1. Home
  2. Destinos
  3. Pontos turísticos
  4. TO
  5. Palmas
  6. Praça dos Girassóis - Palmas - TO

Praça dos Girassóis - Palmas - TO

Pontos de embarque proximos a Praça dos Girassóis

Palmas - Quadra 704 Sul, Av N.S.- 4, Lote 19 A s/n - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, S/N - Plano Diretor Sul (4.9km)
Terminal Rodoviário de Palmas - Av. Hélio, 125 - Plano Diretor Sul (8.1km)

Sobre Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis localizada em Palmas - TO faz parte da história da capital tocantinense, sendo um dos símbolos do estado do Tocantins. É uma das maiores praças do mundo em tamanho.

Na Praça dos Girassóis há uma dezena de atrativos que contam a história do povo tocantinense. Na ala norte, é possível visitar o Monumento à Bíblia, que fica bem ao centro da imagem da Rosa dos Ventos, desenhada no chão em pedras portuguesas. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos ao céu, sustentando nas mãos a Bíblia Sagrada. Ainda neste lado da praça, a Fonte Luminosa encanta os visitantes com jatos de água que chegam a 15 metros de altura. Neste mesmo local, os visitantes se reúnem nos quiosques e no parquinho para um programa em família.

Já na ala norte, é possível conhecer o Relógio do Sol, passear pela Praça Krahô, homenagem aos povos indígenas, conferir o local onde está a Catedral Metropolitana de Palmas e tirar fotos na Cascata, que representa os rios e as cachoeiras do Tocantins.

Ainda na Praça dos Girassóis, impossível não perceber o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que relembra a revolta de 1922 contra a República Velha no Rio de Janeiro, e que teve como líder o tenente Siqueira Campos. Próximo a estas esculturas de bronze está o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e que lembra a passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins entre 1920 e 1930.

Perguntas frequentes