mega Loja do Timão, com produtos exclusivos para os corintianos apaixonados.

Ver rotas de ônibus para Neo Química Arena

Estádio do Morumbi

Com capacidade para 67 mil pessoas, o Estádio do Morumbi é a casa do São Paulo Futebol Clube e sede de eventos grandiosos da capital paulistana São Paulo - SP.

Vista panorâmica para o Estádio do Morumbi em São Paulo - SP.
Vista panorâmica para o Estádio do Morumbi em São Paulo - SP.

Apesar de São Paulo - SP ser conhecida como a cidade da garoa, não é qualquer chuvinha que atrapalha o ânimo dos torcedores. O Estádio do Morumbi é sede do São Paulo Futebol Clube e recebe milhares de pessoas todos os anos para jogos de futebol e grandes eventos da capital paulistana.

Com capacidade para 67 mil torcedores, o famoso Estádio do Morumbi foi inaugurado no ano de 1960. A primeira partida que aconteceu no gramado foi do próprio time do São Paulo contra o Sporting, marcando o placar 1 x 0.

Se você está por São Paulo - SP e quer visitar o Estádio do Morumbi, não é necessário comprar o ingresso de um jogo para conhecê-lo. O local é aberto todos os dias da semana para que turistas façam um tour e conheçam as instalações do estádio. No site do São Paulo Futebol Clube estão disponíveis todas as informações sobre horários, valores e dias de funcionamento.

Uma curiosidade é que o nome oficial do Estádio do Morumbi é Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Por estar localizado no bairro do Morumbi em São Paulo - SP, as pessoas se acostumaram a chamar pela região onde se encontra, tornando-se comum com o tempo. 

Se você está de passagem pela famosa selva de pedra, o Estádio do Morumbi deve entrar na sua lista de visitas. São Paulo - SP é uma cidade repleta de atrações para conhecer, mas este estádio certamente vai ganhar um espacinho no seu coração.

Ver rotas de ônibus para Estádio do Morumbi

Arena do Grêmio

Panorama da Arena do Grêmio durante partida entre Brasil e Equador em Porto Alegre - RS.
Panorama da Arena do Grêmio durante partida entre Brasil e Equador em Porto Alegre - RS.

Arena do Grêmio é um estádio de futebol localizado no bairro Farrapos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sua capacidade oficial é para 55.662 lugares, sendo o 7º maior estádio do Brasil. No Sisbrace, sistema de avaliação de estádios de futebol do Ministério do Esporte do Brasil, a Arena do Grêmio recebeu classificação máxima em todos os aspectos. No mesmo ano da inauguração, foi eleito o "Estádio do Ano", pelo site "StadiumDB", ficando a frente de outras arenas como o Estádio Nacional de Varsóvia.

A arena foi inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 2012, com uma cerimônia que contou com a presença do grupo americano Blue Man Group, e um jogo amistoso entre o Grêmio e o Hamburgo, que terminou com o placar de 2–1 para o Grêmio. Mesmo sendo um dos estádios mais modernos do Brasil, não foi relacionado como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, realizada no país, mas em 2019 a Arena do Grêmio foi selecionada como uma das sedes da Copa América de 2019 onde foram realizadas cinco partidas, entre elas a semifinal entre Chile e Peru, que terminou em 3–0 a favor dos peruanos.

Ver rotas de ônibus para Arena do Grêmio

Estádio Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borda (mais conhecido como Estádio Beira-Rio e pelo apelido de Gigante da Beira-Rio) é um estádio de futebol localizado às margens do lago Guaíba na cidade de Porto Alegre. Pertence ao Sport Club Internacional e sua capacidade é para 50 842 torcedores, sendo o 10.º maior estádio do Brasil.

O Beira-Rio foi inaugurado oficialmente em 6 de abril de 1969, numa partida amistosa entre a equipe do Internacional e o Benfica, de Portugal, para um público de mais de 100 mil pessoas. O jogo acabou em 2 a 1 para o time brasileiro, uma vitória histórica contra uma das melhores equipes da época, e que contava, entre outros craques, com Eusébio.

Desde então, o Beira-Rio foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como finais do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores da América, da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e cinco jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O Beira-Rio passou por um grande processo de modernização visando à Copa do Mundo de 2014. As obras do projeto denominado Gigante para Sempre começaram em março de 2012 e duraram cerca de dois anos. Neste período, a casa dos colorados foi adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA, tornando-se mais confortável e segura.

O estádio adaptou-se às mais recentes exigências e padrões internacionais do futebol, pronto para sediar qualquer jogo nacional ou internacional, com um complexo esportivo sustentável. A casa do Internacional recebeu cinco partidas da Copa do Mundo de 2014. Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado que presidiu a comissão de obras e comandou a construção, que morreu pouco antes de sua conclusão.

Ver rotas de ônibus para Estádio Beira-Rio

Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, reconstruído no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira. O nome oficial do equipamento é Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira. Entretanto, ganhou a denominação Itaipava Arena Fonte Nova, ao mesmo tempo que manteve o apelido do antigo estádio que substituiu, também sendo conhecido popularmente como Fonte Nova.

Para a construção, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, projeto de sede baiana para a Copa do Mundo FIFA de 2014. No início do mês de janeiro de 2013 atingiu 90% das obras concluídas, tendo sido o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. E em março, alcançou 99% das obras concluídas. O estádio foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril com presença da então presidente Dilma Rousseff. O primeiro jogo da arena foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1. Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história ao marcar o primeiro gol após a inauguração.

Utiliza o mesmo modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, o da Johan Cruijff Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana. O estádio tem capacidade oficial para 47.907 pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, vista para o estádio e para o Dique do Tororó e 2 mil vagas de estacionamento. Sua estrutura abriga também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e centro de negócios que funciona independentemente dos jogos. Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permite a realização de outros eventos como apresentações musicais, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, coloca o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.

Ver rotas de ônibus para Arena Fonte Nova

Arena Castelão

Com capacidade para mais de 60 mil pessoas, a Arena Castelão em Fortaleza - CE é o maior estádio do Ceará e já foi palco de importantes eventos.

O Estádio Governador Plácido Castelo em Fortaleza - CE, popularmente conhecido como Arena Castelão ou apenas Castelão, é considerado o maior e mais moderno estádio do Ceará. Com capacidade para mais de 60 mil torcedores, o local já foi palco de importantes eventos esportivos e culturais, incluindo diversas partidas da seleção brasileira e a recepção do Papa João Paulo II em 1980.

Desde sua inauguração em 1973, o estádio é referência na região do Nordeste. No âmbito das competições nacionais, a Arena Castelão já recebeu jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa dos Campeões e da Copa do Brasil, por exemplo. Além disso, na arena também já foram realizadas partidas da Copa das Confederações e até da Copa do Mundo, em 2014.

Outro momento importante envolvendo o Estádio Governador Plácido Castelo foi a ilustre visita do Papa João Paulo II em 1980. Na ocasião, ele esteve em Fortaleza para participar do 10º Congresso Eucarístico Nacional, evento católico que reuniu cerca de 120 mil fiéis na Arena Castelão - foi a única vez na história em que um Papa esteve na capital cearense.

O Castelão também é conhecido por ser palco de grandes shows - Paul McCartney, Beyoncé, Elton John e o rei Roberto Carlos são alguns artistas que já passaram por lá, além de já ter sediado eventos como o Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle e o Villa Mix Festival. Futebol, esportes e apresentações artísticas: tem atrações pra todos os gostos pra você curtir na Arena Castelão na sua próxima viagem para Fortaleza!

Ver rotas de ônibus para Arena Castelão