Home Destinos Pontos turísticos SC Joinville Estação da Memória - Joinville - SC

Estação da Memória - Joinville - SC

Pontos de embarque proximos a Estação da Memória

Terminal Rodoviário de Joinville - Rua Paraíba, 769 - Anita Garibaldi (1.3km)
Expoville - Rua Quinze de Novembro, 4315 - Glória (4.4km)
Auto Posto Prudente Pórtico - Rua XV de Novembro, 4380 - Glória (4.5km)

Sobre Estação da Memória

A unidade patrimonial Estação da Memória, com sede na antiga Estação Ferroviária de Joinville, construída em 1906, é um importante edifício constituinte do patrimônio ferroviário do Brasil e um marco no processo de formação, industrialização e desenvolvimento do município. Sua arquitetura teuto-brasileira e sua estreita ligação afetiva com a sociedade Joinvilense a torna um bem cultural representativo da cultura local e um atrativo turístico.

A Estação Ferroviária de Joinville é um bem patrimonializado, cronologicamente, em instância estadual, federal e municipal. O seu tombamento estadual foi realizado em 30 de setembro de 1996, sendo assim considerada “patrimônio do estado de Santa Catarina”. O tombamento federal ocorreu no contexto do Projeto Roteiros Nacionais de Imigração e Colonização, a partir de 2007, sendo oficialmente homologado em maio de 2011, com a inscrição no Livro do Tombo Histórico do IPHAN no ano de 2015. No âmbito municipal, a Estação Ferroviária de Joinville foi (re)inaugurada em abril de 2008 sob um novo nome, Estação da Memória de Joinville. A partir de então, passou a contar com uma unidade patrimonial denominada de Estação da Memória. Dentre tantos outros, um de seus objetivos é atuar como centro de referência de memória das identidades que estabelecem a diversidade cultural de Joinville e região.

O local abriga a Coordenação de Patrimônio Cultural, área de lazer, cultura e educação, contando a história da cidade, bem como a memória do trabalho em Joinville e região. Mensalmente ocorre neste espaço o evento “Sábado na Estação”, com Mercado de Pulgas, Feira de Arte, Artesanato e Apresentações Culturais.