Vista de perfil do Mercado Municipal de Manaus - AM.
Home Destinos Pontos turísticos AM Manaus Mercado Municipal de Manaus - Manaus - AM

Mercado Municipal de Manaus - Manaus - AM

Ônibus para Terminal Rodoviário de Manaus 7.2km de Mercado Municipal de Manaus - Manaus - AM

Pontos de embarque proximos a Mercado Municipal de Manaus

Terminal Rodoviário de Manaus - Avenida Djalma Batista, 2 - Flores (7.2km)
Manaus - Rua Visconde de Pôrto Seguro, 1116-1130 - Flores (9.3km)

Sobre Mercado Municipal de Manaus

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, também conhecido como Mercadão,[ está localizado às margens do rio Negro, no Centro da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Construído durante o ciclo da borracha com material importado da Europa, sua estrutura em ferro fundido foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que projetou e deu seu nome à famosa Torre Eiffel de Paris.[

Com mais de 135 anos de história, foi inaugurado em 15 de julho de 1883, sendo um dos mais importantes espaços de comercialização de produtos e alimentos típicos da Amazônia, em função da variedade de espécies de peixes de água doce, artesanatos, frutas, legumes e especiarias, atraindo a atenção e a curiosidade de quem o visita.

O Mercadão é um símbolo da arquitetura do período áureo da economia da borracha e uma relíquia para todo o Brasil. Sobre a bandeira do portão principal, existe uma cartela cravada com o nome Adolpho Lisboa que, na época da construção, era prefeito da cidade de Manaus. Posteriormente Lisboa deu o nome ao mercado. Por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro sem similar em todo mundo, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1987 e incluído no Livro das Belas Artes.

Localizado mais precisamente na Rua dos Barés, possui duas fachadas totalmente distintas, uma de frente para o rio Negro e outra para a via pública. Um importante prédio histórico e arquitetônico da cidade, o Mercado Municipal também se destaca como um polo cultural e turístico. O prédio foi interditado em 2006 para obras de restauro, sendo reaberto em 2013.