Ribeirão Preto é uma das cidades do interior de São Paulo que mais crescem a cada ano. Atualmente, o município com mais de 700 mil habitantes e é o 28º mais desenvolvido do país, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano. Embora no passado Ribeirão Preto tenha sido conhecida como a terra do café, atualmente ela é tida como a capital da cerveja. O legado começou com as antigas cervejarias Paulista e Companhia Antártica, mas a tradição prosseguiu com a criação de diversas cervejarias artesanais, sendo algumas de renome nacional, como: Colorado, Pinguim e Lund.
A cidade foi fundada no ano de 1856 e foi declarada, inclusive, como polo tecnológico, devido aos inúmeros investimentos nos setores de saúde, biotecnologia, bioenergia e tecnologia da informação, o que proporcionou ao município o 21º maior PIB brasileiro. Além da grande importância econômica, Ribeirão Preto também possui grande participação no turismo. Um dos seus eventos mais famosos, por exemplo, é o Agrishow, uma feira internacional de tecnologia agrícola que em 2019 movimentou mais de R$ 2,9 bilhões e atraiu mais de 159 mil visitantes entre brasileiros e estrangeiros.
Um fato curioso sobre a cidade é que, no início do século vinte, Ribeirão Preto chegou a ser denominada “Petit Paris” ou “Pequena Paris" por causa das riquezas proporcionadas pelo plantio e comercialização do café. Ah quem diga que as famílias da cidade se portavam e até mesmo falavam como franceses. Doideira né? O negócio foi tão sério que até mesmo a arquitetura do Palácio Rio Branco, sede da prefeitura, foi inspirada em palacetes dos subúrbios de Paris. Além do mais, o bairro Campos Elíseos recebeu esse nome em homenagem à famosa “Avenue des Champs-Élysées.
Se você está planejando visitar Paris, ops, quer dizer, Ribeirão Preto, não deixe de visitar os parques Doutor Luiz Carlos Raya, Curupira e o Jardim Japonês. O Museu Casa de Portinari, onde o artista morou com sua família por muitos anos, também vale uma visita!