A cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, conta com mais de 1 milhão de habitantes e é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste brasileiro, sendo superada apenas por Brasília. O município foi planejado e construído para ser a capital política de Goiás, na era do governo Vargas, e atualmente é considerado um polo econômico importante para a região. A economia de Goiânia é fortemente influenciada por áreas como a indústria, agricultura, medicina e moda.
Goiânia é uma cidade moderna, mas com ares de interior. Por lá é possível aproveitar todas as comodidades de uma capital, mas desfrutar do acolhimento das pessoas e saborear pratos à moda caipira. A capital é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com lindas praças e parques. Se você é do time da badalação, vale a pena experimentar os bares e casas noturnas da cidade embaladas pela música sertaneja. Sobre hospedagem, não se preocupe: a estrutura hoteleira de Goiânia oferece opções muito boas e por preços muito em conta.
O nome da cidade de Goiânia tem duas origens possíveis: a adaptação ortográfica e fonética do livro Goyania, a primeira obra literária cuja temática gira em torno do estado de Goiás, publicada pelo autor Manuel Lopes de Carvalho Ramos e a tribo dos goyazes que habitavam a região. Goiânia foi fundada no ano de 1933, é conhecida como a “capital do cerrado” e escolhida como lar por diversos artistas do ramo sertanejo como Maiara e Maraísa, Marília Mendonça, Leonardo, Zé Felipe, Amado Batista, além de outros nomes de peso.
Se estiver planejando a sua viagem para Goiânia, não deixe de incluir na rota algumas das praças da cidade: Goiânia é conhecida como a capital com o maior número de praças no Brasil. O município também é um dos que possuem mais bens tombados pelo IPHAN. Dentre eles estão o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas. Aproveite para conhecê-los!