Ópera de Arame

Considerada um dos símbolos arquitetônicos mais tradicionais da capital Curitiba – PR, a Ópera de Arame já foi eleita uma das sete maravilhas brasileiras.

A Ópera de Arame é uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas e tradicionais de Curitiba, a capital paranaense. Considerado um dos cinco pontos turísticos mais visitados de Curitiba, o teatro chama a atenção dos turistas pela sua versatilidade e beleza. Localizada no Parque das Pedreiras em meio a uma imensa área verde de Mata Atlântica, a Ópera de Arame recebe espetáculos diversos, como concertos, teatros, exposições e shows e tem capacidade para receber até 2.400 espectadores. Em seu auditório já passaram grandes nomes da música popular brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee e muito mais.

A casa de espetáculo Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e surgiu da ideia do prefeito da época, que tinha o objetivo de transformar a área de uma antiga pedreira em um espaço de lazer e cultura. Com arquitetura de Domingos Bogestabs, a Ópera de Arame possui um design inovador, com estruturas metálicas e tubulares, vidro e teto transparente. Seu auditório é circular e o acesso é feito a partir de uma ponte, que passa por cima de um lago artificial – o que deixa o visual ainda mais bonito! Inclusive, o lago abriga um Palco Flutuante, que recebe o famoso festival permanente Vale da Música, com apresentações de música instrumental que acontecem de terça a domingo.

Uma curiosidade: a construção desse ponto turístico icônico de Curitiba durou apenas 75 dias! Além da Ópera do Arame ser um espetáculo à parte, os visitantes podem aproveitar o dia e desfrutar do restaurante Ópera Arte, que proporciona uma experiência gastronômica inesquecível. E se quiser levar uma lembrancinha pra casa, a loja Muná traz produtos de artesanato, de designers e artistas plásticos locais e independentes. Curtiu? Coloque a Ópera de Arame no seu roteiro para a próxima viagem a Curitiba!

Ver rotas de ônibus para Ópera de Arame

Theatro Municipal de São Paulo

Com estilo arquitetônico inspirado na famosa Ópera de Paris, o Theatro Municipal de São Paulo - SP é um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil.

Interior do Theatro Municipal de São Paulo - SP, patrimônio histórico do estado.
Interior do Theatro Municipal de São Paulo - SP, patrimônio histórico do estado.

O Theatro Municipal de São Paulo - SP é um dos mais importantes teatros do Brasil e está entre os cartões-postais mais sofisticados e tradicionais da capital paulista. Localizado na região histórica e central da cidade, o Theatro é considerado um patrimônio histórico do estado desde 1981.

Além da arquitetura que impressiona, o Theatro Municipal de São Paulo já foi palco para diversos momentos históricos – como a Semana de Arte Moderna de 22, que marcou o início do Modernismo no Brasil – e artistas respeitados no mundo inteiro, como Villa-Lobos, Anna Pavlova, Ella Fitzgerald e muito mais. O palco do Theatro de São Paulo já foi responsável pelas maiores e melhores produções líricas do Brasil e é conhecido como a casa de ópera brasileira.

Na época em que foi inaugurado, em 1911, o Theatro tinha como objetivo atender aos pedidos da elite paulista, que desejava que a cidade de São Paulo estivesse à altura dos grandes centros culturais do mundo. É por isso que o arquiteto Ramos de Azevedo escolheu um estilo arquitetônico para o Theatro Municipal de São Paulo semelhante ao mais importante teatro do mundo, a Ópera de Paris. Chique, né?!

Outra curiosidade interessante é que a inauguração do Theatro Municipal de São Paulo provocou o primeiro congestionamento da capital paulista, com mais de 300 carros e 20 mil pessoas que acompanhavam o evento.

Nos primeiros anos de funcionamento, o Theatro contou com mais de 270 apresentações de ópera, com artistas do mundo inteiro. Após a realização da Semana de Arte de Moderna de 22, com a presença de grandes artistas como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Di Cavalcanti, o Theatro passou a ser palco para outras intervenções artísticas, como apresentações de balé, poesia e música no geral.

Assistir a um espetáculo no Theatro Municipal de São Paulo é conhecer um pouco mais da história da arte brasileira. Hoje, o local conta com um grande corpo de artistas, como a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico, o Quarteto de Cordas e por aí vai. Aliás, o Theatro também oferece visitas guiadas, para quem quiser conhecer de perto todas as dependências do prédio, como o Salão Nobre, a Sala de Concertos e o Salão Subterrâneo.

Por sinal, você não pode deixar de visitar o Bar dos Arcos, que fica dentro do Theatro – ótima opção para um drink ou um brunch especial, você vai se sentir como se estivesse em um banquete da realeza. Coloque no seu roteiro e divirta-se!

Ver rotas de ônibus para Theatro Municipal de São Paulo

Teatro Amazonas

Considerado um dos teatros mais importantes do Brasil, o Teatro Amazonas em Manaus - AM é um símbolo cultural do Estado que encanta pela arquitetura imponente.

O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão-postal da cidade de Manaus - AM. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais. É amplamente considerado como um dos mais belos teatros do mundo, recebendo cerca de 288 mil visitantes ao ano.

O Teatro é um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e o maior símbolo cultural de Manaus. Por ser uma obra singular no país e representar o apogeu de Manaus durante o ciclo da borracha, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1966.

Com decoração nobre, o Teatro Amazonas já foi palco não somente de grandes peças teatrais, mas também de shows internacionais, como o da banda The White Stripes.

Ver rotas de ônibus para Teatro Amazonas

Teatro Renault

Com capacidade para mais de 1500 pessoas, o Teatro Renault em São Paulo - SP foi o 1º cinema sonoro da América Latina e hoje é palco de grande espetáculos.

Área interna do Teatro Renault em São Paulo - SP.
Área interna do Teatro Renault em São Paulo - SP.

Localizado na zona sul de São Paulo - SP, na importante Avenida Brigadeiro Luís Antônio, o Teatro Renault é um famoso espaço de espetáculos da capital paulista, com capacidade para mais de 1500 pessoas. Inaugurado em 1929 como Teatro Paramount, também conhecido como Teatro Abril, ele foi o primeiro cinema sonoro da América Latina e atualmente é palco de importantes peças e musicais.

Mesmo após ter passado por reformas ao longo dos anos, o Teatro Renault ainda mantém os traços do edifício fundado na década de 1920, com área externa dos auditórios e fachada características do movimento artístico Art Nouveau. Essas áreas, inclusive, são tombadas pelo patrimônio histórico. E por lá a história não se faz apenas na arquitetura: o primeiro filme falado na América Latina foi exibido no Teatro Renault, tornando o local uma referência para muitos teatros durante anos.

Grandes nomes da música brasileira dos anos 60 já passaram pelo Teatro Renault, como Tom Jobim e Elis Regina. Hoje, o local costuma receber os maiores musicais da Broadway, como A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera, Les Misérables, O Rei Leão, Chicago e Miss Saigon. O palco de 210 metros quadrados e toda a infraestrutura do teatro contribuem para o sucesso das apresentações.

A infraestrutura do espaço também conta com uma cafeteria e uma lojinha com produtos dos espetáculos, ideal para guardar uma lembrança desse passeio. Agora você já sabe: se quiser assistir uma peça ou musical na sua próxima viagem para São Paulo, o Teatro Renault é uma ótima opção!

Ver rotas de ônibus para Teatro Renault

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Uma das maiores casas de espetáculo do Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ é uma obra arquitetônica que surpreende pela grandeza e majestade.

Parte interna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ, um dos mais importantes teatros brasileiros.
Parte interna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ, um dos mais importantes teatros brasileiros.

Localizado na região da Cinelândia, no centro da cidade da capital fluminense, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ foi inaugurado em 14 de julho de 1909 e faz parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do município. Desde sua inauguração, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro exerce um relevante papel para a cultura carioca e recebe com frequência em seu palco importantes orquestras, artistas e companhias de dança. Não é à toa que o teatro é considerado um dos mais importantes do Brasil e da América Latina.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi projetado a partir da união dos famosos arquitetos Francisco de Oliveira Passos e Albert Guilbert, que empataram no concurso que decidiu os arquitetos responsáveis por desenhar o novo teatro. Com um pouco mais de um século de história, o Theatro do Rio já recebeu apresentações de muitos nomes da cultura brasileira e internacional, como Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky e Maria Callas. Até o ex-presidente americano, Barack Obama, já pisou nos palcos do Theatro do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, em 2011.

O desenho do Theatro Municipal do Rio de Janeiro teve como inspiração a Ópera de Paris na década de 30 e, atualmente, trata-se de uma das únicas instituições culturais brasileiras que mantêm em seu próprio corpo artístico uma Orquestra Sinfônica, uma Companhia de Ballet e um Coro Musical. 

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além da possibilidade de realizar uma visita guiada e assistir a shows e apresentações, é possível apreciar obras de arte de grandes artistas que estão abrigadas no interior do Theatro, como pinturas de Eliseu Visconti e esculturas de Rodolfo Bernardelli. E para fechar o passeio com chave de ouro, o Salão Assyrio, que fica embaixo do Theatro e já foi palco para antigos bailes de máscara, abriga hoje o Restaurante Assyrio, que possui uma arquitetura única. Então, se você é do tipo que gosta de passeios culturais e tranquilos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a escolha ideal.

Ver rotas de ônibus para Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra fica localizado na cidade de Curitiba - PR e é considerado um dos maiores complexos culturais de toda América Latina.

Vista noturna do Teatro Guaíra, localizado na cidade de Curitiba - PR.
Vista noturna do Teatro Guaíra, localizado na cidade de Curitiba - PR.

Eleito um dos maiores complexos culturais da América Latina, o Teatro Guaíra tem aproximadamente 17 mil metros quadrados e capacidade para quase 3 mil pessoas. Localizado na capital paranaense Curitiba - PR, o espaço é dividido em três auditórios, conhecidos como Bento Munhoz, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito. 

A atual estrutura do Teatro Guaíra foi projetada pelo engenheiro Rubens Meister e inaugurada em 1974. Contudo, sua história se iniciou muito antes, em meados do século XIX O primeiro prédio foi aberto em 1884 e nomeado de Theatro São Theodoro, sendo o primeiro teatro da capital paranaense.

Por alguns anos o espaço ficou desativado, até ser reaberto em 1900 e ganhar o nome de Teatro Guayrá. A história de idas e vindas do teatro não parou por aí, sendo novamente desativado em 1935 e tendo sua estrutura demolida. A atual construção, erguida na década de 70, está firme e forte na cultura local e recebe várias exposições durante o ano inteiro.

Se você é um amante de cultura e está com viagem marcada para Curitiba - PR, vale a pena visitar o Teatro Guaíra! Além de belíssimas exposições, você também pode acompanhar apresentações de balé e outras danças clássicas.

Ver rotas de ônibus para Teatro Guaíra

Teatro Castro Alves

O Teatro Castro Alves (TCA) é um teatro brasileiro. É o maior e mais importante centro artístico de Salvador, capital do estado da Bahia, e se localiza no Largo do Campo Grande.

Ver rotas de ônibus para Teatro Castro Alves