1. Objeto

1. O presente documento regula a utilização do serviço de transfer disponibilizado e intermediado pela plataforma Buser, que consiste no transporte de passageiros entre pontos previamente definidos, prestado por empresas de transporte e turismo devidamente autorizadas pelo Poder Público, mediante a utilização de veículos automotores.

2. Natureza do Serviço

2.1. O transfer poderá ser realizado de forma privada ou compartilhada, conforme a opção contratada.

2.2. O serviço é prestado diretamente por empresas parceiras credenciadas pela Buser e autorizadas pelo Poder Público para tal fim.

3. Reserva e Confirmação

3.1. A reserva deve ser efetuada exclusivamente pelos canais oficiais da Buser (site, aplicativo ou central de atendimento) para as viagens em que o serviço encontra-se disponível.

3.2. A Buser faz a intermediação entre o passageiro e a empresa de transporte autorizada pelo Poder Público. Assim, ao entrar no grupo de viagem, o passageiro confere poderes para a Buser contratar o serviço de transporte em seu nome com a empresa parceira. Por essa razão a Buser não emite nota fiscal. O passageiro receberá um recibo em seu nome com os dados da viagem realizada.

4. Embarque

4.1. É obrigatório apresentar documento de identificação original com foto, como RG, CNH, passaporte ou equivalente válido.

4.2. O passageiro deve estar no local indicado, na data e horário confirmados.

5. Bagagem

5.1. Cada passageiro tem direito a transportar uma bagagem pequena de mão e uma mala grande nos padrões abaixo: 

5.2. São itens proibidos objetos ou substâncias que não podem ser transportados pois representam risco à segurança dos passageiros e do veículo. Exemplos:

  • a) Substâncias ilícitas, inflamáveis ou explosivas (ex.: drogas, combustíveis, fogos de artifício).

  • b) Materiais tóxicos ou corrosivos (ex.: ácidos, venenos, baterias de lítio danificadas).

  • c) Armas de fogo e munições, exceto quando transportadas conforme legislação específica.

  • d) Produtos que possam comprometer a segurança do veículo ou causar incômodo a outros passageiros

5.3 Bagagens que excederem o limite podem não serem embarcadas se faltar espaço no bagageiro.

5.4 Se algum objeto for esquecido,  o contato deve ser feito diretamente com a empresa responsável pela viagem:

  • Vá até sua reserva no app ou site;

  • Acesse a aba Viagens;

  • -Clique em  Ajuda 24h

  • Agora, selecione “Perdi um item” para visualizar o contato da empresa que realizou a viagem.

6. Cancelamento, Remarcação e Cupom

6.1. Cancelamento gratuito até 1 hora antes do embarque. Cancelamentos realizados após o prazo acima não dão direito ao reembolso integral do valor da viagem.

6.1.1 Para pagamentos feitos via boleto bancário, o reembolso será realizado via crédito na sua Carteira Buser. Os pagamentos realizados por outros meios serão estornados para a mesma origem de pagamento. Caso haja alguma impossibilidade de estorno para a conta de origem, o valor será adicionado como saldo na Carteira Buser.

6.1.2 Se não houver o cancelamento da viagem com antecedência mínima de 1 (uma) hora ou o passageiro não comparecer ao embarque, uma multa de 20% (vinte por cento) será aplicada sobre o valor total da viagem, sendo os 80% (oitenta pro cento) restantes convertidos em voucher que ficará disponível para uso durante 180 (cento e oitenta) dias.

7. Responsabilidades

7.1. A Buser atua como intermediadora, conectando passageiros a prestadores de serviço credenciados. Nesse sentido, a responsabilidade pelo transporte, segurança e pontualidade é integralmente do prestador do serviço.

7.2. A Buser não se responsabiliza por atrasos decorrentes de trânsito, condições climáticas, greves, manifestações, acidentes de terceiros ou quaisquer eventos de força maior.

8. Alterações de Itinerário

8.1. O itinerário contratado é fixo e previamente definido. Não é possível fazer alterações de horário de embarque ou rota.

9. Seguro

9.1 A Buser garante que todas as empresas parceiras estejam amparadas por seguradoras ao realizar suas viagens. Este seguro cobre os motoristas e passageiros em caso de acidentes no interior do veículo, a partir de seu embarque até o momento em que a viagem é concluída. Além disso, exigimos que as empresas parceiras cumpram as regulamentações e padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores em nível nacional e estadual.

10. Viajando com crianças

10.1 Menores de idade pagam o valor integral da passagem independente da idade e devem viajar em assento individual. Não é permitido viajar no colo dos pais ou responsáveis. Cada criança precisa estar em seu próprio assento utilizando o cinto de segurança.

10.2 Viagens com bebês de até 1 ano e 5 meses: é obrigatório a utilização da cadeirinha bebê conforto, lembrando que a Buser e as empresas parceiras não oferecem cadeirinhas, sendo responsabilidade do acompanhante levar o bebê conforto.

10.3 A partir de 16 anos, os adolescentes podem viajar sozinhos e sem autorização dentro do território nacional, desde que estejam portando documento de identificação original com foto.

10.4 Documentação para embarque de crianças:

  • Certidão de nascimento original - apenas para crianças menores de 12 anos (somente a certidão de nascimento da criança possibilita fazer a comprovação direta de parentesco de tios, avós, bisavós e sobrinhos)

  • RG

  • Passaporte.

10.5 Todos os documentos devem estar legíveis e dentro da validade.Cópias serão aceitas desde que sejam autenticadas em cartório. 

11. Viajando com pets

11.1 Não é permitido transportar pets ou animais domésticos, mesmo que de pequeno porte, em viagens de fretamento pela Buser, ainda que acomodados em caixas próprias e com documentação e cartão de vacinas em dia. São exceções:

  • Cães-guias (deficiência visual ou auditiva)

  • Cães de assistência (mobilidade reduzida)

  • Animais de apoio emocional (ASE)

  • Cães de busca e salvamento

11.2 Cães-guia e de assistência à pessoa com mobilidade reduzida viajam gratuitamente e sem a necessidade de caixa de transporte, desde que acompanhados de seus tutores e em conformidade com os requisitos legais. Para os demais casos, é necessária a aquisição de reserva de passagem para o animal, que deverá ser feita em nome do usuário tutor (o usuário terá duas reservas de passagem em seu nome, uma para si e uma para o animal).

11.3 As regras detalhadas para viagens com pets estão neste link. Acesse antes de viajar.

12. Normas de conduta

12.1  Respeite o ambiente e os demais passageiros:

  • Mantenha o tom de voz baixo em conversas ou ligações

  • Não consuma alimentos com cheiro forte dentro do veículo

  • Não consuma bebidas alcoólicas

12.2  Uso de dispositivos e equipamentos:

  • Mantenha celulares e laptops em modo silencioso ou vibratório

  • Utilize sempre fones de ouvido

  • Evite carregar aparelhos em tomadas sem autorização do motorista (quando disponíveis)

13.3 Segurança:

  • Permaneça sentado com cinto de segurança afivelado durante o trajeto.

  • Evite interações com o motorista durante a condução, salvo em situações necessárias.

14. Disposições Finais

14.1. Ao contratar o serviço de transfer da Buser, o passageiro declara ciência e concordância integral com estes Termos e Condições.

14.2. Eventuais dúvidas deverão ser solucionadas pelo canal oficial de atendimento da Buser.

143. Para questões não mencionadas por esses Termos e Condições, como por exemplo proteção de dados, aplicam-se as diretrizes dos Termos de Uso gerais da Buser.