A cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, conta com mais de 600 mil habitantes e é a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro. O município, que também possui os habitantes com hábitos de vida mais saudáveis e o menor custo de vida do Brasil, é um importante centro urbano, econômico, cultural e político para o país. Além do mais, fundada no ano de 1855, Aracaju é famosa pelas suas praias de águas calmas e cristalinas.
Também conhecida como a cidade do Caju, Aracaju possui lindos cânions no Rio São Francisco e é um destino turístico que não pode faltar em um roteiro pelo nordeste. Se for à cidade, não deixe de passear pela lindíssima orla de Atalaia e experimentar a culinária local com muito caranguejo. Ah, e não deixe de cair no forró, ritmo que contagia todos os bares e quiosques da cidade.
Para os curiosos de plantão, algumas curiosidades: o nome da cidade vem do termo tupi “ará kâiu” que significa cajueiro das araras e foi inspirado nos inúmeros cajueiros outrora espalhados pela cidade, e mais especificamente na praça Olímpio Campos. Papagaios e araras costumavam pousar nos galhos dessas árvores para comer do seu fruto e descansar. Uma das coisas que você também precisa saber sobre essa cidade, é que o dialeto sergipano é único! Se você nunca ouviu falar nos verbos “barrear”, “gazear”, “pelejar”, “lenhar”, “ximar”, “abelhudar”, “gaitxar”, e “papocar” e expressões como “eitcha pentcha!”, “eita pega”, “se oriente!”, “gota serena”, “canso”, “vôte”, “doido”, “ruma”, “e foi, foi?”, “apois”, sem dúvidas vai ficar perdido no começo, mas rapidinho você se acostuma e pega o dialeto e o sotaque.
Se você está planejando visitar a cidade, não pode deixar de inserir o Crôa do Goré, os Arcos da Orla de Atalaia e o Oceanário de Aracaju no seu roteiro. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Terra Tupi, a Carne de Sol do Ramiro, a Tapioca do Jatobá e o Pitú com Pirão da Eliane. Aproveite também um passeio pela Passarela do Caranguejo, pela Praia Aruana, do Mosqueiro, do Atalaia e o Museu da Gente Sergipana. Você vai adorar!