Catedral Metropolitana de São Paulo, Catedral Metropolitana de Brasília, Catedral de Maringá, entre outros. Dicas sobre melhores catedrais no Brasil.
Catedral Metropolitana de São Paulo
A Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada no centro da Praça da Sé, é um marco para a cidade e representa o quarto maior templo neogótico do mundo.
Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.
A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é um marco para a capital paulista e para a arquitetura mundial. Localizada no coração da cidade, na região central da Praça da Sé, a Catedral surpreende pela sua grandeza e riqueza de detalhes. A Catedral começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois, para comemorar a data de aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. Sua arquitetura apresenta um estilo neogótico - apesar da sua cúpula ser renascentista - e por isso, a Catedral Metropolitana de São Paulo é o quarto maior templo neogótico do mundo.
A sua história começa lá em 1589, onde foi decidido que deveria ser construída uma igreja matriz no centro da vila de São Paulo de Piratininga, local onde fica a Praça da Sé hoje. A Igreja matriz ficou pronta em 1616 e em 1745, quando São Paulo se tornou sede da diocese, foi demolida e substituída por outra, que ficou pronta em 1764. Esta igreja se tornou a Catedral de São Paulo até 1911, onde foi demolida novamente e deu lugar à construção atual que vemos hoje, com estilo neogótico e uma cúpula inspirada na arte renascentista da Catedral de Florença, na Itália. Entre os anos 2000 e 2002, a Catedral passou por uma restauração fiel ao projeto original.
Temos algumas curiosidades sobre a Catedral da Sé. Além de ser a igreja mais alta de São Paulo e ter capacidade para abrigara mais de 8000 pessoas, você sabia que ela possui o maior órgão da América Latina? Sim, ele possui cerca de 12 mil tubos e foi construído em Milão, na Itália - vale a pena assistir uma missa dominical para ouvir os belos sons produzidos pelo instrumento. A Catedral também possui uma cripta subterrânea, onde diversas personalidades da história do Brasil estão enterradas. Para aqueles que gostam de saber todos os detalhes dessa construção marcante para o país, a Catedral da Sé oferece a possibilidade de uma visita guiada após as missas, para quem quer conhecer mais a história e os estilos arquitetônicos dessa construção.
A Catedral Metropolitana de Brasília - DF é um templo católico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, considerado o cartão-postal da capital do país.
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral Metropolitana de Brasília, é uma igreja que fica localizada no Eixo Monumental, perto da Esplanada dos Ministérios. Sua arquitetura foi desenvolvida pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer; uma curiosidade é que foi a partir da obra da Catedral que Niemeyer venceu o Prêmio Pritzker, uma das mais importantes premiações da arquitetura.
A Catedral é considerada por muitos a grande obra-prima do artista e segue o estilo moderno futurista. Com capacidade para 4000 pessoas, hoje a Catedral é considerada o grande cartão-postal da capital federativa do país.
Ao chegar na Catedral, você irá se deparar com 4 esculturas feitas em bronze: uma representação dos Quatro Evangelistas. A Catedral possui quatro sinos grandes pendurados ao lado de fora da catedral e são sustentados por um campanário de aproximadamente 20m de altura, doados por espanhóis trazidos da cidade de Miranda de Ebro.
Em sua entrada, você encontra um pilar com diversas passagens sobre a vida da mãe de Jesus, Maria, além de passagens bíblicas pintadas por Athos Bulcão. Outra curiosidade que chama a atenção na Catedral é a réplica da escultura Pietá, de Michelangelo; é a primeira réplica milimetricamente igual à original e foi abençoada pelo Papa João Paulo II.
A Catedral Metropolitana de Brasília também dispõe de uma piscina refletora, conhecida como Espelho D'Água, de aproximadamente 12m de largura e 40cm de profundidade. Essa piscina fica em torno da Catedral e seu intuito é ajudar a resfriar o prédio; além de deixar a paisagem ainda mais bonita. Outro ponto que chama a atenção na Catedral é a sua Cripta revestida de mármore negro, que possui uma foto do Santo Sudário em tamanho real.
A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Brasília - DF e é o maior ícone religioso da região. Se você estiver com tempo, recomendamos que você realize duas visitas em diferentes horários do dia; a cada hora os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. À noite, a Catedral ganha uma iluminação especial e fica ainda mais linda! Vale a pena adicionar este ponto turístico ao seu roteiro e conferir de pertinho a grandiosidade dessa importante obra brasileira!
Considerada a catedral mais alta da América Latina e 25º monumento mais alto do mundo, a Catedral de Maringá fica na cidade de mesmo nome, Maringá - PR.
A Catedral de Maringá ou Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é a catedral da Arquidiocese de Maringá, no estado do Paraná. Localizada na Avenida Tiradentes, é considerada símbolo da cidade de Maringá.
É mais alta catedral da América Latina e é o 25º monumento religioso em altura no mundo e o primeiro na América do Sul. O cone da Catedral de Maringá possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, totalizando 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas.
Com projeto arquitetônico inspirado nas pirâmides maias, a Catedral Metropolitana de São Sebastião no Rio de Janeiro - RJ se destaca entre os prédios da cidade.
Vista aérea da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ.
Situada na região central do Rio de Janeiro - RJ, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, mais conhecida como Catedral Metropolitana do Rio, é uma das construções que mais impressionam os turistas que visitam a capital fluminense. Sua arquitetura inspirada nas pirâmides maias e seus vitrais coloridos cheios de simbolismo tornam a Catedral um dos prédios de maior destaque no Rio. A Catedral Metropolitana possui 75m de altura externa e 64m de altura interna, com uma estrutura diferente e moderna que os visitantes vão adorar conhecer.
A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1676 e passou anos sem uma sede própria. Isso só ocorreu em 1979, quando houve a substituição da Igreja de Nossa Senhora do Carmo como Catedral da cidade. O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e foi inspirado nas naves do Projeto Apollo e nas pirâmides maias. Os quatro vitrais da Catedral estão posicionados de acordo com os pontos cardinais, nas cores verde, azul, amarelo e vermelho. Também é possível observar nos vitrais amarelos o Bispo, o Papa e São Pedro, assim como os símbolos da paixão: lança, esponja, cravos, mortalha e cruz.
Para quem busca um lugar para celebrar casamentos, batizados ou celebrações religiosas, esse é um dos lugares mais recomendados do Rio de Janeiro. O local também conta com o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro, que abriu as portas para o público em 2001. Se estiver de viagem marcada para o Rio de Janeiro e gostar de fazer um turismo religioso, a Catedral Metropolitana com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.
Cartão-postal de Petrópolis - RJ, a Catedral de São Pedro de Alcântara é uma das únicas construções religiosas no estado com traços neogóticos franceses.
A Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis - RJ é dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, do Brasil e da Monarquia Brasileira.
A Catedral Metropolitana de Fortaleza - CE é a sede da Arquidiocese de Fortaleza, construída no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978. A igreja tem capacidade para 5.000 pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura. Ocupando a maior parte da Praça Pedro II, também conhecida como Praça da Sé, no Centro Histórico de Fortaleza, o templo católico se destaca pela imponência arquitetônica e beleza dos vitrais.
A Catedral Metropolitana de Campinas, inaugurada em 1883, fica na Praça José Bonifácio - popularmente conhecida como Largo da Catedral, no centro da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, e é dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Tombada como patrimônio histórico do estado, a Catedral Metropolitana de Vitória - ES é conhecida como símbolo da capital capixaba e pela estrutura neogótica.
Localizada na Cidade Alta, na Praça Dom Luiz Scortegagna, a Catedral Metropolitana de Vitória - ES foi erguida quase no mesmo local da primitiva Matriz, demolida no inicio do século XX. Teve sua construção iniciada em 1920 e foi somente concluída nos anos setenta.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. Destaca-se por sua imponência, pela arquitetura eclética com característica neogótica e pelos maravilhosos vitrais de suas paredes.